Buscar

Cinesioterapia: Conceitos e Práticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cinesioterapia
	1a Questão (Ref.: 201509189551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alongamento é o nome dado ao exercício para aumentar a flexibilidade dos músculos. "O conhecimento e a prática do alongamento garantirão uma boa flexibilidade que permitirá a execução de movimentos com amplitudes articulares dentro de suas necessidades específicas, diminuindo a suscetibilidade de lesões e permitindo a obtenção de arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados." Badaro,A;Silva A; Beche,D. O principio básico dos exercícios de alongamento é afastar a inserção proximal da inserção distal. De acordo com estas informações marque a alternativa que corresponde ao exercício de alongamento adequado para favorecer a flexibilidade da articulação do quadril
		
	
	Alongamento do transverso do abdomen
	 
	Alongamento do Glúteo Máximo
	
	Alongamento do vasto medial
	
	Alongamento do vasto lateral
	
	Alongamento do vasto intermédio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509633299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e este recurso terapêutico, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	O comprometimento osteomuscular pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. A avaliação irá determinar qual técnica cinesioterápica irá ser aplicada.
	 
	A cinesioterapia é contra-indicada quando há formação de tecido cicatricial inadequado, levando a retração de músculos, tendões e pele, e nas condições em que as limitações interferem nas atividades da vida diária (AVDs).
	
	Os fisioterapeutas aplicam a cinesioterapia para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos musculoesqueléticos ou cardiopulmonares, as limitações da atividade e as restrições do movimento.
	
	O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência; treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas.
	
	O programa de exercícios para cada paciente é determinado de acordo com suas necessidades e baseia-se na avaliação da incapacidade do paciente. A modalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clínica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, teste de força muscular e de amplitude articular de movimento
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509702032)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um atleta do tênis sofreu uma lesão grave em ombro ¿E¿ ficando de fora de várias competições devido a esse quadro. Foi submetido a uma avaliação clínica e a vários exames de imagem, inclusive RM, onde foi diagnosticado lesão do tendão do músculo supra-espinho. Em sua reabilitação, após passar por várias condutas antálgicas e anti-inflamatórias, iniciou-se manipulações para ganho de ADM e posteriormente, ganho de força muscular. Foi realizado também um trabalho onde preconizou-se o ¿sequenciamento correto do recrutamento de fibras musculares combinados com apropriada contração muscular¿. Isso define um dos pré-requisitos da habilidade conhecido (a) como
		
	
	Condicionamento cardiopulmonar
	
	Equilíbrio
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	Coordenação motora
	
	Desempenho muscular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509635300)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao conhecermos a " Mobilização Passiva" - recurso aplicado pelo Fisioterapeuta sem a participação mecânico motora do paciente - aplicamos sobre os seguintes tecidos: pele, gordura, fascia, articulação, músculo, cápsula, ligamento, tendão, artéria, veia, vaso linfatico, cartilagem e nervo. A ciência comprova que seus objetivos são:
		
	
	Minimizar a circulação e a dinâmica vascular
	
	Aumentar a força e a resistência muscular.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	Manter a extensibilidade e a flexibilidade dos tecidos moles.
	
	Recuperar somente a elasticidade dos tecidos moles.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509583956)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I) Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II) Nos exercícios passivos não deve haver contração muscular voluntária. III) Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV) Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V) Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II, IV
	 
	III, IV, V
	 
	II, III, IV
	 
	I, II,III
	 
	I, II, V
	1a Questão (Ref.: 201509678286)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Williams constituem atualmente uma das ferramentas para o processo de reabilitação. Apesar de simples, requer conhecimento de biomecânica básica, pois segmentos em conjunto são mobilizados e, dependendo da clínica do paciente, esses exercícios não podem ser executados em uma determinada etapa da reeducação funcional. Assinale a correta:
		
	
	Nesses exercícios, podemos ter abertura dos forames intervertebrais, o que pode em alguns casos, prejudicar as raízes nervosas comprimidas ou aprisionadas
	 
	Em algumas condições clínicas (hérnias, por exemplo) esses exercícios podem não ter resultado, pois pressões posteriores são efetuadas na região do disco causando dor
	
	Anteversão pélvica é o movimento inicial para que a musculatura lombar comece a ser alongada
	
	Como princípio, esses exercícios alongam região posterior e fortalecem os paravertebrais
	
	Esses exercícios estão contra-indicados em casos de artrose da coluna, independente do aspecto radiológico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509686536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Exercício resistido pode ser definido como contrações musculares realizadas contra resistências graduáveis e progressivas. A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outras. Quanto a este tipo de exercício, marque a alternativa incorreta:
		
	
	A utilização de maiores amplitudes articulares aumenta a intensidade do movimento, promovendo maiores ganhos de força e massa muscular.
	 
	O exercício resistido é contra indicação absoluta em distensões musculares e em pós operatório tardio de cirurgia ortopédicas de fraturas expostas com implante metálico.
	
	Na reabilitação, o uso de técnicas de fortalecimento em cadeia fechada tornou-se preferido pelos fisioterapeutas devido ser a maioria das atividades funcionais incluírem algum aspecto de sustentação do peso com o pé em contato com o solo ou a mão na posição de sustentação do peso.
	
	Nenhuma alternativa está incorreta
	
	Os exercícios pliométricos são utilizados na fase final dos estágios de reabilitação, no qual inclui o alongamento excêntrico e rápido do músculo, seguido logo depois por uma rápida contração concêntrica, a fim de facilitar e desenvolver um movimento explosivo vigoroso durante curto período.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509189584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A artrocinemática é a área da cinemática que investiga os movimentosacessórios que ocorrem entre superfícies articulares durante movimentos fisiológicos.Compreender a artrocinematica é de fundamental importância para preservar e restaurar a mobilidade articular. No caso do ombro, a compreensão destes movimentos é particularmente interessante visto que trata-se da articulação mais móvel do corpo humano e está relacionada à diversas funções motoras complexas.São movimentos artrocinemáticos esperados para o complexo articular do ombro
		
	
	rolamento, deslizamento,flexão e extensão
	
	abdução, adução, rotação interna e rotação externa
	 
	rolamento, deslizamento e rotação
	
	rolamento, deslizamento, rotação,flexão, extensão, abdução e adução
	
	flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509626716)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os exercícios de resistência progressiva assinale a alternativa correta:
		
	
	O método Delorme tem por objetivo aumentar a flexibilidade e alongamento musculares.
	 
	Consistem em um programa de exercícios onde a resistência é aplicada por meio mecânico (peso livre ou aparelho de musculação) e são mensurados ao acaso aumentando a carga com o tempo seguindo o princípio da sobrecarga.
	
	O método Delorme baseia-se na quantidade de peso que pode ser conduzido através da amplitude parcial de movimento por 5 repetições
	
	A desvantagem do método Delorme é a não preparação do sistema neuro-muscular de maneira gradativa para esforços mais intensos;
	 
	O nível máximo de 10 repetições é determinado 1 vez por semana e uma série de exercícios com o valor determinado deve ser repetida de 7 a 10 vezes durante uma sessão de exercício
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509192634)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a: (concurso)
		
	
	hipermobilidade.
	
	artrocinemática.
	
	amplitude de movimento passiva.
	 
	osteocinemática.
	
	trabalho linear.

Outros materiais

Outros materiais