Buscar

Normas Brasileiras de Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil 
Pede-se: Analisar os trabalhos de perícia realizados pelo Sr. André e responder às questões propostas, mencionando o respectivo item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC nº 1.244/09):
O Sr. André, contratado para efetuar a perícia na Diale, não possui a habilitação necessária, mas tem seu registro como contador no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (ele mora em Porto Alegre). Ele está habilitado para exercer o trabalho de perícia?
 Não, pois mesmo tendo registro no CRC ele não possui habilitação necessária para exercer o cargo de perito, no caso a DHP,que será exigida no final da pericia, conforme regulamenta a Norma brasileira de Contabilidade NBC PP 01(Resolução CFC nº 1.244/09), representada pelo item 7 e 8 em Habilitação Profissional. item 7 e 8 - Habilitação Profissional. 7. O perito deve comprovar sua habilitação profissional por intermédio da Declaração de Habilitação Profissional - DHP, de que trata a Resolução CFC nº. 871/00. É permitida a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela InfraEstrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil. 8. A DHP deve ser afixada abaixo da assinatura do perito contador ou do perito-contador assistente, e no caso da DHP-Eletrônica, deve ser colocada na primeira folha após a assinatura de cada profissional, no laudo pericial contábil ou no parecer pericial contábil.
Em reunião para explicar os motivos que levaram a Diale a contratar os serviços perícia, o Sr. André comenta que é primo irmão da Sra. Aline e rapidamente pergunta: “Mas haveria algum impedimento legal para a execução desse trabalho?”
 Sim, o Sr. André esta impedido de executar a pericia contábil da Diale, pois segundo regulamenta a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PP 01(Resolução CFC nº 1.244/09), disposto no item 20, o Sr. Andre não pode exercer suas atividades com imparcialidade e sem interferência da Sr.ª Aline devido serem parentes consangüíneos. Item 20 (d) – Impedimento Legal. 20. O perito-contador nomeado ou escolhido deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo pelo menos uma das seguintes situações: (d) tiver cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, postulando no processo ou entidades da qual esses façam parte de seu quadro societário ou de direção;
Considerando-se que a ética é de extrema importância em qualquer relação humana/profissional, pode-se afirmar que, no caso do Sr. André faltar com essa obrigação, estará infringindo o Código de Ética da Diale. Você concorda? Justifique sua resposta tomando como base sempre a NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC nº 1.244/09).
 Não, Faltando com essa obrigação o Sr. Andre estará infringindo primeiramente o código de ética profissional do contabilista onde ele deve respeitar e assegurar o sigilo das informações a que teve acesso. Itens 28,29 - Responsabilidade 28. O perito deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais, às quais está sujeito no momento em que aceita o encargo para a execução de perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral. 29. O termo "responsabilidade" refere-se à obrigação do perito em respeitar os princípios da moral, da ética e do direito, atuando com lealdade, idoneidade e honestidade no desempenho de suas atividades, sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente por seus atos. Item 31 – Responsabilidade e ética 31. A responsabilidade ética do perito decorre da necessidade do cumprimento dos princípios éticos, em especial, os estabelecidos no Código de Ética Profissional do Contabilista e nesta Norma.
Após algumas negociações, tanto em valor dos serviços quantos aos prazos estipulados pela Diale e de comum acordo entre as partes, ficou estabelecido que o valor dos honorários a ser pagos ao Sr. André será de R$ 100,00 (cem reais) a hora e, após 10 horas de trabalho, este deverá enviar um relatório prévio sobre a situação geral da Diale. Já ocorrem mais de 18 horas de trabalho e até o momento a Diale nada recebeu. O Sr. André estaria infringindo algum item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC nº 1.244/09)? 
Sim, o Sr. Andre estaria infringindo o item 38, pois não cumpriu o acordo em que ficou estabelecida a entrega dos relatórios após 10 horas de trabalho, desrespeitando dessa forma prazos legais e contratuais estipulados por ambas as partes. A entrega dos relatórios após as 10 horas de trabalho garantem a eficiência e a responsabilidade no processo pericial. Item 38 (a) – Zelo Profissional. 38. O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende: (a) cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral;
O Sr. André, ao iniciar o trabalho de perícia na Diale, depara-se com algumas situações com as quais tem pouca afinidade, mais especificamente os cálculos de juros e outros encargos financeiros relacionados com a dívida assumida pelo Sr. Igor. Assim, contrata os serviços da Sra. Eleonora Pat, uma consultora na área financeira. Isso é possível? Justifique sua resposta. 
Sim, isso é possível, o Sr. Andre é contador mas não é consultor na área financeira. A contratação da senhora Eleonora irá concretizar a eficiência do trabalho do Sr. André, por ela ser uma especialista a ação irá ser finalizada de forma correta e tendo como final resultados verdadeiros. Podemos verificar isso nos itens 40 e 41 da Norma Brasileira de contabilidade NBC PP 01(Resolução CFC n° 1.244/09) Item 40 e 41 – Zelo Profissional. 40. O perito é responsável pelo trabalho de sua equipe técnica, a qual compreende os auxiliares para execução do trabalho complementar do laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, tais como: digitação, pesquisas e análises contábeis, cálculos e pesquisas pertinentes. 41. O perito ao contratar os serviços de profissionais de outras profissões regulamentadas, deve certificar-se de que eles se encontram em situação regular perante o seu conselho profissional. São exemplos de laudos interprofissionais para subsidiar a perícia contábil.
A Sra. Isabela Western foi duramente criticada pelo Sr. André por ter revelado que haviam operações suspeitas na empresa para os outros três sócios e por ela ter informado a respeito para a COAFI. O Sr. André, como perito contábil, está correto nesse sentido? 
Não, o perito tem que ser competente. No caso o Sr. Andre esta infringindo uma das normas da NBC PP 01(Resolução CFC nº 1.244/09). A Srª Isabela agiu de forma mais que correta por ser contadora da empresa. Operações suspeitas e fraudes deverão ser reveladas e investigadas. De acordo o item 6 da competência Profissional relata o seguinte tópico: Item 6 – Competência Profissional. 6. O espírito de solidariedade do perito não induz nem justifica a participação ou a conivência com erros ou atos infringentes às normas profissionais, técnicas e éticas que regem o exercício da profissão, devendo estar vinculado à busca da verdade fática, a fim de esclarecer o objeto da perícia de forma técnica-científica e o perito contador assistente para subsidiar na defesa da parte que o indicou.

Outros materiais