Buscar

Apolo 1. Comunicação Organizacional e Sistemas de Informações Gerenciais.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre as formas de comunicação:
A globalização e os cenários de alta mudança trazem também impactos nas formas de comunicação organizacional. Cada vez mais, os líderes precisam compreender os ambientes em que suas empresas estão inseridas para saberem como lidar com as questões de seu dia-a-dia. Suas estratégias de comunicação interna e externa deverão levar em consideração a situação econômica em que sua empresa está inserida, local e globalmente. Desafios e obstáculos como o gerenciamento de horários de reuniões entre colaboradores que estão em diferentes países, idioma a ser escolhido para suas conversações, aspectos culturais e até mesmo legais devem ser considerados.
A seguir, você encontra algumas formas de comunicação, analise-as e as relacione com as suas respectivas explicações.
Formas de comunicação:
I Comunicação Institucional
II Comunicação de Produto
III Comunicação Financeira
IV Comunicação de Crise
Explicações:
( ) Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
( ) Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
( ) É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
( ) Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	IV, II, I, III.
	
	B
	III, IV, I, II.
Você acertou!
A sequência correta é III, IV, I, II. I. Comunicação Institucional: É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.?II. Comunicação de Produto: Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários. III. Comunicação Financeira: Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.?IV. Comunicação de Crise: Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização. (Aula 2, páginas 32 a 35).
	
	C
	II, I, IV, III.
	
	D
	I, III, IV, II.
	
	E
	III, I, II, IV.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 20.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tendese a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 0809).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre o histórico da comunicação organizacional.
Podemos dizer que, desde que as civilizações humanas estruturaram empresas e outros tipos de organizações profissionais, houve comunicação entre as pessoas que faziam parte dessas estruturas. Afinal, comunicarse é condição fundamental para o ser humano.
Traçar um apanhado histórico de documentos que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa. No entanto, do ponto de vista do que se convencionou chamar de Relações Públicas podemos considerar como marco:
Nota: 20.0
	
	A
	No século IV a.C., quando Aristóteles descreveu a ação comunicacional em A Retórica.
	
	B
	A eclosão da Primeira Guerra Mundial, com as discussões sobre estratégia.
	
	C
	A proliferação dos regimes de ultradireita na Europa e no Brasil, que utilizavam a propaganda oficial para manipular o povo.
	
	D
	A contratação de um escritor, no século XVIII, para traçar estratégias de comunicação para a emancipação dos EUA.
Você acertou!
Muito embora todos os tópicos levantados remetam a questões de comunicação, é o penúltimo tópico, portanto a alternativa "D", que cita o mais antigo trabalho considerado propriamente de Relações Públicas ou comunicação Organizacional, conforme está descrito no texto anterior (Aula 01, p. 6).
	
	E
	A contratação de um designer, no século XIII, para traçar estratégias para a emancipação da Inglaterra.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Sobre o processo de comunicação nas organizações, considere a seguinte situação:
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
 Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que melhor promoverá efetividade na comunicação.
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiele exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!
Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos (Veja a resposta na Aula 2 - Tema 1).
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Um tema muito discutido nas organizações contemporâneas é a geração de informações que agreguem valor às instituições, isto é, informações de qualidade e que merecem estar entre as principais preocupações de uma instituição. Conforme apresentado nas aulas de Sistemas de Informação Gerencial, essas essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas, cada qual com suas especificidades.
Na tabela abaixo são apresentadas algumas informações que estão presentes no meio organizacional e pedimos que, de acordo com os nossos estudos das aulas de SIG, analise essas informações e as classifiquem:  “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas. Após a classificação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 2 – 1
 
	
	E
	2 – 1 – 1 – 1 – 2
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior”, “Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado” e “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” (Aula 02, p. 56).

Outros materiais