Buscar

Simulados de Farmácia Hospitalar 2

Prévia do material em texto

Na área hospitalar há diversas atividades que são privativas do profissional farmacêutico, qual das seguintes não faz parte dessas atividades privativas do farmacêutico.
		
	
	b) Guarda de produtos controlados
	
	d) Preparo de soluções parenterais e especiais
	 
	c) Prescrição de medicamentos
	
	a) Dispensação de medicamentos
	
	e) Controle de matéria-prima e de medicamentos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601352441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente, espera-se que a farmácia hospitalar desenvolva atividades clínicas e relacionadas à gestão, que devem ser organizadas de acordo com as características do hospital onde se insere o serviço, isto é, manter coerência com o tipo e o nível de complexidade do hospital. Assim, analise as seguintes afirmativas sobre a Farmácia Hospitalar. I. As ações da Farmácia Hospitalar contribuem para o equilíbrio entre efetividade, segurança e custo da assistência desenvolvida na instituição. II. A Farmácia Hospitalar tem como objetivo principal contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos. III. A Farmácia Hospitalar tem como enfoque central os aspectos econômicos do processo assistencial em função do custo da assistência à saúde, da complexidade da farmacoterapia e da morbimortalidade relacionada a medicamentos. IV. A Farmácia Hospitalar é responsável pela implantação de sistema de informação de medicamentos para otimizar a terapia medicamentosa, subsidiar o seguimento farmacoterapêutico e contribuir com a orientação sobre o uso domiciliar de medicamentos ao paciente em alta. Pode-se concluir que
		
	 
	apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas I, II estão corretas.
	
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601352144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fator que não condiciona a área física necessária par uma farmácia hospitalar é:
		
	
	d) Periodicidade de compra de medicamentos
	
	a) Porte hospitalar
	
	b) Localização geográfica
	
	c) Tipo de assistência prestada
	 
	e) Tempo em que o paciente fica no hospital
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601352506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos tipos de farmácias a seguir representa uma unidade técnico-administrativa considerada um serviço de apoio essencial ao hospital, que tem como objetivo promover o uso racional dos medicamentos?
		
	
	Manipulação
	
	Clínica
	
	Comercial
	
	Homeopática
	 
	Hospitalar
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602229495)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Portaria 3.916/98 que dispõe sobre a Política Nacional de Medicamentos está expressa em um documento importante, que reconhece a relevância estratégica da assistência farmacêutica. A diretriz da Política que estabelece a necessidade de uma lista com aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população é a:
		
	 
	regulamentação sanitária de medicamentos;
	
	promoção do uso racional de medicamentos;
	
	promoção da produção de medicamentos;
	
	reorientação da assistência farmacêutica;
	 
	adoção de relação de medicamentos essenciais;
		
	
	Uma vez consolidadas as atividades consideradas prioritárias na farmácia hospitalar, podem-se desenvolver programas ou outras ações que conduzam ao uso seguro e eficaz de produtos farmacêuticos, como:
		
	 
	Programação de medicamentos.
	
	Aquisição de medicamentos.
	
	Aprimoramento do sistema de gerenciamento de estoque.
	
	Atualização do processo de seleção de medicamentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601352194)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Diversos parâmetros são observados para a realização de compra de gestão da farmácia hospitalar. Qual das seguintes opções é um parâmetro importante para o controle dos estoques?
		
	
	e) Curva XYZ
	
	c) Estoque limite
	 
	b) Curva ABC
	
	a) Tempo de espera
	 
	d) Consumo médio mensal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601352458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma central de abastecimento farmacêutico (CAF) deve assegurar a manutenção das características físico-químicas, integridade e qualidade dos medicamentos, germicidas, correlatos e outros materiais ali armazenados. Deste modo, fazem-se necessárias condições adequadas, como:
		
	
	É recomendável que os medicamentos, correlatos, produtos inflamáveis e outros produtos sejam armazenados em um único ambiente, otimizando o espaço físico do CAF.
	
	Local bem iluminado e arejado, permitindo a incidência de luz solar, sem umidade e controle de temperatura ambiente.
	
	Não permitir ventilação artificial no local.
	
	Deve estar localizado o mais distante possível das unidades hospitalares.
	 
	O acesso, tanto interno quanto externo, e a circulação devem ser otimizados, facilitando o recebimento e a distribuição dos produtos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601352201)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Podemos na farmácia hospitalar classificar os itens utilizando a classificação ABC, mas além dela pode-se classificar segundo a prioridade técnica, em XYZ. Marque a afirmativa correta:
		
	 
	b) Os itens X são aqueles cuja falta põe em risco o funcionamento do hospital ou a vida do paciente
	 
	d) Os itens Z são de grande importância e essenciais
	
	c) Os itens Y são os relativamente menos importantes
	
	a) Os itens Y são aqueles cuja falta põe em risco o funcionamento do hospital ou a vida do paciente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601352202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na seleção de medicamentos os critérios que devem ser considerados são:
		
	 
	b) Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação à faixa etária
	
	c) Incluir medicamentos de comprada eficácia baseando-se na mídia e marketing
	
	a) Eleger novos antibióticos para o tratamento de infecções causadas por microorganismos não resistentes a antibióticos padronizados
	
	d) Evitar considerar as necessidades epidemiológicas da população atendida
		
	
	A distribuição de medicamentos na farmácia hospitalar é o suprimento de medicamentos às unidades usuárias, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação ou administração na população usuária. Qual das seguintes distribuições a enfermagem faz a requisição de reposição de estoque ao serviço de farmácia, que dispensa os medicamentos sem que haja informações para quem o medicamento está sendo solicitado?
		
	
	d) Mista
	
	b) Dose individualizada
	 
	a) Dose coletiva
	
	e) Bidistribuição
	
	c) Dose unitária
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602261954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A alternativa que melhor define Farmácia Clínica é a:
		
	
	área da saúde aplicável à otimização da farmacoterapia dos pacientes no caso do uso de antimicrobianos.
	 
	atividade com caráter multiprofissional que busca o uso seguro de medicamentos com a aplicação dos conhecimentos profissionais sempre visando o bem estar do paciente.
	
	atividade com caráter multiprofissional focada na dispensação e gestão do uso de medicamentos, focado sempre na redução de custos do hospital.
	
	especialidade das ciências da saúde que visa aplicar os conhecimentos dos profissionais para notificar reações adversas a medicamentos.
	
	ciência da área da saúde que busca o uso seguro de medicamentos com a aplicação dos conhecimentos relacionados à gestão de recursos materiais e humanos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601855415)Pontos: 0,0  / 0,1
	A Assistência Farmacêutica é parte essencial dos processos de atenção à saúde. Em nível hospitalar torna-se primordial que as atividades da unidade de farmácia sejam executadas de forma que garanta efetividade e segurança no processo de utilização dos medicamentos e outros produtos para saúde, melhorando resultados clínicos, econômicos e a qualidade de vida dos usuários. Dessa forma, analise as proposições e assinale a alternativa correta. I. Constitui objetivo primário da farmácia hospitalar o controle de agentes antimicrobianos nas infecções hospitalares, treinamento e educação. II. A farmacotécnica dentro da farmácia hospitalar é constituída por manipulação de misturas intravenosas, nutrição parenteral, fracionamento e unitarização. III. A farmácia clínica dentro da abordagem hospitalar se ocupa de estudos de utilização de medicamentos, fármaco-epidemiologia e farmacovigilância. IV. O setor de logística farmacêutica preocupa-se com seleção, aquisição e distribuição dos medicamentos, seleção dos fornecedores e dispensação dos medicamentos, preparação da dose individualizada/unitária, controle de estoque.
		
	
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
	 
	As proposições II, III e IV estão corretas.
	
	Somente a proposição III está correta.
	
	Todas as proposições estão incorretas.
	 
	Todas as proposições estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601352502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A distribuição de medicamentos na farmácia hospitalar é o suprimento de medicamentos às unidades usuárias, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação ou administração na população usuária. Qual das opções a seguir refere-se a um sistema de distribuição com o objetivo de garantir que os medicamentos prescritos cheguem de forma segura e higiênica ao paciente, garnatindo a eficácia do esquema terapêutica.
		
	 
	d) Dose unitária
	
	a) Coletivo
	
	c) Individualizado indireto
	 
	b) Individualizado direto
	
	e) Misto
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602133908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O conceito de Farmacovigilância abrange a identificação e a avaliação dos efeitos de uso, agudo e crônico, dos tratamentos farmacológicos no conjunto da população ou em subgrupos de pacientes expostos a tratamentos específicos. A farmacovigilância se preocupa, principalmente, em estudar as reações adversas aos medicamentos (RAM). Basicamente podem-se monitorar as RAM de duas maneiras: por meio de estudos epidemiológicos clássicos, descritivos ou analíticos - principalmente estudos tipo coorte e caso-controle - e por meio de sistema de notificação espontânea, o mais utilizado pelos sistemas nacionais. Os sistemas de notificação espontânea são importantes pela capacidade de identificar RAM novas ou inusitadas.
	
	Os resultados da Farmacovigilância nem sempre podem ser utilizados como instrumento importante na mudança dos padrões de utilização de medicamentos. As unidades de saúde devem apresentar a possibilidade de implementar essa conduta, decorrente das ações da Farmacovigilância, unicamente no processo de dispensação e uso.
	
	Os requisitos do uso racional são muito complexos e envolvem uma série de eventos. Para que sejam cumpridos, devem contar com a participação de diversos atores sociais: pacientes, profissionais de saúde, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, governo. Sendo assim, os prescritores estabelecem papel de maior importância para o processo do uso racional na medida que a prescrição médica é a condição básica e imprescindível para que o paciente tenha acesso e uso adequado de medicamento.
	
	O farmacêutico, diante dos resultados da Farmacovigilância, é o único profissional, que passa a avaliar mais cuidadosamente o tratamento prescrito e estará alertando, previamente, não só para os possíveis efeitos deletérios dos fármacos, como também para a possibilidade concreta de sua ocorrência.
	
	Fatores diversos podem contribuir na efetivação de práticas e desejos racionais de utilização de medicamentos por indivíduos ou populações. Como exemplos, podem-se citar: uma grande oferta (em quantidade ou em variedade) de medicamentos, considerados essenciais ou não; a atração proporcionada por novidades terapêuticas; o marketing poderoso da indústria farmacêutica; o direito, supostamente inalienável, do médico em prescrever; e até sincretismos culturais, que expõem os medicamentos a usos jamais pensados por aqueles que os desenvolveram. Para um uso racional, é preciso, em primeiro lugar, estabelecer a necessidade do uso do medicamento; a seguir, que se receite o medicamento apropriado, a melhor escolha, de acordo com os ditames de eficácia e segurança comprovados e aceitáveis.
		
	
	Qual a temperatura errada?
		
	
	Em refrigerador = 2 ºC a 8ºC
	
	Local fresco = 8ºC a 15ºC
	 
	Em congelador = -20ºC a 1ºC
	
	Temperatura ambiente = 15ºC a 30ºC
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602261921)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o sistema de distribuição de doses utilizados em hospitais, avalie as afirmações a seguir.
I- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma menor quantidade de recursos humanos e materiais e um maior acesso aos medicamentos.
II- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma maior quantidade de recursos humanos e materiais e um menor acesso aos medicamentos.
III - O sistema misto é a utilização dos sistemas coletivo e dose unitária no mesmo hospital tanto com medicamentos quanto com produtos médico-hospitalares.
VI- O sistema de dose individualizado apresenta como vantagem um menor número de erros de medicação e exige um maior tempo de dispensação dos medicamentos.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II.
	 
	I.
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	I e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601352463)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às atividades da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), assinale a alternativa incorreta
		
	 
	Conservar os medicamentos em condições seguras, preservando sua qualidade.
	 
	Realizar a dispensação de medicamentos por dose individualizada ou por dose unitária de acordo com a prescrição médica.
	
	Realizar levantamentos periódicos dos estoques e elaborar relatórios gerenciais.
	
	Receber os produtos comprados acompanhados das notas fiscais e conferi-los.
	
	Realizar os lançamentos de entrada por meio de sistema informatizado ou manual e guardar produtos de acordo com as normas técnicas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601352504)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual das seguintes é incorreta sobre os programas de farmacovigilância hospitalar?
		
	 
	e) A notificação em farmacovigilância é quase sempre de suspeita a ser posteriormente confirmada ou não
	
	c) Apresentam, entre outras, ações voltadas para a detecção precoce de reações adversas desconhecidas ou interações medicamentosas
	
	d) Detectam aumento na freqüência de ocorrência de reações adversas conhecidas
	
	b) São essenciais para medicamentos novos, pois proporcionam a avaliação do seu uso, em grandes populações, sem o controle experimental dos ensaios clínicos.
	 
	a) Corresponde aos procedimentos que na farmacologia clínica são chamados ¿estudo fase II¿
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601936697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - O uso racional de medicamentos, que diz respeito a prescrição apropriada, a dispensação em condições adequadas e ao consumo do medicamento em doses indicadas, inclui também o seguimento dos efeitos desejados e de possíveis eventos adversos conseqüentes do tratamento; alem da adesão do tratamento pelo paciente.II - As ações de Assistência Farmacêutica envolvem exclusivamente aquelas referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. III - A Portaria 3.916/98, que regulamenta a Política Nacional de Medicamentos (PNM), definiu o conceito para Assistência Farmacêutica (AF). Em relação a Assistência Farmacêutica (AF) pode-se afirmar: Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e o controle de qualidade, a segurança e a eficiência terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento, e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informações sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais da saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. As atividades de AF devem ser preferencialmente coordenadas por profissional farmacêutico, tendo, entretanto, caráter multiprofissional, que envolvem o medicamento e que devem ser realizadas de forma sistêmica, articulada e sincronizada. IV - O envolvimento do profissional farmacêutico em atividades clinicas tem possibilitado uma participação mais efetiva no processo de utilização racional de medicamentos e melhoria na assistência ao paciente. Desta forma, é necessário que o farmacêutico clinico se intere, inicialmente, da anamnese e da hipótese diagnostica, informações recolhidas pelo próprio prontuário do paciente, devendo atuar também em integração com médicos, enfermeiros e nutricionistas, favorecendo a pratica de uma terapia segura e racional, o que possibilita um maior entrosamento com o paciente. V - Sobre o processo da Atenção Farmacêutica, pode-se afirmar que o profissional farmacêutico que vai iniciar um programa de Atenção Farmacêutica deve estabelecer quais as atividades a serem desenvolvidas, as informações a serem solicitadas e de que forma isso será documentado. Desta forma, a contribuição do farmacêutico no processo de atenção farmacêutica é a promoção da prescrição racional e econômica, por intermédio da alteração da prescrição do medicamento, quando necessário, de forma a assegurar o uso racional e seguro de medicamentos.
		
	 
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas IV e V
	
	Estão corretas as afirmativas I, IV e V
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes