Buscar

exercicio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: GUSTAVO SELEGUINI DO NASCIMENTO
	Matrícula: 201502064791
	Disciplina: CCE1010 - BAS.GEST.ENGENH. 
	Período Acad.: 2017.2 - F (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		As organizações da atualidade procuram ser eficientes nas suas operações e eficaz nos seus resultados. Analise as opções abaixo e diga qual se refere ao conceito de eficácia:
	
	
	
	
	
	Os vendedores de uma empresa fabricante de tintas ultrapassaram a meta de vendas em até vinte por cento, no presente ano, o que fez com que a empresa pagasse aos funcionários gratificação e participação nos lucros.
	
	
	Nenhuma das resposta possui o conceito de eficácia.
	
	
	Os Analistas de Sistemas melhoraram bastante a qualidade dos softwares entregue aos clientes, mas ainda tem muitas reclamações dos mesmos.
	
	
	Os representantes de vendas de uma empresa fabricante de remédio conseguiram ser mais cordiais com os clientes, no mês de setembro, o que melhorou a percepção do cliente.
	
	
	O diretor de uma oficina mecânica solicitou aos funcionários que todos os procedimentos executados tenham que ser obrigatoriamente descritos em relatório.
	
	
		2.
		O processo administrativo é composto pelas quatro funções administrativas. Destacamos que cada uma apresenta suas características e funcionalidades. A função administrativa que auxilia o administrador na tomada de decisão, além de ajudá-lo a definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência é denominada:
	
	
	
	
	
	DIREÇÃO
	
	
	PLANEJAMENTO
	
	
	CONTROLE
	
	
	ORGANIZAÇÃO
	
	
	COMANDO
	
	
		3.
		A partir de 1997, com a privatização da CVRD (Cia Vale do Rio Doce), muitas transformações aconteceram. Em 2007, houve uma reformulação na missão, visão e nos objetivos da empresa. E foi aí que se percebeu como a antiga CVRD, criada em 1942 pelo Governo Federal, na cidade mineira de Itabira, com a finalidade de aproveitar o potencial dos recursos minerais do Quadrilátero Ferrífero, não era mais a Vale - segunda maior empresa de mineração e metais do mundo, que ultrapassa os US$ 100 bilhões em valor de mercado. A mudança cultural nessa época foi profunda. Mudou-se a marca, a logo, a missão e a visão da empresa. Uma empresa que deixou tanto buracos e estragos na natureza, sendo mau falada com péssima imagem em muitas cidades, agora aparece simpática seu novo conceito "A visão da Vale é ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta" Com esse nova visão a empresa envolve-se em notáveis projetos de preservação ambiental, dando-lhe uma excelente imagem perante seus públicos. Essa mudança de visão veio por uma mudança organizacional planejada. Que tipo de planejamento foi esse? Em que nível? DAS QUESTÕES ABAIXO MARQUE A QUESTÃO 100% CORRETA QUE RESPONDA A PERGUNTA PROPOSTA:
	
	
	
	
	
	Nível estratégico porque é nesse nível que está o departamento de Recursos Humanos onde são planejados os procedimentos que impactam a imagem da empresa em seus funcionários.
	
	
	Nível estratégico, pois as definições de planejamento sobre a visão da empresa diz respeito ao seu maior nível.
	
	
	Nível tático, pois as definições do planejamento de mudança de visão diz respeito somente a departamentos de marketing que trabalha uma nova imagem para a empresa.
	
	
	Nível operacional, pois as definições do planejamento de mudança de visão diz respeito somente aos pontos de produção e distribuição dos produtos.
	
	
	Nível tático, pois é nesse nível que esta o planejamento de Recursos Humanos que trabalha a nova visão para fortalecimento da imagem organizacional nos empregados da empresa.
	
	
		4.
		A estratégia empresarial é um dos componentes de um planejamento eficaz de uma empresa. O nível da administração responsável pela sua elaboração é o:
	
	
	
	
	
	departamental.
	
	
	tático.
	
	
	institucional.
	
	
	operacional.
	
	
	gerencial.
	
	
		5.
		Sabemos o quanto o planejamento é importante para as organizações modernas, por isso o assunto é bastante estudado. Dentre as opções abaixo marque a qual refere-se aos tipos de planejamento:
	
	
	
	
	
	Planejamentos estratégico, tático e operacional;
	
	
	Planejamentos tático, departamental e estratégico;
	
	
	Planejamentos tático, departamental e operacional;
	
	
	Planejamentos estratégico, tático e gerencial;
	
	
	Planejamentos tático, departamental e gerencial;
	
	
		6.
		Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. Quanto ao horizonte temporal eles são:
	
	
	
	
	
	NDA
	
	
	Longo Prazo, Médio Prazo e Curto Prazo.
	
	
	Gerais e Específicos
	
	
	Permanentes e Temporários.
	
	
	Estratégico, Táticos e Operacionais.
	
	
		7.
		A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do proceso de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos:
	
	
	
	
	
	Controle financeiro e de estoque.
	
	
	Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
	
	Compra de equipamentos e contratação de pessoal.
	
	
	Reduzir o nível de inadimplência, criar um novo programa de treinamento e desenvolvimento.
	
	
	Diminuir a rotatividade de pessoal em 20% e aumentar a produtividade dos colaboradores em 5%.
	
	
		8.
		Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização são denominados:
	
	
	
	
	
	funcionais
	
	
	estratégicos
	
	
	departamentais
	
	
	operacionais
	
	
	táticos

Outros materiais