Buscar

AULA 13 PT atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO
 
PROFESSORA: NIDIA CALDAS 
E-MAIL: NIDIACALDAS@HOTMAIL.COM
Tema da Apresentação
AULA 13: Meios impugnativos da execução. Recurso na execução: agravo de petição, cabimento, rito e efeitos. Trâmites finais da execução: venda do bem em hasta pública: arrematação, adjudicação e remição. Da extinção da execução pelo pagamento 
MEIOS IMPUGNATIVOS À EXECUÇÃO 
1- EMBARGOS À EXECUÇÃO E IMPUGNAÇÃO DO EXEQUENTE 
Os embargos à execução são uma ação de cognição incidental à fase de execução em que o executado é o autor e o exequente é o réu. Visa anular ou reduzir a execução ou, ainda, retirar a eficácia do título executivo. 
Art. 884, caput, CLT – Garantida a execução ou penhorado os bens, terá o executado 05 dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. 
§ 6 A exigência da garantia ou penhora não se aplica às entidades filantrópicas e/ou àqueles que compõem ou compuseram a diretoria dessas instituições.
A matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida (Art. 884, §1º, CLT).
Tema da Apresentação
OBS: Somente nos embargos à penhora poderá o executado impugnar a sentença de liquidação, cabendo ao exequente igual direito e no mesmo prazo. (art. 884, §3º, CLT). 
INEXIGIBILIDADE DO TÍTULO (art. 884, § 5º, CLT). Título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal.
EMBARGOS À EXECUÇÃO E IMPUGNAÇÃO DO EXEQUENTE E UNIÃO (Art. 884, § 4º, CLT) - Julgar-se-ão na mesma sentença os embargos e as impugnações à liquidação apresentadas pelos credores trabalhistas e previdenciário
Tema da Apresentação
PARCELAMENTO DO DÉBITO
Art. 916 CPC/2015  No prazo para embargos, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de trinta por cento do valor em execução, acrescido de custas e de honorários de advogado, o executado poderá requerer que lhe seja permitido pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.
Tema da Apresentação
2- EMBARGOS DE TERCEIROS 
Meio de impugnação destinado a permitir que aquele que, não sendo parte na relação jurídica processual, e sofra penhora dos seus bens, possa defender-se. 
Previsão legal: Art. 674, CPC/2015 
PRAZO (Art. 675, CPC/2015)
Fase de conhecimento = enquanto não transitada em julgado a sentença. 
Fase de execução = a partir da apresentação apreensão judicial até cinco dias após a adjudicação, a alienação por iniciativa particular ou a arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.
SUMULA 419 TST COMPETÊNCIA. EMBARGOS DE TERCEIRO. EXECUÇÃO POR CARTA PRECATÓRIA. JUÍZO DEPRECADO. (alterada em decorrência do CPC de 2015) Na execução por carta precatória, os embargos de terceiro serão oferecidos no juízo deprecado, salvo se indicado pelo juízo deprecante o bem constrito ou se já devolvida a carta (art. 676, parágrafo único, do CPC de 2015).
CONTESTAÇÃO: prazo de 10 dias (Art. 679, CPC/2015)
Os embargos de terceiros serão decididos por sentença. Da sentença que julga os embargos de terceiros na execução cabe agravo de petição (Art. 896, §2º, CLT c/c art. 897, alínea a, CLT) 
Tema da Apresentação
3- EXCEÇÃO (OBJEÇÃO) DE PRÉ-EXECUTIVIDADE 
Consiste na possibilidade de o devedor alegar determinadas matérias de ordem pública que o juiz poderia conhecer de ofício, sem que para isso necessite efetuar a garantia patrimonial da execução, tais como: nulidade da execução, pagamento, transação, inexigibilidade do título executivo, etc. 
Cabe recurso da decisão que julga exceção de pré-executividade?
Depende. Se a decisão acolher a exceção de pré-executividade cabe recurso de agravo de petição (Art. 897, alínea a, CLT). Se a decisão rejeitar a exceção de pré-executividade não cabe recurso tendo em vista que se trata de decisão interlocutória, que é irrecorrível no processo do trabalho, de acordo com o art. 893, §1º, CLT)
Tema da Apresentação
AGRAVO DE PETIÇÃO 
É o recurso cabível das decisões proferidas na execução (art. 897, alínea a, CLT). Prazo de 08 dias. Tem efeito suspensivo quanto à matéria objeto da controvérsia deduzida no apelo (art. 897, §1º, CLT), facultando-se a execução da parte incontroversa desde logo. 
PRESSUPOSTO ESPECÍFICO DE ADMISSIBILIDADE: delimitação justificada das matérias e valores impugnados (art. 897, §1º, CLT) 
OBS: Da decisão que nega seguimento ao agravo de petição cabe agravo de instrumento no prazo de 08 dias (Art. 897, alínea b, CLT) 
OBS: Do acórdão do TRT em sede de agravo de petição cabe recurso de revista SOMENTE na hipótese de ofensa direta e literal da Constituição Federal (Art. 896, §2º, CLT). 
OBS: Art. 896 § 10 CLT  Cabe recurso de revista por violação a lei federal, por divergência jurisprudencial e por ofensa à Constituição Federal nas execuções fiscais e nas controvérsias da fase de execução que envolvam a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), criada pela Lei no 12.440, de 7 de julho de 2011. 
Tema da Apresentação
TRÂMITES FINAIS DA EXECUÇÃO: EXPROPRIAÇÃO – 
PAGAMENTO AO CREDOR 
ARREMATAÇÃO – alienação judicial dos bens penhorados, quem oferecer maior lanço. O seu objetivo é transformar os bens penhorados em dinheiro para pagamento do crédito exequendo.
ADJUDICAÇÃO – o exequente aceita ficar com os bens penhorados, como forma de pagamento total ou parcial de seu crédito. O credor trabalhista tem preferência na adjudicação, sobre a arrematação (Art. 888, §1º, CLT). 
REMIÇÃO DA EXECUÇÃO – ocorre quando o devedor efetua o pagamento da dívida com juros e correção monetária, incluídas as contribuições previdenciárias e demais despesas processuais. A remição da execução tem preferência sobre a adjudicação e esta sobre a arrematação (Art. 13 da Lei n. 5.584/70). 
Tema da Apresentação
DOS EFEITOS DA ALIENAÇÃO OU DA ADJUDICAÇÃO
Art. 908 § 1° CPC/2015 - § 1o No caso de adjudicação ou alienação, os créditos que recaem sobre o bem, inclusive os de natureza propter rem, sub-rogam-se sobre o respectivo preço, observada a ordem de preferência.
ELPÍDIO DONIZETTI: “No caso de alienação de bem em leilão ou de adjudicação, os créditos que tenham recaído sobre o bem antes ou depois da arrematação ou da adjudicação sub-rogam-se no preço pago pelo arrematante ou adjudicatário. Exemplo: Se “A” arremata um bem que possui dívida tributária, do valor da arrematação será descontado o montante do crédito”.
No entanto, não podemos deixar de esclarecer que existindo vários credores, deverá ser distribuído o dinheiro respeitada a natureza dos créditos e, sendo credores concorrentes, deverá ser observada a anterioridade da penhora.
Por fim, com a extinção dos embargos à adjudicação e alienação (de acordo com o novo CPC), caberá ao executado alegar quaisquer dos motivos previstos no § 1° do art. 903 CPC/2015 no prazo de 10 dias após o aperfeiçoamento da arrematação – assinatura do auto (§ 2°).
Tema da Apresentação
EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO 
(Art. 924, CPC/2015) 
I - a petição inicial for indeferida;
II - a obrigação for satisfeita;
III - o executado obtiver, por qualquer outro meio, a extinção total da dívida;
IV - o exequente renunciar ao crédito;
V - ocorrer a prescrição intercorrente.
Art. 925 CPC/2015  A extinção só produz efeito quando declarada por sentença.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais