Buscar

RED. INSTRUMENTAL 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RED. INST. – 02
	1a Questão (Ref.: 201608057273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mulher era pensionista de seu falecido marido desde 1985, mas por ter se casado novamente em janeiro de 2005, a pensão foi cortada. Ao pleitear o benefício, ela alegou que sua situação financeira não se modificou com a nova união, razão pela qual considera ilegal o cancelamento da pensão. Também sustentou que se encontra em estado de carência material e está separada judicialmente. Identifique qual o argumento presente nesse excerto:
		
	
	Argumento por definição
	
	Argumento por senso comum
	
	Argumento por autoridade
	 
	Argumento por vínculo causal
	
	Argumento de concessão
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608021080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Há quem argumente ser impossível pensar a afetividade como valor jurídico, ou seja, que não existe lei que obrigue alguém a ser pai, nem garanta reaproximações indesejadas, mas a Justiça pode, sim, fazer valer o direito de um filho em relação aos cuidados paternais, por meio de uma reparação afetiva. Essa reparação André Júlio deve a Alexandre, por sua luta inglória desde quase os sete anos de idade, a fim de reaver o afeto do pai. Falta de carinho, de atenção e de presença não se quantifica, mas pode ser compensada para amenizar o sofrimento de Alexandre, por ter tido um pai ausente.
		
	
	Senso Comum
	
	Analogia
	
	Autoridade
	
	Pró-tese
	 
	Oposição restritiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608075564)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da tipologia textual na produção do texto jurídico, NÃO é possível afirmar que:
		
	
	"Dos fatos", da petição inicial, é um texto predominantemente narrativo.
	
	A narração e descrição podem estar a serviço da argumentação.
	 
	A descrição consiste em enumerar os fatos e as características que decorrem na linha do tempo para constituir um enredo.
	
	A Fundamentação de um determinado ponto de vista exige do argumentador, muitas vezes, que alguns fatos motivadores de sua tese sejam narrados.
	
	Narração, descrição e dissertação podem compor, juntas, um só texto e sua separação só se justifica por razões acadêmicas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608060082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o texto dissertativo argumentativo, é correto afirmar que
		
	
	Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.
	 
	Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.
	
	Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo
	
	Tipo de texto que desconsidera a temporalidade e ação para os argumentos.
	
	Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608021067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Qualquer pessoa tem dificuldade de negar que utilizaria qualquer meio para defender alguém que ama. Em casos de um assalto, por exemplo, uma mãe está perfeitamente disposta a matar o assaltante para defender a vida de seu filho. Para fugir de uma perseguição, o motorista de um carro é plenamente capaz de causar um acidente para evitar que algo de mal aconteça aos caronas que conduz. O que há de comum nestes e em tantos outros casos de que se tem notícia é que existe um sentimento de amor ou bem querer que impede que uma pessoa dimensione racionalmente as consequências do ato que pratica em favor da proteção de alguém.
		
	 
	Senso comum.
	
	Oposição concessiva.
	
	Autoridade.
	
	A Fortiori.
	
	Causa e efeito.

Outros materiais