Buscar

Trabalho sobre TUTELA PROVISÓRIA ANTECIPADA

Prévia do material em texto

Trabalho sobre TUTELA PROVISÓRIA ANTECIPADA 
 A Tutela provisória é instituto do direito brasileiro que busca antecipar um provimento jurisdicional ou assegurar o direito de uma parte. Segundo Humberto Theodoro Júnior, a tutela provisória é uma "técnica de sumarização, para que o custo da duração do processo seja melhor distribuído, e não mais continue a recair sobre quem aparenta, no momento, ser o merecedor da tutela.
Sendo assim não existe a necessidade de tramitação de todas as fases do processo, sem qualquer prejuízo de posterior tramitação, buscando evitar o prejuízo da parte de modo a antecipar o provimento jurisdicional final ou de um futuro provimento jurisdicional o qual será assegurado, podendo ser revogado e modificado a qualquer tempo contato que no curso do processo. 
No entanto se dá por meio de cognição sumária, ou seja, não há cognição exauriente na decisão do juiz, em outras palavras, não faz coisa julgada material, até porque violaria garantias constitucionais, notadamente o devido processo legal (art. 5º, inc. LIV, da Constituição Federal Brasileira). Previsto em nosso Código de Processo Civil nos artigos 300 ao 311, nos quais prevê a Tutela de urgência, Antecipada e da Evidência. 
 Porem neste trabalho universitário o tema será TUTELA PROVISÔRIA ANTECIPADA.
A tutela provisória antecipada é a antecipação do pedido fim. Porém ao falar em antecipação do provimento jurisdicional fim é a falsa impressão de que aquela decisão faz coisa julgada, o que não é verdade, sobretudo porque está pautada em cognição sumária, significando que não é algo exauriente e, necessariamente, precisará de todo tramite processual para sua conversão em tutela definitiva, a qual, com o trânsito em julgado, faz coisa julgada material. 
Ainda sobre TUTELA PROVISÔRIA ANTECIPADA.
Os arts. 303 e 304 disciplinam o que o CPC chama de “procedimento da tutela antecipada requerida em caráter antecedente”. Os dispositivos que se ocupam com o que deve ser observado na hipótese de a tutela provisória antecipada fundamentada em urgência ser requerida antes do processo. Com o advento do CPC de 2015, o direito processual civil brasileiro desconhecia uma tutela antecipada antecedente, característica exclusiva da tutela cautelar. Aliás, era essa uma das diferenças objetivamente constatáveis entre aquelas duas formas de tutela e que justificava, até mesmo, a distinção feita, desde a teoria geral do processo, entre o “processos de conhecimento”, de “execução” e “cautelares”.
As regras a serem observadas para que ela seja requerida ao juízo competente estão no art. 303. um processo que tem início com a petição inicial por ele disciplinada, no exato momento em que o autor apresenta-a, rompendo a inércia da jurisdição. É inconcebível que o Estado-juiz manifeste-se se não processualmente (v. n. 3.3 do Capítulo 1).
Referencias Bibliografia
Humberto Theodoro Júnior , Curso de Direito Processual Civil - Volume I". 57ª ed. Rio de Janeiro: GEN | Editora Forense, 2016. P. 
Manual de Processo Civil - Cassio Scarpinella Bueno - 2016 - Volume Uìnico

Outros materiais

Perguntas Recentes