Buscar

AULA 14 PT atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO
 
PROFESSORA: NIDIA CALDAS 
E-MAIL: NIDIACALDAS@HOTMAIL.COM
Tema da Apresentação
AULA 14: Procedimentos especiais. Ação rescisória. Mandado de Segurança. Ação de Consignação em Pagamento. Ação Cautelar. 
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
A CLT prevê alguns procedimentos para o processo do trabalho: 
procedimento ordinário (arts. 837 a 852); 
procedimento sumário (art. 2° da Lei 5.584/70); 
procedimento sumaríssimo (arts. 852-A a 852-I); 
inquérito para apuração de falta grave (arts. 494 a 496 e 821); 
dissídio coletivo (arts. 856 a 871); 
f) ação de cumprimento (art. 872).
Ao processo do trabalho, diante de omissão da CLT, aplicaremos alguns procedimentos especiais previstos no CPC e outros previstos em legislação própria.
Tema da Apresentação
 MANDADO DE SEGURANÇA 
FUNDAMENTO: Art. 5º,LXIX e LXX, CRFB e Lei nº 12.016/09;
Lei 12.016/09, art. 1o Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 
OBJETIVO: proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública.
Direito líquido e certo é o que se apresenta manifesto na sua existência, delimitado na sua extensão e apto a ser exercitado no momento da impetração - ou seja, pressupõe fatos incontroversos, demonstrados de plano por prova pré-constituída, por não admitir dilação probatória. O prazo para a impetração é de cento e vinte dias do conhecimento oficial do ato a ser impugnado.
Tema da Apresentação
PRAZO: decadencial de 120 dias, contados da ciência do ato ilegal. A autoridade coatora será notificada para prestar informações;
COMPETÊNCIA: 
TRT (Art. 678, I, b, 3, CLT) quando a autoridade coatora foi o Juiz do Trabalho; 
JUÍZES DO TRABALHO – VARA DO TRABALHO (quando a autoridade coatora for membro do Ministério do Trabalho)
PROVA DOCUMENTAL PRECONSTITUÍDA: 
SÚM.415 TST – inaplicável o art. 321 do CPC/2015: emenda.
 OBS: utilizado no Processo do Trabalho para atacar ato judicial do qual não cabe recurso. Ex: decisões interlocutórias. Ex: Liminar/antecipação de tutela concedida antes da sentença = decisão interlocutória – cabível mandado de segurança – Súmula 414, II, TST. 
Tema da Apresentação
 MANDADO DE SEGURANÇA:
 SÚM.414 TST: ANTECIPAÇÃO DE TUTELA/ LIMINAR
I- CONCEDIDA NA SENTENÇA: NÃO CABE MS, MAS RECURSO ORDINÁRIO.
II- CONCEDIDA ANTES DA SENTENÇA: CABE MS – POIS NÃO HÁ RECURSO PRÓPRIO
III- SUPERVENIÊNCIA DA SENTENÇA: PERDA DO OBJETO DO MS QUE IMPUGNAVA A CONCESSÃO DA LIMINAR
JURISPRUDÊNCIA DO TST
Tema da Apresentação
 MANDADO DE SEGURANÇA: CABIMENTO
OJ 98 SDI-II TST: exigência de depósito prévio para custeio de honorários periciais: visando perícia independentemente de depósito
 OJ 153 SDI-II TST: penhora de valores existentes em conta salário: desbloqueio
 MANDADO DE SEGURANÇA: 
 NÃO CABIMENTO
 SÚM. 33 TST: Não cabe MS de decisão judicial transitada em julgado.
Tema da Apresentação
NÃO FERE DIREITO LÍQUIDO E CERTO
SÚM. 418 TST: não homologação de acordo pelo juiz: FACULDADE! DO JUIZ!!!
 SÚM. 417, I, TST. Penhora em dinheiro em execução definitiva, pois obedece a gradação do art. 835, do CPC/2015.
Tema da Apresentação
NÃO FERE DIREITO LÍQUIDO E CERTO
OJ Nº 142, SDI-II, TST. MANDADO DE SEGURANÇA. REINTEGRAÇÃO LIMINARMENTE CONCEDIDA
 Inexiste direito líquido e certo a ser oposto contra ato de Juiz que, antecipando a tutela jurisdicional, determina a reintegração do empregado até a decisão final do processo, quando demonstrada a razoabilidade do direito subjetivo material, como nos casos de anistiado pela Lei nº 8.878/94, aposentado, integrante de comissão de fábrica, dirigente sindical, portador de doença profissional, portador de vírus HIV (Súmula nº 443, TST) ou detentor de estabilidade provisória prevista em norma coletiva.
Tema da Apresentação
SÚM. 631, STF - Extinção do Processo de Mandado de Segurança - Citação do Litisconsorte Passivo Necessário – Prazo -  Extingue-se o processo de mandado de segurança se o impetrante não promove, no prazo assinado, a citação do litisconsorte passivo necessário.
 SÚM. 201, TST – da decisão de TRT em MS cabe recurso ordinário no prazo de 8 dias para o TST.
Tema da Apresentação
PROVIDÊNCIAS CAUTELARES
No CPC/73 a ação cautelar era estudada como um procedimento especial. No atual CPC/2015 deixou de ser um procedimento especial. Optamos por estudá-la aqui por razões didáticas. 
Na seara trabalhista, o vetor efetividade ressalta em importância não apenas porque cuida de garantir ao empregado o bem da vida perseguido que possui natureza alimentar, mas também para evitar que as questões que envolvam relações de trabalho sejam tratadas apenas do ponto de vista indenizatório. Por isso, é necessário oferecer ao julgador um mecanismo de pronta atuação para atender casos urgentes.
Embora não exista um capítulo próprio da CLT acerca da tutela provisória, há muito já encontramos a possibilidade de antecipação dos efeitos da tutela no Art. 659, IX e X da CLT. No CPC/2015 a tutela provisória está prevista no Art. 294.
Art. 294 CPC/2015 A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência.
Parágrafo único: A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.
Tema da Apresentação
A tutela de urgência (ARTS. 300 e 301 CPC/2015) possui finalidade de atender aos casos em que a demora do processo poderia dificultar ou inviabilizar o resultado efetivo, enquanto que a tutela de evidência (ART. 311 CPC/2015) parte do pressuposto da injustiça de a parte que já possui uma posição favorável a seu favor suportar a demora do processo.
OBS: SÚMULA 414, I, TST- A antecipação da tutela concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. A ação cautelar é o meio próprio para se obter efeito suspensivo a recurso. 
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. AÇÃO CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. TEXTOS CONTENDO NORMAS E REGRAS ALUSIVAS AO CONTRATO DE TRABALHO. CABIMENTO. O Tribunal Regional aferiu a presença dos requisitos necessários para o cabimento da ação cautelar de exibição de documentos, nos moldes previstos no art. 844, II, do CPC, ao registrar o interesse do autor em instruir futura reclamação trabalhista, assim como a recusa da reclamada em disponibilizar a documentação postulada, consubstanciada em textos contendo normas e regras alusivas ao contrato de trabalho, em posse e poder do empregador, mas que era de natureza comum às partes. Diante desses fundamentos, não se divisa violação do art. 844, II, do CPC. Decisão agravada que se mantém. Agravo de instrumento a que se nega provimento. Processo: AIRR - 66040-40.2005.5.04.0102 Data de Julgamento: 05/05/2010, Relator Ministro: Walmir Oliveira da Costa, 1ª Turma, Data de Publicação: DEJT 14/05/2010.
AGRAVO REGIMENTAL. MANDADO DE SEGURANÇA. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA CONCEDIDA EM SENTENÇA. REINTEGRAÇÃO. NÃO- CABIMENTO. A antecipação da tutela conferida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser atacável por meio de recurso ordinário. A ação cautelar é o meio próprio para se obter efeito suspensivo a recurso. Verbete nº 48 da Orientação Jurisprudencial da SBDI2.  Recurso a que se nega provimento.Processo: AG-ROMS - 625139-28.2000.5.17.5555 Data de Julgamento: 04/09/2001, Relator Ministro: José Luciano de Castilho Pereira, Subseção II Especializada em Dissídios
Individuais, Data de Publicação: DJ 21/09/2001.
Tema da Apresentação
É o remédio processual pelo qual o devedor requer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida. É uma das formas de extinção das obrigações reconhecida pelo Direito Civil. (art. 335 do Código Civil)
FUNDAMENTO: Art. 539 CPC/2015
OBJETIVO: Depositar em juízo as verbas da rescisão para liberar o devedor da obrigação, e não incorrer em mora (multa do art. 477, §8º, da CLT)
COMPETÊNCIA: Juízes do Trabalho (Vara do Trabalho)
 AUTOR (CONSIGNANTE): Empregador
RÉU (CONSIGNADO): Empregado / dependentes ou sucessores do empregado falecido
PEDIDO: O Consignante (empregador) deve requerer que o depósito da quantia ou da coisa seja efetivado em cinco dias, contados do deferimento. A notificação será feita para que o Consignado (empregado) levante o dinheiro, ou ofereça resposta (Contestação).
 AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Tema da Apresentação
A liberação do pagamento da multa do artigo 477 da CLT, pelo ajuizamento da ação consignatória é controvertida, sendo aceita por alguns, apenas se a ação é proposta no prazo legal de pagamento das verbas rescisórias. 
OBS: Auditoria Fiscal do Trabalho já firmou entendimento no sentido de que a propositura, fora do prazo, de ação de consignação em pagamento de verbas rescisórias não afasta a mora da empresa autuada em relação ao prazo legal de cumprimento da obrigação (Precedente Administrativo SIT n. 37)
Quando a decisão é no sentido de julgar procedente o pedido de consignação em pagamento, e for de verbas rescisórias, a homologação da rescisão contratual exigida pela norma trabalhista (477, § 1º da CLT) torna-se dispensável. O ato administrativo de homologação é dispensável diante da força da coisa julgada da decisão trabalhista. 
CARLOS ZANGRANO: Em princípio, a ação de consignação em pagamento é uma forma legal que o devedor tem de se desonerar da obrigação de pagar ou dar coisa certa, sem que haja caracterização de mora, não se prestando, de forma alguma, à mera homologação rescisória. Contudo, se a entidade sindical ou a autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego se recusarem injustificadamente a proceder a assistência na rescisão contratual, há de se admitir, excepcionalmente, a ação de consignação em pagamento para entrega do TRCT e demais documentos ao empregado, o qual não pode ser prejudicado pela reticência injustificada das autoridades.
Tema da Apresentação
MULTA DO ARTIGO 477, § 8º, DA CLT - AJUIZAMENTO DE AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
O art. 477, § 6º, da CLT dispõe que o pagamento das verbas rescisórias deverá ser efetuado conforme os prazos ali estabelecidos. Havendo recusa por parte do empregado ao recebimento das verbas rescisórias, cumpre ao empregador promover a ação de consignação em pagamento, plenamente aplicável ao Processo do Trabalho, sob pena de sujeitar-se ao pagamento da multa rescisória a que alude o § 8º, do citado artigo. É certo que o ajuizamento da ação de consignação em pagamento 50 (cinqüenta) dias após a dispensa da Reclamante não observou o prazo legal. Recurso Adesivo da Autora conhecido e provido.Processo: ROAR - 738120-53.2001.5.03.5555 Data de Julgamento: 11/12/2001, Relatora Ministra: Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Subseção II Especializada em Dissídios Individuais, Data de Publicação: DJ 08/02/2002.
Tema da Apresentação
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. SUMARÍSSIMO. MULTA DO ART. 477, §8°, DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO – AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO - Processo: AIRR - 44640-98.2006.5.08.0012 Data de Julgamento: 29/10/2008, Relator Ministro: Renato de Lacerda Paiva, 2ª Turma, Data de Publicação: DEJT 14/11/2008.
Por outro lado, não vislumbro violação direta ao artigo 5°, XXXV, da Constituição Federal, como exige o §6° do artigo 896 da CLT. Note-se que, a par da discussão relativa ao momento de interposição da ação de consignação em pagamento, o Tribunal Regional, embasado nas provas dos autos, afirmou que "o essencial para que haja a purgação da mora por meio da mencionada ação, é a comprovação de que o não pagamento das parcelas rescisórias, no prazo estabelecido pelo § 6° do art. 477 da CLT, decorreu de culpa do empregado", sendo que "a reclamada ajuizou ação de consignação em pagamento ao argumento que a não quitação das verbas rescisórias decorreu do fato de a reclamante, regularmente notificada, não ter comparecido à empresa para receber seus haveres rescisórios". Portanto, o Tribunal Regional, ao concluir que o recorrente "não trouxe nenhuma prova de tal alegação, sequer colacionado comprovante da efetiva notificação da autora, cingindo-se a dizer na peça contestatória", decidiu em consonância com os dispositivos invocados e com a jurisprudência desta Corte, que exige a comprovação da recusa do empregado em receber o pagamento das verbas rescisórias. 
Tema da Apresentação
Tema da Apresentação
FUNDAMENTO: Art. 836 CLT (depósito prévio de 20% valor causa – exceto: gratuidade justiça) e Art. 966 a 975 CPC/2015.
OBJETIVO: desconstituição de sentença/acórdão, decisão interlocutória de mérito transitado em julgado.
JUÍZO RESCINDENTE = desconstitui a decisão de mérito
 JUÍZO RESCISÓRIO = substitui a decisão por outra – novo julgamento 
PRAZO: decadencial de 2 anos a partir do trânsito em julgado da decisão ou da homologação do acordo (S. 259,TST) 
COMPETÊNCIA: TRT- (ART. 678, I, c, 2, CLT) ou TST (ART. 3º, I, a, Lei nº 7.701/88)
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA DO TST
SÚM. 299, TST - AÇÃO RESCISÓRIA. DECISÃO RESCINDENDA. TRÂNSITO EM JULGADO. COMPROVAÇÃO. EFEITOS
I - É indispensável ao processamento da ação rescisória a prova do trânsito em julgado da decisão rescindenda.
 
II - Verificando o relator que a parte interessada não juntou à inicial o documento comprobatório, abrirá prazo de 15 (quinze) dias para que o faça, sob pena de indeferimento.
OJ 21, SDI-II, TST – incabível ação rescisória para desconstituir sentença ainda não transitada em julgado, porque não submetida ao duplo grau de jurisdição – DL 779/69;
Tema da Apresentação
SÚM. 100, TST
I - O prazo de decadência, na ação rescisória, conta-se do dia imediatamente subsequente ao trânsito em julgado da última decisão proferida na causa, seja de mérito ou não. 
II - Salvo se houver dúvida razoável, a interposição de recurso intempestivo ou a interposição de recurso incabível não protrai o termo inicial do prazo decadencial.
V - O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível, na forma do art. 831 da CLT. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial.
IX - Prorroga-se até o primeiro dia útil, imediatamente subsequente, o prazo decadencial para ajuizamento de ação rescisória quando expira em férias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que não houver expediente forense. Aplicação do art. 775 da CLT.
SÚMULA 259, TST. só por ação rescisória é impugnável o termo de conciliação previsto no parágrafo único do art. 831, da CLT.
Tema da Apresentação
SÚMULA 398, TST. AÇÃO RESCISÓRIA. AUSÊNCIA DE DEFESA. INAPLICÁVEIS OS EFEITOS DA REVELIA
Na ação rescisória, o que se ataca na ação é a sentença, ato oficial do Estado, acobertado pelo manto da coisa julgada. Assim sendo, e considerando que a coisa julgada envolve questão de ordem pública, a revelia não produz confissão na ação rescisória.
Súmula nº 158, TST - da decisão de TRT cabe recurso ordinário para o TST.
SÚMULA Nº 365 DO TST - ALÇADA. AÇÃO RESCISÓRIA E MANDADO DE SEGURANÇA Não se aplica a alçada em ação rescisória e em mandado de segurança
Tema da Apresentação
INQUÉRITO APURAÇÃO FALTA GRAVE
É uma ação ajuizada pelo empregador, visando à rescisão do contrato de trabalho entre ele e seu empregado estável, fazendo-se necessária em virtude da estabilidade gozada pelo empregado impossibilitando-o de ser demitido
sem justa causa, ou seja, é beneficiário de uma proteção contra eventual dispensa arbitrária de seu empregador.
FUNDAMENTO: Art. 853 a 855 CLT
OBJETIVO: romper o contrato de trabalho por justa causa – falta grave
COMPETÊNCIA: Juízes do Trabalho (Vara do Trabalho)
AUTOR (REQUERENTE): Empregador
RÉU (REQUERIDO): Empregado estável decenal (Art. 492, CLT), dirigente sindical (S. 379, TST), empregado eleito diretor de cooperativa - OJ 253, SDI-I, TST, empregado nomeado para representar os trabalhadores no Conselho Nacional de Previdência Social (art.3º, §7º, Lei nº 8.213/91) 
Tema da Apresentação
PRAZO: 30 dias contados da data da suspensão do empregado (art. 853, CLT) – Prazo decadencial – S. 62 do TST (no caso de abandono – conta-se os 30 dias a partir do momento em que o empregado pretendeu seu retorno ao serviço).
Art. 494, CLT - O empregado acusado de falta grave poderá ser suspenso de suas funções, mas a sua despedida só se tornará efetiva após o inquérito e que se verifique a procedência da acusação.
Parágrafo único - A suspensão, no caso deste artigo, perdurará até a decisão final do processo.
Art. 495, CLT - Reconhecida a inexistência de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado a readmiti-lo (trata-se, na verdade, de reintegração) no serviço e a pagar-lhe os salários a que teria direito no período da suspensão.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais