Buscar

AV2 Psi Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ESCOLAR
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 228403)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Daniele tem 7 anos e está no segundo ano do ensino fundamental. Sua professora observou que ela possui grande dificuldade na leitura de textos escritos. A psicóloga escolar considerou necessária uma avaliação fonoaudiológica. Considerando o que foi visto na aula 5, cite qual transtorno de aprendizagem deve ser avaliado e porque.
		
	
Resposta: dislalia, e deve ser avaliado porque os sons sao muito importante para que o aluno diferencie as letras e com esse transtorno ele nao consegue essa diferenciação dificultando assim a leitura.
	
Gabarito: Transtorno de leitura (Dislexia) - transtorno caracterizado por dificuldade na leitura com erros na compreensão do txto e na leitura oral, além de distorções, substituições e omissões.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 160946)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa relação. Descreva as principais considerações acerca da teoria de Vygotsky sobre desenvolvimento mental:
		
	
Resposta: o individuo começa a se desenvolver cedo e a experiencia sensorial, cognitiva,social e afins sao atreladas a aprendizagem de uma forma muito grande como por exemplo o bebê que aprende que se chorar alguem ira a seu socorro.
	
Gabarito:
O aluno deverá descrever as seguintes considerações da teoria de Vygotsky:
1. A Zona de Desenvolvimento Proximal define as funções mentais que estão em processo de maturação.
2. Para Vygotsky e através da interação social que a criança se desenvolve.
3. O aprendizado deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra para produzir os avanços necessários para o desenvolvimento.
4. O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento
		
	
	 3a Questão (Ref.: 143971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um aluno apresenta dificuldade de interação com os demais colegas e, durante o recreio, permanece em sala de aula porque teme sofrer discriminação. O psicólogo escolar deve:
I. Procurar ter acesso ao relato dos professores sobre o que ocorre na turma.
II. Procurar compreender o motivo do isolamento e depois, se for o caso, planejar uma ação junto a turma.
III. Observar se o problema se origina no próprio aluno, ou seja, se sua família e desestruturada ou se ele apresenta carência afetiva. Nesses casos o psicólogo escolar nada pode fazer.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas II e III
	
	Apenas I e III
	
	I, II e III
	 
	Apenas I e II
	
	Apenas a I
		
	
	 4a Questão (Ref.: 144453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola é uma instituição social onde o aluno poderá aprender o conhecimento culturalmente acumulado e se socializar. Nesse espaço ocorre a adaptação escolar que é um processo importante na escolarização do aluno e que pode afetar, inclusive, seu rendimento. Analise as afirmativas abaixo:
I- Ao ingressar na escola o aluno deverá se adaptar ao espaço físico, a metodologia de ensino, as relações interpessoais e às regras.
II- O aluno passa por um processo de adaptação somente quando ingressa na escola.
III- O aluno quando muda de turma ou de segmento escolar passa por um processo de adaptação.
Assinale as alternativas corretas:
		
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I e III
	
	Somente III
	
	I, II e III
		
	
	 5a Questão (Ref.: 144466)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Amanda é uma menina de 8 anos que vive atualmente a separação litigiosa dos pais, que disputam sua guarda na justiça. Desde o início desse processo, Amanda apresenta dificuldade de manter a atenção nas atividades escolares, dificuldades para seguir até o final as instruções de uma atividade e dificuldades para terminar tarefas escolares que exijam atenção.A professora de Amanda conversou com o psicólogo escolar sobre a possibilidade de Amanda apresentar Transtorno de Déficit de Atenção. Avalie os procedimentos do psicólogo escolar:
I. O psicólogo explicou para a professora de Amanda que, apesar de a menina apresentar sintomas que também ocorrem no TDAH predominantemente desatento, faz-se necessário que o indivíduo apresente tais sintomas por no mínimo seis meses.
II. O psicólogo solicitou duas entrevistas, uma com a mãe e outra com o pai de Amanda, para levantar informações sobre a situação da família, informar sobre a baixa concentração da menina e sensibilizá-los sobre os prejuízos que tal litígio podem trazer à vida de todos, especialmente da filha.
III. O psicólogo escolar convocou os pais da aluna e solicitou diagnóstico neurológico, sob a hipótese de TDAH.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas II
	
	Apenas II e III
	 
	Apenas III
	 
	Apenas I
	
	I, II e III
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 144716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para educação o conceito de zona de desenvolvimento proximal criado por Vygotsky tornou-se importante. Acerca dessa questão é incorreto afirmar:
		
	
	O professor, através de sua ajuda, auxilia na criação da zona de desenvolvimento proximal.
	
	Através do ensino, onde o professor ajuda na medida da necessidade do aluno, ocorre a criação da zona de desenvolvimento proximal.
	 
	O aluno deve ter autonomia e para isso o professor deve ralizar mediação somente para os alunos portadores de necessidades especiais.
	
	O professor, através de sua ajuda, auxilia na criação da zona de desenvolvimento real.
	
	O professor, em sua ajuda/mediação, deverá considerar o que o aluno já conhece e os esquemas mentais que possui para poder produzir um avanço.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 145195)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as relações interpessoais entre alunos afirma-se:
(I) No processo educacional que ocorre na escola os pares são elementos de extrema importância.
(II) Os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve tanto aspectos cognitivos como emocionais e sociais.
(III) No aspecto social uma interação positiva com os pares possibilita o desenvolvimento das habilidades sociais.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas I e II
	
	Apenas a I
	 
	I, II e III
	
	Apenas I e III
	
	Apenas II e III
		
	
	 8a Questão (Ref.: 145536)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso Escolar. A pesquisa que fornece o material sobre o qual este texto se centra foi inteiramente realizada no Brasil. Os resultados deste estudo apontam no sentido de uma vulnerabilidade da escola quanto ao modo de funcionamento dos Conselhos de Classe como um dos principais componentes do processo de avaliação do aluno. Parece-nos que a hipótese de que a função implícita dessas instâncias de fortalecer e confirmar as visões negativas, por vezes infundadas ou apressadas, que as professoras traçam de alunos e alunas com dificuldades de aprendizagemforam amplamente estabelecidas pela análise etnográficas das cenas apresentadas. Tudo indica que, diante da difícil realidade escolar, do seu despreparo técnico e dos obstáculos que parecem ultrapassar suas possibilidades de ação, as professoras se sentem impotentes e paralisadas. Elas tentam assim eximir-se de possíveis culpas quanto a suas responsabilidades para com o processo de aprendizagem e de socialização de seus alunos e alunas, recorrendo a recursos diversos: eles tanto podem projetar a culpa do fracasso da interação pedagógica sobre o aluno e a aluna, sobre seu nível de inteligência ou suas características de personalidade, traçando um perfil desumanizante e preconceituoso que comprove a impossibilidade de seu desenvolvimento cognitivo por maior que seja a competência e os esforços da professora; quanto podem responsabilizar a família por não acatar as sugestõesescolares quanto ao futuro de seus filhos, ou ainda remetê-los a instâncias especializadas exteriores à escola. Esta última forma adotada para se eximir da culpa ¿ a atribuição apressada do fraco desempenho escolar a causas psicológicas ¿ assume características de uma profecia auto-realizável, cujo fundamento se encontra, por vezes, até mesmo em fatores de caráter genético. Poucos atores do sistema escolar têm consciência desse fato. No entanto, a entrevista com duas diretoras da escola urbana é bastante eloqüente a esse respeito: estas duas profissionais são unânimes ao afirmar que o recurso à medicalização do fracasso não apenas isenta a professora de culpa, mas também serve como elemento desmobilizador do aluno e da aluna, em seu processo de aprendizagem. A partir da leitura do texto é possível afirmar que:
I. Os obstáculos vividos nos processos educacionais decorrem fundamentalmente da existência de muitos alunos que apresentam problemas psicológicos.
II. É da família do aluno, frequentemente desestruturada, a maior responsabilidade do fracasso na interação pedagógica.
III. O recurso à medicalização do fracasso escolar isenta a professora de culpa e desmobiliza o aluno em seu processo de aprendizagem.
Está INCORRETO o que se afirma em
		
	
	Apenas II e III
	 
	Apenas I
	
	Apenas I e III
	 
	Apenas I e II
	
	I, II e III
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 145603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os profissionais que trabalham na escola possuem, como objetivo, a formação do aluno de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Sobre isso é possível afirmar que: (I) Eles possuem funções diferentes e objetivos comuns.(II) O trabalho desenvolvido nas diferentes funções deve ser interdisciplinar.(III) O trabalho coletivo deve ser planejado individualmente por cada profissional.Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	Apenas III
		
	
	 10a Questão (Ref.: 145564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fracasso escolar é uma questão complexa que envolve diversos fatores, entre eles fatores sociais e pedagógicos. Podemos afirmar que a democratização do ensino ainda é uma utopia porque:
I- As crianças das classes populares não possuem condições cognitivas que possibilitem a aprendizagem.
II- As crianças possuem o acesso à escola, mas não a permanência na mesma em função do fracasso escolar.
III- O sistema educacional não consegue se adequar a realidade sócio-cultural do aluno.
 Assinale a alternativa correta.
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	Somente a alternativa III
	
	I, II e III
	 
	II e III

Outros materiais