Buscar

Revisao av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Citar as estruturas e as funções básicas do sistema nervoso.
Medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, telencéfalo e diencéfalo. Funções básicas: sensitiva, motora e integradora.
Descreva as funções do sistema nervoso.
Função sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio externo e interno do corpo e as conduz ao SNC.
Função integradora: a informação sensitiva é trazida ao SNC é processada ou interpretada. Função motora: os nervos motores conduz a informação ao SNC em direção aos músculos e as glândulas do corpo.
Diferencie neurônios de neuroglia.
Neuronios são unidades estruturais e funcionais responsáveis pala transmissão e processamento de impulsos nervosos através do organismo. 
Neuroglia desempenham função suporte, participam da nutrição, atuam na sustentação do sistema nervoso e defendem o tecido nervoso.
Distinguir substância branca de substancia cinzenta.
Substancia branca: constituída de grande quantidade de prolongamentos de neurônios (axônios). Grande quantidade de mielina presente.
Substância cinzenta: constituída de corpos celulares de neurônios.
Diferenciar neurônios: multipolares, bipolares e unipolares.
Unipolares: possuem apenas um axônio e muitas ramificações.
Bipolares: possuem apenas um dendrito e um axônio
Multipolares: existem em maior número dentro do nosso corpo, é constituído de mais de dois prolongamentos celulares.
Explicar bainha de mielina e mielinização.
Bainha de mielina: substancia gordurosa que isola a membrana celular do neurônio
 Mielinização: responsável pela condução saltatória
Descreva a organização do sistema nervoso. 
É dividido em SNC e em SNP 
SNC: encéfalo e medula espinal 
SNP: nervos e gânglios.
Explicar o que são astrócitos e oligodendrocitos.
Astrócitos: células de formato estrelado, essas células ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia-máter. 
Oligodendrocitos: responsáveis pela bainha de mielina no SNC, possuem prolongamentos que enrolam ao redor do axônio, assim produzindo bainha de mielina.
Quais as subdivisões do SNP? 
Sistema nervoso periférico somático
Sistema nervoso periférico autônomo ou involuntário e pode ser dividido em Sistema nervoso periférico autônomo simpático e Sistema nervoso periférico parassimpático.
Qual o significado dos termos: Potencial de ação, despolarização e repolarização? 
Potencial de ação: impulso elétrico que ocorre nas células excitáveis.
Despolarização: primeira parte do potencial de ação, não dura muito tempo, dura questões de segundos, é o processo que faz com que o meio intracelular fique positivo.
Repolarização: segunda fase e ocorre seguida da despolarização é a onde ocorre a bomba de sódio e potássio, o que faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo, porem fica alegremente, mas negativo do que o potencial da membrana em repouso. 
Condução saltatória no neurônio: Ocorre quando o potencial de ação percorre o axônio, o potencial salta de um nódulo para outro, o que faz com que o impulso seja conduzido mais rápido do que em axônios não mielinizados.
Sinapse: Local onde ocorre a transmissão de impulso nervoso de um neurônio para outro, é responsável pelo processamento da informação no SN. É formada pela terminação pré-sináptica, fenda sináptica e a membrana pós-sináptica. 
Sinapse elétrica: as correntes de iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem ás outras células
Sinapse química: transmissão ocorre por meio dos neurotransmissores. 
Qual a importância dos neurotransmissores e de dois exemplos:
São importantes pois são responsáveis pela transmissão de informações no nosso organismo, por exemplo a melatonina que é uma das mais importantes do ciclo circadiano e a serotonina que é um dos mais importantes, com mais receptores e com mais funções, possui forte efeito na memória e na aprendizagem.
Descreva a importância da medula espinhal: 
Na medula espinhal residem todos os neurônios motores(aferentes) que enervam os músculos e também os sensitivos(eferentes) recebem também toda a sensibilidade do corpo e alguma da cabeça e atua no processamento inicial da informação de todos estes impulsos, por ela passa a comunicação dos neurônio havendo uma lesão na medula não há mais comunicação.
Nervos cranianos: são aqueles ligados ao encéfalo, são compostos de 12 pares
Raquidianos: são ligados a medula espinal e compostos de 31 pares.
Qual a importância do liquido cefalorraquidiano e descrever a região de origem:
 Sua importância consiste em fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo e é produzido pelos ventrículos.
Qual a importância das meninges e descreva as suas funções:
Elas são importantes, pois protegem o encéfalo e a medula espinal envolvendo-os. Suas funções são: 
dura-máter: é um saco que envolve a aracnoide e serve estrategicamente a diversas funções como atuar no combate patológico infectantes e doenças malignas, suporta os grandes canais venais levando sangue do cérebro para o coração
 aracnoide: prove um efeito de amortecimento para o sistema nervoso central e nela está contido o líquor
pia-máter: é uma membrana bem delicada e seus capilares são responsáveis pela nutrição do cérebro. 
Por que os nervos espinhas são classificados como nervos mistos?
 Porque são compostos tanto quanto de nervos sensitivos, quanto de nervos motores. 
Nervos sensitivos: são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o sistema nervoso central. 
Nervos motores: são os que contêm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central até os órgãos efetuadores (músculos ou glândulas).Qual a importância da formação reticular:
 É importante, pois está envolvida no ciclo circadiano, o despertar e na filtragem de estímulos sensoriais, distingui estímulos relevantes de irrelevante, sua principal função é a de ativar o córtex cerebral. 
Onde estão localizados o bulbo, a ponte e o mesencéfalo e quais as relações entre eles? 
Estão localizados no tronco encefálico, o mesencéfalo conecta a ponte ao diencéfalo, no mesencéfalo existe um par chamado de pedúnculo cerebral que contem axônios de neurônios motores que leva os impulsos nervosos para o telencéfalo, para medula espinal, para o bulbo e para ponte.
Onde no encéfalo está localizado o sistema límbico?
 O sistema límbico está localizado em torno da parte superior do tronco encefálico e do corpo caloso, em um anel de estruturas na borda interna do telencéfalo, próximo ao diencéfalo.
Broca: responsável pela produção da fala e controle dos nervos faciais
Wernecke: responsável pela compreensão da linguagem. 
Colículos superiores estão reflexos dos movimentos de acompanhamento dos olhos e os reflexos que governam os movimentos da cabeça e do pescoço em resposta aos estímulos visuais. 
Coliculos inferiores são parte da via auditiva, retransmitindo impulsos dos receptores da audição do ouvido/orelhas para o tálamo. Eles também são centros reflexos para os reflexos de sobressalto, movimentos súbitos da cabeça e do corpo quando vc é surpreendido por um ruído muito alto.
 Tálamo é a maior estrutura do diencéfalo, formado por massas ovoides dispostas lado a lado e unidas pela aderência Inter talâmica.
Hipotálamo é composto de diversos núcleos, hipófise liberação de hormônio, amidagdalas cerebrais situada dentro da região antero-inferior do lobo temporal, se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo, é fundamental para autopreservação, por ser o centro indicador do perigo, gerando ali medo e ansiedade.
Hipocampo está envolvido com os fenômenos da memória, em especial com a formação da memória de longa duração localiza-se entre o corpo caloso e o tálamo,
 Pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, do corpo caloso, na parte anterior e superior dos coliculos superiores e na parte posterior do terceiro ventrículo, está presa por diversos pedúnculossendo que todos esses pedúnculos se inserem no tálamo ótico, exerce um papel muito importante na regulação do ciclo circadiano.
Estudo de caso
- É a sua vez de ministrar a apresentação de um trabalho em sala de aula. Você começa a suar, coração bate forte, está com a boca seca que mal pode falar. Você percebe os efeitos prolongados mesmo sobre o seu corpo mesmo depois de ter voltado a cadeira. Descreva que tipo de reação está ocorrendo em seu corpo.
R: O que esta ocorrendo no corpo é a ansiedade, as suprarrenais estão nesse momento produzindo uma quantidade excessiva de cortisol e adrenalina, as amigdalas também estão nesse processo pois é o nosso centro indicador do medo, o processo de “lutar ou fugir” está em ação, esse feito perpétua por um tempo, por conta de toda essas descargas de hormônios que vão sendo eliminadas e estabilizadas no nosso organismos, quando o cérebro processa a informação de que não há mais perigo.
- Uma idosa sofreu um acidente vascular encefálico. Agora ela apresenta: Dificuldade nos movimentos dos membros, dificuldade na fala, dificuldade de organizar os pensamentos. Quais áreas do cérebro estão comprometidas? 
R: Mesencéfalo e Área de Broca.

Outros materiais