TG CONTABILIDADE AVANÇADA
3 pág.

TG CONTABILIDADE AVANÇADA


DisciplinaContabilidade Avançada2.105 materiais31.680 seguidores
Pré-visualização1 página
Redigir uma nota explicativa sobre a política de vendas de membranas da Balme Brasil S.A.
Essa nota explicativa precisa estar de acordo com as orientações dos seguintes pronunciamentos:
CPC 16 \u2013 Estoques
CPC 23 \u2013 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
OCPC 07 \u2013 Evidenciação na Divulgação dos relatórios Contábil- Financeiros de Propósito, Geral.
Nota 01. 
Contexto Operacional 
A empresa Balme Biotecnologia Clínica é uma empresa sediada na cidade de Mendrisio na Suíça. Tem como proprietário Viktor Leonid; é uma empresa que produz um material de alta tecnologia produzida com celulose úmida, a membrana Balme 216H. No Brasil, foi recém-criada uma filial, a empresa Balme Brasil Biotecnologia S.A., está sediada em Alphaville-Sp e é regida pela Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, que regulamenta a companhia de sociedade anônima no país. A Balme Brasil Biotecnologia S.A oferece a cada novo cliente, médicos treinados e disponibiliza a esse cliente um estoque de Balme 216H em regime de consignação.
Nota 02.
Estoque
O estoque de membrana Balme 216H é mensurado pelo valor de custo de produção que é irrisório, pois o maior custo está em montar os moldes e na tecnologia e pesquisa de ponta empregada, fazendo com que a membrana tenha um elevado custo em seu valor realizável líquido.Por meio de consignação o estoque é disponibilizado para pronta-utilização, quando for necessário o uso em um paciente o hospital terá um estoque adequado.Conforme o cliente consome a membrana serão emitidas notas fiscais de venda e emitidos os documentos para pagamento.A cada nota de venda emitida, são reconhecidos os valores do estoque como despesa conforme a receita é reconhecida.Inclui qualquer redução ao valor realizável líquido, como custo dos estoques, sendo uma despesa de resultado.
Nota 03.
Políticas Contábeis, Mudança de Estimativas e Retificação de Erro
Melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade, bem como proteger a comparabilidade ao longo do tempo e para com as de outras entidades. 
Políticas Contábeis são os princípios, ou seja, as convenções e regras e práticas aplicadas na elaboração e apresentação das demonstrações. A empresa Balme Biotecnologia Clínica patrocina diversas convenções e regras práticas aplicadas na elaboração e apresentação de políticas contábeis, demonstrando mudanças e retificações. Pesquisas científicas foram patrocinadas por Viktor Leonid.
Inovações tecnológicas na área da saúde surgiram pela pesquisa científica. A política comercial começou quando a Balme emitiu suas primeiras notas fiscais.
Mudança de Estimativa Decorre de novas informações ou inovações, não são retificações de erro. Trata-se de um ajuste no saldo do ativo ou passivo. 
Umas das inovações do hospital é que recebe kits de membranas com 52, diferentes tamanhos. No estoque da Balme é alternativo por pronta-utilização, ou seja, determinado número de peças de acordo com a necessidade e quantidade de pacientes a espera da intervenção cirúrgica.
	Auditores acompanharam das atividades, verificando o estoque da empresa; observando o tipo de tecnologia usada no produto.
Retificação de erro Individual ou coletivo influencia decisões erradas por terceiros. A membrana 216H consistia em e uma celulose úmida moldada e com furos e tubos. Elisandréia Dantas argumentou que o produto em si não passava de uma toalha de papel um pouco mais grossa e granulada. O material foi retificado pela equipe de auditores. O maior erro foi que não se encontrou notas explicativas em relação ao processo de política comercial da empresa.
Nota 04.
Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros, de propósito, geral.
Foi prescrito no registro contábil, assim como divulgado que: a membrana Balme 216H é caríssima; usada no hospital Húngaro- Francês, por ser um produto muito bom e novo em Alphaville, o tratamento com esse tipo de membrana é uma fortuna para pacientes carentes, esse valor é estratosférico, a Balme Brasil Biotecnologia Clínica S.A fatura alto. Assistências governamentais deveriam subverter o preço cobrado pela Balme Brasil, para pessoas de baixa renda.