Buscar

questionário HISTÓRIA DO BRASIL COLONIA II

Prévia do material em texto

HISTORIA DO BRASIL COLONIA II
Pergunta 1
1.            A Coroa de Portugal, na medida em que organizava a exploração do ouro, precisava aumentar seu controle sobre a população para evitar fraudes, sonegações e desvios que ocorriam desde o início da exploração e, assim, foi ordenado pela metrópole o estabelecimento de:
	
	a.
	Um imposto anual de cem arrobas.
	
	b.
	A derrama, para obter os impostos atrasados.
	
	c.
	Casas de fundição, proibindo a circulação de ouro que não fosse fundido e quintado.
	
	d.
	Um imposto que exigia a entrega de todo o ouro encontrado em Minas Gerais.
	
	e.
	Um imposto sobre o número de escravos utilizados na exploração de uma determinada lavra.
Pergunta 2
1.    A condição de escravo nas Américas levou a população negra a resistir à opressão de diversas maneiras, o que nos faz questionar com bastante severidade a visão arcaica e negativa da aceitação com pouca ou quase nenhuma resistência pelos escravos de origem africana. Sobre as formas de resistência, podemos considerar como correto afirmar que:
	
	a.
	A aculturação alienava o escravo e o impedia de ser mais bravamente, quase não havendo lutas nas áreas coloniais.
	
	b.
	A tese de não resistência ainda hoje é bastante utilizada quando consideramos as diferenças nos campos bélicos e econômicos. 
	
	c.
	Não é possível afirmar que houvesse qualquer troca no aspecto religioso, pois a cultura do dominador sempre se impõe sem sofrer influências dos colonizados.
	
	d.
	Em diversos campos houve resistência, desde as negociações no âmbito da religiosidade, até mesmo no trabalho com pouca dedicação ou ainda destruição ou revoltas, chegando até a fundação de importantes focos de resistência, conhecidos como quilombos.
	
	e.
	Os quilombos sempre duravam muito pouco tempo, pois eram rapidamente dominados pelos brancos.
Pergunta 3
1.            A expansão territorial teve como um de seus principais fatores a ação dos bandeirantes que, em suas diferentes formas de ação, buscavam principalmente:
	
	a.
	Proteger os padres jesuítas portugueses de ataques dos espanhóis.
	
	b.
	Demarcar as fronteiras pertencentes a El-Rei de Portugal, pois eram pagos pela Coroa.
	
	c.
	Fundar colônias agrícolas no interior de São Paulo.
	
	d.
	O espírito aventureiro e a ideia de capturar indígenas e entregá-los aos jesuítas para sua catequização.
	
	e.
	Riquezas minerais como ouro e diamantes, lutar contra escravos e indígenas no interior e também capturar mão de obra.
Pergunta 4
1.            As Grandes Navegações e os contatos com o Novo Mundo foram, do ponto de vista do esforço de deslocamento humano, feitos complexos, muito arriscados, mas também bastante lucrativos. Se para estudar História é fundamental a consulta de cartas e mapas, é preciso também cuidado para não perder de vista as realidades que as pessoas enfrentavam em suas vidas, assim, se olharmos para um mapa do Atlântico, com a América a Oeste e a Leste a África, devemos considerar que:
	
	a.
	Portugal proibia que pessoas se deslocassem entre os continentes, uma vez que as colônias eram fechadas a todos que viessem de fora, ainda que portugueses.
	
	b.
	Não se deve recorrer aos mapas para estudar História; pois, de acordo com o exposto, eles sempre nos induzem a erros.
	
	c.
	As distâncias entre os continentes quase que impossibilitaram a circulação de pessoas entre a América e a África entre os séculos XVI e XVIII.
	
	d.
	Para entender a dinâmica na América Portuguesa, é fundamental entender o mundo atlântico, com a circulação de pessoas e riquezas de ambos os lados e quase que o tempo todo.
	
	e.
	É muito difícil estudar esses possíveis contatos, pois não deixaram vestígios na cultura brasileira.
Pergunta 5
1.            Com a descoberta das minas no interior da colônia, foram atraídas várias pessoas para as regiões que hoje compreendem Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Sobre essa população, pode-se afirmar que:
	
	a.
	Todas as pessoas que para lá se dirigiram enriqueceram enormemente.
	
	b.
	Os portugueses permitiam a entrada de quaisquer estrangeiros na região, desde que obedecessem as leis de Portugal.
	
	c.
	A extrema pobreza da região era fruto da exploração que a Coroa exercia sobre as pessoas por meio da cobrança de impostos sempre muito elevados.
	
	d.
	A exploração aurífera permitiu o desenvolvimento de toda sorte de pessoas na sociedade mineradora, podendo se notar desde aqueles muito ricos, donos de importantes lavras até a população no limiar da pobreza e que a custo de muito esforço sobrevivia nas Minas.
	
	e.
	Era inexistente a figura das classes médias, pois ou se era muito rico, ou muito pobre.
Pergunta 6
1.            No século XVII, Portugal conseguiu sua Restauração Monárquica, levada adiante pelos duques de Bragança e, assim, em 1640 termina a União Ibérica. Considerando a necessidade de suprir suas carências econômicas e financeiras, bem como organizar sua administração, as relações com a América Portuguesa sofreram alterações e a esse respeito:
	
	a.
	Pode-se afirmar que as pressões diminuíram devido ao fato de Portugal temer revoltas na colônia que provocassem a ruptura do pacto colonial.
	
	b.
	Vemos que Portugal passou a consultar colonos antes de decidir sobre assuntos sem relevância para eles, tais como fiscalidade e autonomias administrativas.
	
	c.
	É possível observar que os colonos se inspiraram no exemplo das Treze Colônias, buscando também sua emancipação.
	
	d.
	Ocorreram diversos movimentos nativistas que reivindicavam, principalmente, o fim do exclusivo metropolitano e sua emancipação política.
	
	e.
	É possível compreender que a necessidade de reafirmar sua soberania sobre as colônias aumenta as tensões e estas explodiram em movimentos contra aquilo que era percebido como certos abusos das autoridades.
Pergunta 7
1.            Os mais relevantes estudos historiográficos que tratam do tráfico de escravos para a América Portuguesa enfatizam que o negro africano foi utilizado mais amplamente do que o nativo porque:
	
	a.
	Os nativos resistiam ao cativeiro e, assim, em nenhum momento os portugueses conseguiram escravizar os nativos. 
	
	b.
	O escravo africano era muito mais barato que o nativo.
	
	c.
	A função primordial da colônia era prover lucros para a metrópole, sendo que o tráfico de escravos era um comércio extremamente lucrativo, sendo que sua função mercantil determinou o uso dessa mão de obra compulsória na América Portuguesa.
	
	d.
	A mais fácil adaptação do escravo africano ao trabalho que os nativos.
	
	e.
	O acordo da Igreja Católica se recusar em batizar e aceitar negros em suas irmandades, facilitando sua escravização na América Portuguesa.
Pergunta 8
1.            Para se estudar a colonização que deu origem ao Brasil, é importante levar em consideração o aspecto religioso, em que existe um processo que provocou a formação de um Catolicismo Negro e assim:
	
	a.
	A presença de irmandades negras reforça a ideia de que havia uma troca intensa e transformações nos dois universos, do colonizador e do colonizado.
	
	b.
	A presença das irmandades negras demonstra a aceitação passiva do escravo em relação à cultura dos senhores brancos.
	
	c.
	Ao entrar em contato com a religiosidade do conquistador, a cultura africana desapareceu.
	
	d.
	Foram tão escassos os casos de contatos religiosos entre negros e brancos que têm pouco valor para os estudos históricos.
	
	e.
	Uma vez que só existiram irmandades negras na região diamantífera, não é possível estudar sua relevância para o restante da Colônia Portuguesa. 
Pergunta 9
1.            Pode-se afirmar com certa tranquilidade que a riqueza explorada nas Minas Gerais foi sem precedentes no Brasil colonial e assim, de certa maneira, contrastavam com a natureza religiosa dos homens que acorriam para essas áreas. O estilo de arte que se desenvolveu na região foi:
	
	a.Barroco.
	
	b.
	Impressionismo.
	
	c.
	Arquitetura Missioneira.
	
	d.
	Taipa de pilão.
	
	e.
	Neoclássico.
Pergunta 10
1.    São fatores que contribuíram decisivamente para a interiorização da colonização:
	
	a.
	A ausência de riquezas no litoral e os ataques indígenas que obrigaram a fuga dos europeus para o interior.
	
	b.
	O avanço do gado bovino e do bandeirismo.
	
	c.
	O final da produção açucareira no atual Nordeste do Brasil.
	
	d.
	A expansão da lavoura canavieira para o Centro-Oeste no século XVII.
	
	e.
	A descoberta de minas de esmeraldas em Goiás, atraindo milhares de aventureiros para o sertão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes