Buscar

ESTUDO DIRIGIDO_CAPÍTULO_07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
HISTÓRIA DO DIREITO
CAPÍTULO 07 DO FASCÍCULO 01/ LIVRO DE GILBERTO A. ANGELOZZI
O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. 
(Albert Einstein)
Obs: as respostas deste estudo dirigido se encontram no material impresso fornecido pela faculdade. O estudo dirigido tem como objetivo orientar a leitura do fascículo, chamando a atenção do aluno para os pontos mais relevantes do capítulo.
1- Angelozzi afirma na página 137 que o modelo autárquico e intervencionista de Getúlio Vargas garantiu o desenvolvimento industrial do Brasil. O que o autor aponta como aspectos fundamentais nesse processo? 
2- Durante o primeiro governo de Vargas o Brasil teve duas constituições. Quais foram? Estabeleça diferenças entre elas: 
3- Porque foi necessária a aprovação da Consolidação das Leis Penais em 1932?
4- Quais os motivos da Revolta Paulista em 1932?
5- Em 1932 Vargas tentou passar a ideia de que São Paulo queria se separar do Brasil. O que o autor escreve sobre isso? 
6- Que propostas dos revolucionários paulistas foram atendidas? 
7- A Assembleia Constituinte de 1933-1934 contou com uma presença feminina. Quem representou essa presença? 
8- A elaboração da Constituição de 1934 contou com a intervenção de Vargas? 
Dê exemplos:
Qual era a intenção de Vargas?
9- Qual a diferença apontada por Angelozzi entre o anteprojeto da Constituição e o substitutivo elaborado pela Comissão dos 26? 
10- Com a proclamação da República, a tradição constitucional brasileira espelhou-se no modelo norte-americano para criar um Legislativo federal bicameral, dividindo-o em duas “casas”, uma a representar os estados federados, com senadores eleitos pelo sistema majoritário, e outra o povo, com deputados eleitos pelo sistema proporcional. Podemos afirmar que a Constituição de 1934 foi uma exceção a essa tradição? Observe o quadro comparativo presente na página 144 e responda:
11- Porque Bonavides afirma que “a Constituição de 1934 tornou-se um colcha de retalhos? 
12- Segundo Angelozzi qual o caráter da segunda constituição da república?
13- O Título IV da Constituição de 1934 definiu a base das leis trabalhistas presentes na CLT de 1943, Descreva que direitos trabalhistas estavam presentes na Constituição de 1934: 
14- Na Constituição de 1934 a Justiça do Trabalho e as Juntas faziam parte de qual poder? 
15- Porque a definição das bases para as leis trabalhistas na Constituição de 1946 foi de suma importância para o avanço dos direitos dos trabalhadores? 
16- Quanto ao direito à propriedade, que diferenças a Constituição de 1934 estabeleceu em relação às Constituições de 1824 e 1891?
17- A Constituição de 1934 manteve a separação entre o Estado e a Igreja, presente na Constituição de 1891. Porém estabelecia a possibilidade de casamento religioso com efeito civil e ensino religioso. Como se explica isso? 
18- Angelozzi afirma que a Constituição de 1934 foi liberal (p. 146) embora tenha influência fascista. Dê exemplos de direitos e garantias individuais presentes nesta constituição: 
19- Quais são os destaques da Constituição de 1934 quanto ao Poder Judiciário?
20- Meses antes da Intentona Comunista de 1935, Getúlio Vargas conseguiu a aprovação da Lei de Segurança Nacional. Já em 11 de setembro de 1936 pela Lei 244, foi instituído, no âmbito da Justiça Militar, o Tribunal de Segurança Nacional, com sede no Distrito Federal, para funcionar em estado de guerra ou de grave comoção intestina, julgando militares e civis que atentassem contra a segurança do Estado (Angelozzi, p. 150). Esse tribunal é apontado como tribunal de exceção (criado depois da ocorrência dos fatos para julgá-los), tendo relação direta com a punição dos participantes da Intentona Comunista. Qual era a função desse tribunal? 
21- Que documento serviu como argumento para Getúlio Vargas justificar o golpe de Estado que criou a ditadura do Estado Novo? O que dizia este documento? 
22 – O autor afirma que com o Golpe de 1937 o presidente passou a ser o Executivo e o legislativo. Justifique: 
23- Angelozzi (p. 153) afirma que “apesar de ser um ditador e se aproximar do nazi-fascismo, Vargas não deixou de negociar com as nações que compunham o grupo dos Aliados”. Porque Vargas realiza essa “negociação”? 
24 – Porque o slogan “A cobra fumou” foi utilizado pela FEB?

Outros materiais