Buscar

AULA 4 1º TESTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
4a aula
	
	 
	
	
	
	 
	
	 
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201409027417)
	
	
	O termo sujeito sinalizante, usado nesta disciplina, faz referência:
		
	
	Aos surdos, suas famílias e a alguns surdos oralizados.
	
	A toda e qualquer pessoa surda.
	
	Aos surdos que aprenderam a língua de sinais em casa.
	 
	A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
	
	Aos professores que usam LIBRAS.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409027424)
	
	
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:
		
	
	Pais cegos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos surdos
	 
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409027419)
	
	
	Nas opções abaixo encontra-se um conjunto de hábitos específicos das comunidades surdas onde se forma a cultura surda, EXCETO:
		
	
	Utilização de despertadores com sistema de vibração.
	
	Utilização de celulares para envio de mensagens.
	
	Utilização da tecnologia para o desenvolvimento da comunidade surda.
	 
	Utilização de buzina luminosa nos carros.
	
	Utilização de campainha luminosa.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408651225)
	
	
	As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma:
		
	
	Como uma diferença que precisa ser tratada por meio de terapia.
	
	Como uma deficiência que precisa ser tratada e curada.
	
	Como uma incapacidade humana que causa a mudez.
	 
	Como uma diferença humana que precisa ter caráter linguístico.
	
	Como uma característica que torna o indivíduo especial neste mundo.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408655201)
	
	
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409038952)
	
	
	A família é a base de formação do sujeito, é o primeiro ambiente de interação e comunicação, onde valores são apreendidos e construídos, mas as crianças surdas enfrentam grandes dificuldades comunicativas em seus lares. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre interação linguística em relação às famílias em que há surdos:
		
	
	Quando uma família é formada somente por pessoas surdas, fica impossível a comunicação entre eles, pois não usam a língua oral.
	
	A família deve interagir sempre em Língua Portuguesa com as crianças surdas, pois essas devem dominar a língua majoritária.
	
	Não há necessidade de interação com as crianças surdas, porque elas não são capazes de aprender, nem de assimilar conceitos.
	
	A falta da audição limita por completo a criança surda, impedindo-a de se comunicar e interagir.
	 
	A maioria das crianças surdas nasce em lares ouvintes, por falarem línguas diferentes a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos fica comprometida, trazendo grandes prejuízos à criança.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409037403)
	
	
	A inclusão e a participação de surdos em escolas regulares aumentam cada vez mais, a realidade é inegável e deve acontecer. Nessa perspectiva, a Educação conta com uma nova categoria de profissionais nas salas de aulas inclusivas, para a acessibilidade comunicativas dos surdos. Nesse novo cenário educacional, a que categoria de profissionais o enunciado se refere:
		
	
	Intérpretes de Braille.
	
	Tutores de surdos.
	 
	Intérpretes de LIBRAS.
	
	Ledores de Braille.
	
	Cuidadores de surdos.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409037424)
	
	
	O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
		
	
	Os professores e alunos ouvintes não poderão usufruir dos serviços e competências interpretativas do intérprete de LIBRAS, já que nunca tiveram interesse pela LIBRAS.
	
	Os surdos oralizados, também compreendidos como deficientes auditivos, seguem um modelo ouvintista sobre a surdez, mas podem aprender a LIBRAS na fase adulta, no entanto não tem direito a usufruir da presença do intérprete de LIBRAS.
	 
	O surdo pode ter domínio básico da LIBRAS, desde que tenha precocemente acesso à língua portuguesa para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	Os deficientes auditivos podem usufruir da presença do intérprete de LIBRAS, mesmo sendo surdos oralizados, não usuários da LIBRAS.
	 
	É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.

Outros materiais