Buscar

TEP II

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO: PSICOLOGIA
PROFESSORA: 
DICIPLINA: TÉCNICAS DE EXAMES PSICOLOGICOS II
ATIVIDADE ESTRUTURADA 
FORTALEZA
2017
Quais as concepções teóricas existentes acerca do que a casa, a árvore e a pessoa representariam simbolicamente para os testandos submetidos ao HTP?
 R= A casa projeta as relações familiares e relações interpessoais. A árvore representa o conceito inconsciente de nós mesmos e a pessoa é como um autorretrato, uma autoimagem consciente. 
Murray, criador do teste TAT, embasou o instrumento na teoria da personologia criada por ele que descreve a personalidade como estando alicerçada na dualidade das necessidades x pressões (needs x prees). Explique esta teoria, bem como de que forma é possível avaliar a personalidade de um testando a partir do TAT considerando a mesma.
R= Murray desenvolveu a personologia, uma teoria basicamente motivacional em que são centrais os conceitos de necessidade e pulsão. Necessidade é um construto que representa uma força, na região cerebral, que organiza a percepção, a apercepção, a intelectualização, a conação e a ação, de modo a transformá-la em certa direção, ou seja, em uma situação satisfatória existente. Em outras palavras, a necessidade gera um estado de tensão que conduzirá a ação no sentido de chegar à satisfação, que por sua vez reduzirá a tensão inicial, ou seja, restabelecerá o equilíbrio. Pressões são os determinantes do meio externo que podem facilitar ou impedir a satisfação das necessidades, representando a forma como o sujeito vê ou interpreta seu meio. A pressão está associada a pessoas ou objetos ou mesmo o ambiente que se acham envolvidos, diretamente, nos esforços que o indivíduo faz para satisfazer suas necessidades. Para criar o TAT, Murray partiu do princípio de que diferentes indivíduos, frente a uma mesma situação vital, a experimentam cada um a seu modo, de acordo com sua perspectiva pessoal. Essa forma pessoal de elaborar uma experiência revela a atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade experimentada. Assim, expondo-se o sujeito a uma série de situações sociais típicas e possibilitando-lhe a expressão de sentimentos, imagens, idéias e lembranças vividas em cada uma destas confrontações, é possível ter acesso à personalidade subjacente. Esse procedimento, nas situações apresentadas, favorece a projeção do mundo interno do sujeito.
Rorschach ganhou notoriedade no âmbito da Psicologia quando iniciou pesquisas com “manchas de tinta”, cujo objetivo era o desenvolvimento de um método de diagnóstico da personalidade baseando-se em dois conceitos principais: percepção e projeção. Explique estes dois conceitos e de que forma eles fundamentam a utilização do teste Rorschach enquanto um instrumento de diagnóstico psicológico da personalidade humana.
R= Partindo da relação entre a percepção de movimento humano e a imaginação criadora, proposta por Hermann Rorschach, autor do teste, e de estudos posteriores que relativizam este conceito, sob algumas condições, fornecendo outros significados alternativos, foram analisadas a frequência e a qualidade das respostas desses artistas. O propósito foi tentar encontrar relação direta da imaginação criativa dos sujeitos com a frequência e qualidade dessa categoria de respostas. A aplicação do teste foi individual, com o assentimento de cada participante e o resultado das análises mostrou que a produção e a diversidade das respostas ficaram abaixo das expectativas esperadas, não havendo correspondência entre a produção de e a imaginação criativa dos sujeitos. Apontou ainda para a possibilidade de a imaginação criadora, no Rorschach, se evidenciar não somente pelas respostas, mas também através de outros fatores da personalidade aferidos pelo teste.
 	Hans Zulliger, criador do teste psicológico Zulliger, era amigo pessoal de Rorschach, tendo inclusive participado dos experimentos com manchas de tinta para criação do teste Rorschach. No entanto, em 1942, período da segunda guerra mundial, ao ser solicitado que realizasse pessoas para trabalhar no exército suíço, Zulliger opta por criar um novo teste ao invés de utilizar o teste de Rorschach. Explique o porquê desta escolha de Zulliger. 
R= O teste Rorschach foi criado para uma avaliação da personalidade e para aplicação individual. Era preciso um certo número de homens para servir ao exército, onde um teste de aplicação individual demoraria muito tempo para selecionar a demanda necessária e se aplicado em coletivo não teria a mesma precisão. Então, Zulliger criou um teste inspirado no teste Rorschach, que pudesse ser aplicado em coletivo com o objetivo de avaliar a personalidade e selecionar a quantidade de homens necessária em menor tempo.

Outros materiais