Buscar

Avaliando RTM 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708260331)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
		
	
	Nutrição da cartilagem 
	
	Recupera ou melhora a função estabilizadora 
	
	Analgesia 
	
	Mantém a extensibilidade dos tecidos 
	
	Aumento do espasmo muscular 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201708318905)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
		
	
	Nervo Fibular
	
	Nervo Radial
	
	Nervo Ulnar
	
	Nervo Mediano
	
	Nervo Ciático
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201708260278)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
		
	
	Cérebro e órgãos proprioceptivos 
	
	Músculo e Vísceras 
	
	Tendão e Cérebro 
	
	OTG e Fuso neuro muscular 
	
	Cérebro e unidades motoras 
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201708296360)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
		
	
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201708260263)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O campo da terapia manual vê o sistema musculoesquelético dentro de um contexto muito amplo, sobretudo como uma parte integrante e inter-relacionada do organismo humano, uma vez que ele se comunica diretamente com o cérebro através de estimulo-resposta por meio, dos órgãos proprioceptivos PORQUE Embora a maioria dos terapeutas aceite que o toque gera integração do corpo total e este inclui o sistema musculoesquelético, conceitos, específicos e utilizáveis a respeito de como essa integração ocorre parecem ser limitados mostrando uma adequação do toque sobre alterações neste sistema porém sem termos muitas comprovações. 
		
	
	As duas afirmações são falsas. 
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira. 
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
		
	1a Questão (Ref.: 201708059762)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A força muscular pode ser graduada de 0 a 5. Quanto à avaliação da força muscular, assinale a alternativa correta.
		
	
	O grau 3 é determinado quando o indivíduo realiza contração do músculo detectada pela palpação do fisioterapeuta, porém ele não desloca o segmento e não vence a ação da gravidade.
	
	O grau 0 é determinado quando ocorre uma ausência de contração visível ou palpável.
	
	O grau 5 é determinado quando o paciente realiza o movimento solicitado, vencendo, além da ação da gravidade, uma pequena resistência do terapeuta.
	
	O grau 4 é determinado quando o paciente realiza o movimento solicitado, vencendo, além da ação da gravidade, uma grande resistência do fisioterapeuta. 
	
	O grau 1 é detectado quando o indivíduo realiza o movimento vencendo apenas a ação da gravidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708107482)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a flexibilidade, assinale a alternativa INCORRETA 
		
	
	A goniometria é um dos testes mais comuns a serem utilizados para a verificação da ADM.
	
	A flexibilidade é uma função complexa do corpo humano, que compõe a elasticidade dos músculos, mobilidade das articulações, plasticidade dos ligamentos e maleabilidade da pele.
	
	O banco de Wells é um instrumento utilizado para medir a flexibilidade de membros superiores.
	
	O flexiteste é uma avaliação realizada através de posições intermediárias, as quais são avaliadas em 5 graus de 0 a 4.
	
	Para se verificar a flexibilidade é necessário que o exame seja realizado sempre no mesmo horário e pelo mesmo avaliador.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707405220)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Ambas vão revelar alterações importantes no movimento articular e na força muscular de indivíduos que se submetem a tal avaliação. Quanto ao teste manual de força muscular:
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Destina-se a avaliar a capacidade de o músculo desenvolver tensão contra uma resistência.
	
	Embora seje muito utilizado, é de duvidosa confiabilidade quando realizada por diferentes fisioterapeutas, que poderão utilizar diferentes técnicas.
	
	É o método mais amplamente utilizado no exame físico da avaliação clínica da força muscular.
	
	Alguns fatores anatômicos devem ser controlados durante a realização do teste, tais como o posicionamento do paciente, a estabilização, o ponte de aplicação da força.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708104647)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No preenchimento da ficha de avaliação encontramos o tópico exame físico formado pela inspeção e palpação. Na Inspeção podemos observar:
		
	
	Trofismo, edema, Deformidade e força muscular
	
	Trofismo, Tônus, ADM passiva e Temperatura
	
	Creptação audível, ADM passiva e ativa e Marcha
	
	Cicatriz, Deformidade, Marcha e Trofismo
	
	Deformidade, Temperatura, Tônus e ADM ativa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707405214)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico. Pode-se afirmar que a anamnese: 
		
	
	A anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico 
	
	Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença. 
	
	Todas as repostas acima estão corretas 
	
	É uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. 
	
	Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. 
		
	1a Questão (Ref.: 201707333825)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Existem dois tipos de exercícios passivos que podem ser executados por terapeutas: movimentos acessórios (artrocinemáticos) e movimentos fisiológicos (osteocinemáticos). Os movimentos fisiológicos ou osteocinemáticos podem ser: I. Executados quando uma articulação é movida dentro dos três planos cardinais cinesiológicos (coronal, sagital, e transverso). II. Definidos como de extensão,flexão, rotação, adução, abdução, pronação e supinação. III. Executados passivamente pelo terapeuta ou ativamente pelo próprio paciente. IV. Avaliados com goniômetros. 
		
	
	Todas estão corretas. 
	
	As afirmativas I e III estão corretas. 
	
	Somente a afirmativa I está correta. 
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas. 
	
	As afirmativas I e II estão corretas. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707322680)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sr. João, 72 anos, viúvo, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Dentre as propostas de tratamento para esse paciente, optou-se por mobilizações passivas articulares. Com relação a esse procedimento, pode-se afirmar: I. Auxilia na circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa. II. Aumenta a força muscular e a resistência física. III. Favorece o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais na articulação. IV. Ajuda a manter a percepção de movimento do paciente. 
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708296312)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A tração é uma força mecânica aplicada ao corpo de forma a separar as superfícies articulares e alongar os tecidos moles que cercam a articulação. As indicações clínicas para o uso da tração incluem:
		
	
	edema crônico , dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular, hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa
	
	infecções agudas , dor crônica, dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular e hipomobilidade articular
	
	hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa, dor na região lombar ou na cervical com ou sem sintomas de irradiação , espasmo muscular paravertebral leve
	
	dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular, hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa.
	
	dor crônica, hipertensão não contolada, hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707326635)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A mobilização passiva é uma técnica muito eficaz no tratamento de disfunções articulares para controle da dor e desenvolvimento dos movimentos artrocinemáticos normais. A seguir, as alternativas apresentam efeitos dessa técnica: I. Alívio da dor do paciente, visando à recuperação de ADM (tendo já resolvido os sinais e sintomas). II. Reversão da hipomobilidade articular (conquistada com alongamento intra-articular progressivo). III. Correção de falhas de posicionamento e subluxações. IV. Alívio do espasmo muscular.
		
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Existe apenas uma alternativa correta.
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas duas alternativas são corretas.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708260069)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A mobilização passiva é uma técnica muito eficaz no tratamento de disfunções articulares para controle da dor e desenvolvimento dos movimentos artrocinemáticos normais. A seguir, as alternativas apresentam efeitos dessa técnica: I. Alívio da dor do paciente, visando à recuperação de ADM (tendo já resolvido os sinais e sintomas). II. Reversão da hipomobilidade articular (conquistada com alongamento intra-articular progressivo). III. Correção de falhas de posicionamento e subluxações. IV. Alívio do espasmo muscular.
		
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas duas alternativas são corretas.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
	
	Existe apenas uma alternativa correta.
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
		
	 1a Questão (Ref.: 201707329275)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Antonio Carlos, 39 anos, empresário, tem o hábito de jogar futebol com os amigos nos finais de semana. No último fim de semana, em uma disputa de bola, sofreu uma leve torção no joelho esquerdo. Ao chegar ao consultório de fisioterapia, apresentava dor e diminuição da amplitude de movimento (arco de movimento) para flexão do joelho. O fisioterapeuta escolheu, dentre outros procedimentos, fazer uso da mobilização passiva e, na sua avaliação, para avaliar a amplitude de movimento, fez uso do seguinte procedimento: 
		
	
	Verificação do pulso arterial. 
	
	Goniometria. 
	
	Massoterapia 
	
	Medição da pressão arterial. 
	
	Análise da marcha. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707333840)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sr. Carlos José, 42 anos, casado, motorista de táxi, procura um fisioterapeuta após ter se contundido numa partida de futebol no fim de semana, no joelho direito. Apresenta pouco edema, acompanhado de sintomatologia de rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Diante desse caso, a conduta inicial do fisioterapeuta foi a prescrição de massoterapia e mobilização passiva articular no joelho direito. Considerando que esses procedimentos têm como objetivo maximizar a independência funcional do indivíduo e sua recuperação, conclui-se que, na situação descrita, a estratégia adotada pelo fisioterapeuta foi: 
		
	
	Inadequada, pois deveria solicitar um exame radiológico para iniciar o tratamento. 
	
	Inadequada, porque prescreveu procedimentos que não se enquadram na sua competência profissional. 
	
	Adequada, porque o fisioterapeuta utilizou manobras e recursos que se enquadram na sua competência profissional e visam à recuperação funcional. 
	
	Típica de atenção primária à saúde, pois aborda a gênese da patologia. 
	
	Inadequada, porque os procedimentos não têm indicação nesse caso. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707322699)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A mobilização passiva é o conjunto de exercícios de amplitude de movimento (ADM) executados por terapeutas. Existem dois tipos de exercícios passivos que podem ser executados por terapeutas: movimentos acessórios (artrocinemáticos) e movimentos fisiológicos (osteocinemáticos). A respeito dos movimentos osteocinemáticos, pode-se afirmar que: I. São executados quando uma articulação é movida dentro dos três planos cardinais cinesiológicos (coronal, sagital e transverso). II. São movimentos de extensão, flexão, rotação, adução, abdução, pronação e supinação. III. Podem ser executados passivamente pelo terapeuta ou ativamente pelo próprio paciente (quando não impossibilitado). IV. Podem ser avaliados com goniômetro (medida do ângulo articular), o qual possibilita verificar amplitude de movimento. 
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708325837)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito dos graus de mobilização do método Maitland, é correto afirmar
		
	
	Os graus I e II são efetuadosalém do arco de movimento preservado
	
	O grau III deve ser executado de forma lenta, imperceptível
	
	Os graus I e II são utilizados, principalmente, para analgesia
	
	O grau IV é conhecido como "thrust"
	
	O grau IV nunca atinge o arco de movimento completo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707322700)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Mobilização passiva são exercícios de amplitude de movimento (ADM) executados por terapeutas. Existem dois tipos de exercícios passivos que podem ser executados por terapeutas: movimentos acessórios (artrocinemáticos) e movimentos fisiológicos (osteocinemáticos). A respeito dos movimentos artrocinemáticos, pode-se afirmar que: I. Podem apenas ser executados pelo terapeuta, não havendo controle voluntário do paciente. II. São movimentos de aproximação (compressão), separação (tração), deslizamento, rolamento e giro. III. Não podem ser executados ativamente pelo próprio paciente. IV. São movimentos de extensão, flexão, rotação, adução, abdução, pronação e supinação. 
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Outros materiais