Buscar

Microbiologia Estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A estrutura bacteriana que participa ativamente do processo de conjugação bacteriana é denominada: Pili
As hepatites virais são infecções que, apesar de acometerem o mesmo tipo celular, são causadas por diferentes virus. Em relação aos vírus que causam as hepatites virais: 
 I - Somente o vírus HBV possui genoma DNA. 
II - Os vírus HCV e HBV são transmitidos por via oro-fecal, sexual e parenteral. 
III - Os vírus HAV, HCV e HDV são transmitidos por água ou alimentos contaminados. IV - Os vírus HCV e HBV podem promover a cronicidade da infecção. 
V - Os vírus HAV, HCV e o HBV são envelopados. 
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras: Somente I e IV 
Em relação ao ciclo de replicação viral: 
I - O brotamento é um tipo de liberação de partículas virais (eluição) lítica.
II - Só há adsorção se houver um receptor para o vírus na célula. 
III - Todos os vírus penetram na célula hospedeira da mesma maneira. 
IV - Os retrovírus incorporam seu DNA no genoma da célula hospedeira. 
 Marque a alternativa que apresenta as opções verdadeiras: somente II e IV 
A estrutura bacteriana capaz de conter sequencias de DNA extracromossômicos é denominada: plamídio 
A sequência correta das etapas do ciclo de replicação viral é: 
Adsorção, penetração, desnudamento, síntese de elementos virais, montagem de novos vírus, liberação. 
Determine a alternativa que apresenta a frase verdadeira:
Um vírus apresenta genoma de tipo DNA ou RNA 
A Teoria do GERME X DOENÇA foi demonstrada experimentalmente quando a bactéria que causava a "Doença do gado" (antraz), foi cultivada e inoculada em outro animal, causando doença neste. A Teoria citada acima foi proposta pelo cientista: Robert Koch.
Em relação aos vírus: Fazem parte do grupo dos microrganismos, Não respiram e não digerem alimentos, Não se reproduzem a não ser com o auxílio de células vivas. 
As bactérias são seres vivos envolvidos em inúmeros processos relacionados à saúde e doença. 
São seres unicelulares, procariotos, pertencentes ao Reino Monera .
São microrganismos procariotos e com o DNA disperso no citoplasma, pois não possuem carioteca.
A adsorção, constante no ciclo de replicação viral, é caracterizada por: Só ocorrer mediante receptor na célula hospedeira para um constituinte do vírus.
Bactérias que apresentam parede celular com espessa camada de peptideoglicano são classificadas pelo método de coloração de Gram como: Gram positivas e se coram de roxo pelo método de coloração de Gram.
Qual estrutura abaixo é considerada uma estrutura facultativa e portanto, funciona como um mecanismo de patogenicidade bacteriana? Capsula
A intoxicação alimentar estafilocócica, uma das doenças alimentares mais comuns, é mais uma intoxicação do que uma infecção. A doença é causada mais pelo alimento contaminado com a toxina produzida pela bactéria enquanto estava viva, antes do preparo do alimento. Este não tem cheiro, gosto nem aspecto de estragado. A intoxicação alimentar difere em alguns aspectos de uma infecção intestinal. Alguns sinais e sintomas clínicos são comuns a ambos processos patológicos, porém, o único que NÃO é característico de uma intoxicação alimentar é: Febre
Em relação às infecções virais:
I - O período de incubação varia, dependendo do tipo de vírus. 
II - A intensidade da manifestação clínica viral é comum a todos os indivíduos. 
III - A carga viral é sempre igual numa infecção viral, independente do indivíduo. 
 IV - A febre, mal estar e dor no corpo fazem parte das manifestações clínicas comuns às infecções virais.
São afirmativas verdadeiras: somente I e IV
Os vírus de genoma RNA, que sintetizam uma molécula de DNA são classificados como:
Retrovírus
Em relação aos fungos: I - Um micélio é um conjunto de hifas. II - São seres autotróficos. III - Os fungos podem realizar reprodução sexuada ou assexuada (ex. brotamento, gemulação). IV - Os fungos parasitas se alimentam de matéria morta. Marque a alternativa que apresenta somente as opções verdadeiras: I e III
No final do século XVII, um homem muito curioso se tormou um cientista não diplomado. Teria sido a primeira pessoa a observar bactérias e protozoários vivos. Utilizava seu microscoópio para examinar quase tudo que podia ter em mãos, como raspa de dentes, águas de valas e lagoas, sangue, esperma, e até mesmo suas fezes diarréicas. Em muitas amostras encontrou seres vivos pequenos, que denominou de "animalículos". O cientista em questão, considerado por muitos como o "Pai da Microbiologia"é o: Leeuwenhoek
Dentre os casos de sepse, a maior incidência tem como característica a infecção do trato urinário (ITU) como infecção primária. Justifique a ocorrência de ITU em indivíduos hospitalizados, apontando os principais procedimentos causadores dessa ocorrência. Resposta: Em geral, as ITU ocorrem a partir de contaminação por bactérias endógenas. A ITU costuma estar associada a sondagem uretral e a não utilização de antissepsia e lavagem das mãos por conta dos profissionais.
O Método de Gram é uma coloração utilizada para se fazer uma primeira triagem na escolha do antibiótico ideal. Devido às diferenças entre as bactérias Gram positivas e Gram negativas existem antibióticos que só atuam em Gram positivas ou somente em Gram negativas e os de espectro de ação mais amplo atuam sobre ambas. Diferencie a parede celular de bactérias Gram-positivas em relação às Gram-negativas.
Gabarito: As bactérias Gram-positivas possuem a parede celular com um extensa camada de peptiodeoglicano com ácidos teicoicos e lipoteicoicos inseridos nessa. As bactéiras Gram-negativas possuem um espaço periplásmico, pequena camada de peptideogloicano e uma segunda bicamada lipídica externa.
Dentre as hepatites virais, quais apresentam transmissão oralfecal? Hepatites A e E
O método de coloração de Gram caracteriza as bactérias como Gram positivas ou Gram negativas. Após a utilização da metodologia, visualizou-se, por microscopia óptica, bactérias em forma de vírgula e coradas de vermelho. Estas informações caracterizam estas bactérias como: Vibriões, Gram negativos.
Os Betalactâmicos, representados principalmente pelas Penicilinas e Cefalosporinas, são antibióticos considerados de primeira escolha PORQUE: Apresentam menor toxicidade.
A troca de material genético entre bactérias, mediada por um bacteriófago é denominada: Transdução.
As penicilinas e cefalosporinas são antibióticos classificados no grupos dos(as): Betalactâmicos
Durante muitos anos só eram conhecidas as hepatites A e B. Por exemplo, o indivíduo que tivesse infecção pelo vírus da hepatite C, não apresentava reatividade em testes sorológicos e, nestes casos, o portador dessa hepatite viral era denominado "Não A -Não B". Somente em 1989, quando o HCV foi descoberto, é que a infecção pode ser identificada e triada em bancos de órgãos e tecidos. Atualmente são conhecidas as hepatites, A, B, C, D, E, F e G. 
a) Determine as formas de transmissão dos vírus HAV, HBV e HCV. 
b) Identifique quais hepatites virais são triadas em bancos de órgãos e tecidos.
Gabarito: a) O vírus HAV, da hepatite A, posui transmissão oral-fecal, enquanto os vírus HCV e HBV (hepatites C e B, respectivamente) possuem transmissão sexual e parenteral. b) As hepatites triadas em bancos de órgãos e tecidos são as hepatites B e C.
Apesar do vírus da hepatite B poder ser encontrado no leite materno, o aleitamento em crianças filhas de mães portadoras do vírus B (HBV) , está indicado logo após a aplicação da primeira dose do esquema vacinal e da imunoglobulina humana hiperimune. São consideradas formas importantes de contágio do vírus HBV: sexual, parenteral, vertical.
As bactérias são seres vivos procariotos, mas apresentam uma região no citoplasma onde se concentra o DNA cromossômico. Esta região é denominada: nucleoide
Com fins de estudo, as infecções do trato urinário (ITU) podem ser divididas em ITU superiores e inferiores. As ITU superiores incluem as infecções dos rins e ureteres.As ITU inferiores incluem as infecções da bexiga e uretra. Na maior parte dos casos, a ITU ocorre por bactéria pertencente à microbiota do próprio indivíduo. O principal microrganismo envolvido em ITU é: Escherichia coli
São bactérias formadoras de endósporos: Clostridium tetani e Bacillus anthracis
Considerado como um mecanismo de patogenicidade bacteriana (algo capaz de aumentar a capacidade do microrganismo produzir doença), a secreção da enzima COLAGENASE pode causar: Quebra do colágeno dos tecidos e consequentemente maior aprofundamento da infecção.
O método ideal para se esterilizar soluções que devem ser administradas endovenosamente e que contenham ingredientes termossensíveis é: Filtração

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes