Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
 
 Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações
 Prof. Ana Shirley de França Moraes
Rio de janeiro, Rj
2017
Estudo de Caso :
Thomas Green Poder, Politica e uma carreira em crise.
REFERÊNCIA:
Sasser, W. E.;Beckmanh, H.T. Thomas Green: Poder, Politica Interna e uma Carreira em crise. Harvard Business Scholl, maio. 2008
O estudo de caso citado relata a trajetória da história do funcionário Thomas Green na empresa Dynamic Displays, essa empresa foi fundada no ano de 1990 como provedora de serviços de autoatendimento para bancos.
Green era uma jovem, formado em bacharel em economia teve seu primeiro trabalho integral como vendedor na empresa National Business Solution em Atlanta, onde que ele obteve varias conquistas na divisão de bancos.
Em março de 2007 Green foi contratado pela empresa Dynamic Displays para ocupar a posição de Gerente de Contas, no segmento de Viagens e Hospitalidade, que havia trabalhado anteriormente como vendedor. Em seus primeiros meses dentro da empresa Green mostrou um resultado mais que esperado para organização que superou a exceptiva, que conseguiu a ser notado com um resultado bastante eficiente.
Em Julho de 2007, Green participou de uma semana inteira de treinamento na matriz para se aperfeiçoar das atividades que a empresa ofertava para cada colaborador. A partir desse treinamento começou a ter mais contato com o vice-presidente da Divisão, McDonald, e através desse contato eles rapidamente começaram a se entender bem e através da conversa se descobriram que era conterrâneo e era estudante da mesma universidade.
Green soube de uma vaga para um especialista sênior de mercado, aonde que com rapidez veio se candidatar a essa vaga. Após um jantar, com McDonald o promoveu a especialista Sênior de Mercado, deixando bem claro que esta posição exigiria que Green não só pensasse estrategicamente, mais também taticamente, tendo que coordenar suas ações em diferentes áreas e níveis da companhia.
Com decorre do tempo surgiu uma promoção com um avanço bastante grande na carreira de Green, onde que normalmente um gerente de contas seria promovido a especialista de mercado, e após alguns anos seria promovido a especialista de sênior. Agora Green passou a supervisionar os dois especialistas de mercado daquela região, e reportava-se a Frank Davis, o diretor de Marketing- que ocupava anteriormente o cargo de Green.
A promoção de Green tornou-se efetiva em setembro de 2007 e McDonald ressaltou que seria uma situação bastante delicada, pois Davis esperava que ele fizesse o mesmo com a escolha do novo especialista sênior. Davis claramente demostrou que não aprovou da atitude de Green naquela reunião de projeções de metas, e começou a questiona-lo o percentual de crescimento na região. Com aproximadamente dois meses após sua promoção, Green não estava conseguindo atingir a meta estabelecida e por isso Davis chamou novamente para uma reunião para discutir a fim do seu desempenho ate aquele exato momento. Para surpresa de Green, Davis teria preparado uma lista de problemas encontrado no primeiro mês de sua gestão no seu ambiente de trabalho, com isso Davis começou a questiona-lo que ele não atendia suas ligações, não registrava seus compromissos na agenda de outolook para que Davis pudesse localiza-lo, e também não estava fazendo o relatório referente as oportunidades novas de negócios. Com isso Davis começou a redigir um e-mail para Mc Donald e copiou Green para registrar acordo que tinha feito com o próprio. Mesmo após com diversos documentos para mostrar o e-mail de outra especialista sênior como costumava utiliza-lo. Para Green esse tipo de informação de apresentação de e-mail e planilhas não combinava com seu estilo pessoal para coloca em pratica.
Após de três meses depois de sua ocupação no cargo, Green não mudou a sua postura e com isso os problemas permaneciam o mesmo. Green viajou e encontrou um especialista que lhe colocou que ele era simpático, atencioso, pensava de forma produtiva e rápida no entanto, alguns clientes estavam exigindo de Green memorandos e apresentações para justificar os gastos a seus superiores. Green não havia trabalhado este ponto, e preferia discutir estes temas pessoalmente. Davis novamente o chamou para discutir sobre sua avaliação de desempenho, e mais uma vez relatou exatamente os mesmos problemas, a mesma postura. Desta vez, Davis enviou um e-mail ao McDonald e não copiou Green, relatando as mesmas falhas, a mesma postura e desta vez disse que ele deveria apresentar resultados em 30 dias, caso contrário deveria ser substituído. Na sequência, McDonald enviou um e-mail para Green copiando Davis, onde pedia uma mudança imediata do seu desempenho e melhorias. Green percebeu que não era mais o “protegido” de McDonald e que teria que tomar decisões importantes para se manter nesta empresa, ou procurar um outro emprego.
Green não foi receptivo as orientações passadas por Mcdonalds e Davis, achando que, por ter obtido sucesso como Gerente de Contas, também poderia ter bons resultados como Especialista Sênior de Mercado. Green não se esforçou para se adaptar as novas regras e postura que o novo cargo exigia - se ateve a demonstrar seu talento, atendendo às expectativas de Mcdonalds, e não deu à atenção necessária as políticas internas da companhia. Seu cargo anterior não exigia tantas formalidades e documentações, e atendia ao estilo de trabalho de Green, que era mais focado no “verbal”, no presencial. Se Green tivesse passado pelas etapas que normalmente se passaria para chegar ao cargo de Sênior, essas mudanças teriam sido conduzidas e aprendidas com mais tempo, mais experiência. Outro ponto que destaco neste Estudo de Caso é a forma de resolução de conflitos, pelo triângulo McDonalds-Green-Davis. Como os três estavam envolvidos, a empresa deveria ter uma quarta pessoa, que seria um mediador, que por meio de reuniões com os envolvidos utilizaria ferramentas, tais como a escuta ativa e Brainstorm.
3

Outros materiais