Buscar

avaliando aprend. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701466827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente, após consulta com nutricionista, substitui o leite integral pelo desnatado na sua alimentação, pois foi informada dos seus benefícios no organismo. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	
	Afetivo
	 
	Cognitivo
	
	Situacional
	
	Ambiental
	
	Social
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701986851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE ¿ NUTRIÇÃO/ 2010) O nutricionista de um programa de alimentação escolar de um município verificou, em entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtos lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente a necessidade de implementação de estratégias de educação nutricional para o grupo. Na mesma entrevista, foi também constatado que os estudantes não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam adequados, práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência. Além disso, não identificavam risco em sua prática alimentar. Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas crianças estão no estágio de:
		
	
	preparação.
	
	manutenção.
	
	contemplação.
	
	ação.
	 
	pré-contemplação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702104146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar é um dos fatores condicionantes mais próximos do estado nutricional. Corresponde não apenas aos chamados hábitos alimentares, mas a todas as práticas relativas à alimentação, como seleção, aquisição, conservação, preparo e consumo efetivo de alimentos. Sobre os fatores que influenciam o comportamento alimentar, avalie as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
		
	
	Os mitos alimentares caracterizam-se como uma forma de pensamento oposta a do pensamento lógico e científico, geralmente ligados a religiões e filosofias de vida.
	
	O conhecimento popular e os fatores cognitivos, ou seja, aquilo que o indivíduo sabe sobre alimentos e nutrição, podem influenciar, em maior ou menor grau, seu comportamento alimentar;
	 
	O comportamento alimentar pode modificar-se em função de mudanças do meio, como o poder aquisitivo e a disponibilidade de alimento, no entanto, fatores como a importância social do alimento e a escolaridade não interferem no hábito alimentar dos indivíduos;
	
	O componente afetivo do comportamento alimentar diz respeito, às necessidades psicológicas, além das fisiológicas, que são satisfeitas pela alimentação, geralmente para suprir sentimentos associados a angustias, depressão, ansiedades, etc.;
	
	O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela família, sustentadas pela tradição, crenças, valores, tabus, que passam através das gerações;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702056596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em seu artigo sobre ¿ A publicidade e as práticas alimentares¿, Diez-Garcia (2011) salienta que a publicidade exerce uma forte influência no padrão de consumo dos indivíduos. Sob esse aspecto podemos afirmar que: I. A publicidade embute um signo que se torna indissociável do produto, dessa forma terá um peso nas escolhas alimentares. II. Embora exista um estimulo constante ao consumo de produtos alimentícios, a sociedade moderna apresenta exigências estéticas de magreza. III. A imposição da imagem sobre o produto embute uma fantasia na mercadoria, sendo assim um produto alimentar veicula estilo de vida, sexualidade, luxo, saúde, longevidade etc. IV. Crianças que assistem TV por mais tempo (mais de 5hs/dia) consomem menos frutas e mais bebidas açucaradas, conforme pesquisa realizada nos EUA. V. Preocupadas com o aumento da prevalência da obesidade no mundo, as indústrias alimentares passaram a desenvolver produtos light e diet.
		
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III
	 
	São verdadeiras as alternativas I, II, III e IV
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e V
	
	São verdadeiras as alternativas I e III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702217669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à educação nutricional, assinale a alternativa correta.
		
	
	O profissional nutricionista deve ser autoritário, a fim de conseguir a adesão do paciente na resolução dos problemas alimentares.
	
	Enfatiza o processo de mudança das práticas alimentares em curto prazo.
	
	Não aceita transgressões e estas se tornam motivo de censura, a fim de que os desvios observados não se repitam.
	
	Preocupa-se apenas com a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
	 
	Constitui atividade privativa do nutricionista.

Outros materiais