Buscar

ESTÁGIO 8 SEMESTR

Prévia do material em texto

c
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte
Rua Jequitibá, 40 – Caixa Postal n.º 02 – Fone: (66) 3552-1965
CEP 78.520-000 - GUARANTÃ DO NORTE-MT
CURSO DE PEDADOGIA
Coordenação: Professora Hermenegilda Moraes Correia
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (FCSGN)
Licenciatura em Pedagogia
Marta Martins Pereira 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO SALA DE RECURSOS
Guarantã do Norte-MT
2017
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (FCSGN)
Licenciatura em Pedagogia
Marta Martins Pereira
ESTÁGIO SUPERVISIONADO SALA DE RECURSO
Pasta desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado e apresentado ao curso de pedagogia do 8ºB semestre. Na Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte. Para obtenção de nota, orientado pela professora Michele Bresolin da Silva.
Guarantã do Norte-MT
2017
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho contém relatos das experiências vivenciadas por mim na Escola Municipal 13 de Maio de Guarantã do Norte MT, para o estágio supervisionado na sala de recursos do curso de licenciatura em pedagogia, foi desenvolvido através de entrevista, observação e regência das atividades na sala de recursos, onde relatarei a descrição da instituição e como ocorreram as atividades realizadas na referida sala.
E assim demostrarei que o estágio supervisionado na sala de recursos tem grande relevância, pois sua função é a alfabetização, socialização e o desenvolvimento das demais habilidades que torna o indivíduo autônomo. A sala de recursos objetiva contribuir para a superação da exclusão social, quer seja pela deficiência mental, bem como déficit de atenção ou dificuldade de locomoção. 
 
 
 
2.Relatório de reconhecimento da instituição
A escola Municipal 13 de Maio está localizada na rua sumaúma nº 330 bairro 13 de Maio em Guarantã do Norte.
A escola referida possui 11 salas das series da pré-escola, 1 ao 7 ano, ao todo contém 500 alunos e 27 professores, totalizando 30 contando com direção, coordenação e articulação, atualmente conta com 9 funcionários do apoio. Possui uma biblioteca e uma brinquedoteca, uma sala de recurso, laboratório de informática e uma quadra de esporte.
Sua missão é realizar um trabalho de qualidade, democrático, participativo, visando oferecer ao aluno um serviço educacional com base nos princípios da constituição federal das LDB e do ECA, diminuindo a evasão escolar e estimular a participação dos pais e responsáveis na vida escolar de seus filhos.
3.Relatório de observação 
Dia 21 de setembro, as 7 horas da manhã entrei na sala de recursos juntamente da professora Maria Rosa para observar a pratica da mesma, nesse dia havia apenas dois alunos, Brayan e Vitor, os demais haviam faltado. A professora Maria Rosa conversou com os alunos, me apresentou e disse que eu estaria ali para observar como iria trabalhar naquele dia.
Então ela organizou-os em uma mesa pequena, trouxe alguns quebra-cabeças impressos, também tesouras, cola e giz de cera, pediu para que eles pintassem os desenhos dizendo primeiro que cor estava sendo utilizada, no momento Brayan desempenhou tudo muito bem, porém Vitor não foi tão bem, pois ambos estavam atrasados com a aprendizagem, Vitor tem nível pré-silábico e Brayan nivel grafismo primitivo. Nesse dia por ser dia da arvore ela contou a historia da casa da mangueira, os alunos pintaram os desenhos, recortaram e depois fizeram colagem nos cadernos, em seguida jogamos dominó, onde montava os animais, os alunos se mostraram muito interessados apesar das dificuldades, era visível a vontade de participar que Brayan e Vitor tinha, então já era hora de voltar para sala de aula, me despedi dos pequenos com um abraço, dizendo que voltaria amanhã.
4.Relatório de observação e interação 
Dia 22 de setembro, 13 horas juntamente com a professora Maria Rosa passamos nas salas para reunir os alunos que naquele dia teriam reforço na sala de recurso. Nesse dia havia 3 alunos Enzo, com grau leve de autismo, Mirela com dificuldade de aprendizagem, mas que ainda não tem laudo e Maria Eduarda com dificuldade visual, percebi que nesse dia a professora teve muito trabalho, pois os alunos eram muito agitados, Enzo era muito ansioso e só queria fazer o que achava conveniente, Mirela não prestava atenção no que a professora estava fazendo, percebi que Mirela gostava de atividades que exigem concentração, pois ao realizar o jogo ela se mostrou muito concentrada, Maria Eduarda se mostrou muito dedicada, que apesar de suas limitações, já reconhecia as letrinhas, demostrava interesse e realizou todas as atividades propostas pela professora.
A aula do dia era sobre animais e sobre as cores, então pegamos objetos de cores variadas para que os alunos observassem e identificassem as cores e posteriormente fizemos jogos, Mirela ficou na TV pois não interagia com os demais, enquanto Enzo e Maria Eduarda jogaram um divertido dominó juntamente com a professora. 
Nesse dia a aula foi muito proveitosa, e pude perceber o quão importante é a professora ter domínio de sala e de conteúdo, pois os alunos com déficit de aprendizagem requerem muita paciência e dedicação.
Plano de aula
Escola: 13 de Maio
Professora Regente: Maria Rosa
Professora Estagiaria: Marta Martins Pereira
Série: Multisseriadas
Disciplina: Português
Conteúdo: Vogais e Cores
Objetivos
Desenvolver a atenção e o pensamento logico;
Estimular a aprendizagem;
Perceber-se como ser capaz de aprender, acreditando em si mesmo.
Desenvolvimento
Iniciei a aula contando a história do patinho feio e depois os quebra-cabeças para serem pintados e recortados e posteriormente montados e colados nos cadernos dos alunos. Em seguida pedirei que os alunos escolham um balão que se encontrará cheio de ar e com uma vogal dentro. Ao estourar o balão o aluno terá que ler a vogal, caso ele acerte a letra, ganhará uma recompensa, que será uma figurinha ou um doce, e se o aluno acertar a vogal e a cor do balão ganhará duas recompensas.
Recursos
Papéis impressos, balões, figuras e doces
6.Relatório de Regência 
O presente relatório é sobre a experiência que tive durante o estágio de regência que fiz no dia 25 de setembro de 2017, no período vespertino na escola 13 de maio, localizada na rua Sumaúma nº330, no bairro 13 de maio, Guarantã do Norte. A regência foi realizada na sala de recursos, o conteúdo proposto foi vogais e as cores.
As 13 horas e 15 minutos depois de conversar com a professora Maria Rosa, passamos juntas nas salas das crianças que naquele dia teriam sala de recurso, e as levamos para a sala, elas já estavam a nossa espera. Ao chegar a sala juntamente com Enzo, Maria Eduarda, João e Mirela iniciei a aula contando uma história sobre o patinho feio, utilizei umas imagens de patinhos e em seguida ofereci a eles um desenho de um pato para que pintassem e recortassem e posteriormente colassem em seus cadernos, como um quebra-cabeças , depois que todos terminaram a atividade do desenho, trabalhamos as vogais da seguinte forma, enchemos alguns balões coloridos, dentro de cada balão havia uma vogal então disse que cada criança escolhesse um balão e em seguida falasse a cor do mesmo e também a vogal que havia dentro dele, quem acertasse a cor e a vogal era recompensado com uma pontuação e no final da aula receberia um doce de acordo com a pontuação que houvesse obtido. 
Finalizei a aula maravilhada com a receptividade que tive com a professora, direção e com os alunos.
Conclusão
A experiência que tive na observação, interação e regência na sala de recursos da Escola 13 de maio reforçaram a importância dos estágios para minha formação, pois pude relacionar a teoria estudada na faculdade com a pratica vivida no meio escolar e o estágio é a melhor ferramenta para preparar o acadêmico para uma atuação transformadorae comprometida com o bom desenvolvimento da criança. 
O estágio foi muito proveitoso para eu conhecer melhor meus possíveis locais de atuação, pois todo trabalho realizado com crianças pode ser encantador, mas ao mesmo tempo desafiador e cabe ao professor ter total domínio dos métodos de atuação para os que os objetivos sejam alcançados.

Continue navegando