Buscar

Aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Constitucional III – Aula 04
Professora Christiane Schneiski
Direitos da Ordem Social em espécie
Estrutura da aula:
Ordem Social
Da Seguridade social: 
Da Saúde 
Da Previdência Social 
Da Assistência Social 
Da Educação
Da Cultura
Da Ordem Social 
Da Ordem Social: subsistemas
Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.
Base: primado do trabalho
Objetivo: bem-estar (necessidades materiais) e justiça (igualdade)
Observação: valores que coincidem com os conteúdos da ordem econômica 
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
Da Ordem Social - Art. 193 CF/88
Princípio da Solidariedade:
Preâmbulo: sociedade fraterna
Objetivos da República: Art. 3º CF/88 – construir uma sociedade livre, justa e solidária
Ideia: dever de cooperação mútua entre os integrantes da sociedade para a constante necessidade de conservação da humanidade
Característica do Estado Contemporâneo
Da Seguridade Social – Artigos 194 e 195 CF/88 
Conceito:
Artigo 194, caput CF/88
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Finalidade: proteção do homem diante das adversidades 
Princípios institutivos:
Artigo 194, parágrafo único e incisos CF/88
Orientam interpretação, paradigma para controle de constitucionalidade e impedem retrocesso
Da Seguridade Social 
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
Da Seguridade Social 
-Preexistência de custeio:
Artigo 195, § 5º Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Da Saúde – Artigos 196 a 200 CF/88
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.
Da Saúde – Artigos 196 a 200 CF/88
Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
§ 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
§ 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
§ 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
Judicialização sobre saúde, situações em que o judiciário determina a entrega de medicação: não há violação à separação dos poderes; responsabilidade solidária entre os entes federativos e mínimo existencial prevalece sobre a reserva do possível. (Ver STA 175).
Da Previdência Social – Artigos 201 e 202 da CF/88
Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: 
Finalidade: cobertura de riscos
Sistemas: Público e Privado
Servidor público: regime próprio
Da Assistência Social
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
(...)
V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. 
Jurisprudência:
LOAS 8742/93 (critério de 1/4 do salário mínimo)
ADI 1232 (1/4) e Reclamação 4374 (1/2)
Da Educação – Artigos 205 a 214 da CF/88
Introdução:
Ordem constitucional cultural: conjunto de normas para assegurar ao cidadão a prestação material para auxiliar no processo de fortalecimento de cidadania e democracia. 
Finalidade da ordem constitucional cultural: independência e autodeterminação do cidadão.
Da Educação – Artigos 205 a 214 da CF/88
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Direito de todos
Dever do Estado e da família (colaboração da sociedade)
Clara preferência pelo serviço público
Pleno desenvolvimento da pessoa 
Preparo para exercício da cidadania 
Qualificação para o trabalho
Inicialmente para socialização e, após educação de forma escolarizada
Princípios Informadores da Educação:
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; 
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade; VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. 
Princípio da Autonomia Universitária:
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Finalidade: fomentar exercício democrático da liberdade de expressão (Art. 5, IX CF/88 - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
O ambiente universitário é a fábrica do conhecimento
Garantias Constitucionais sobre Educação:
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; II - progressiva universalização
do ensino médio gratuito; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Garantias Constitucionais sobre Educação:
Art. 208 (...)
§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
§ 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
§ 3º Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.
Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional;
II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
Sistemas de Ensino – Princípio da Cooperação Federativa:
Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
§ 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios;
§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
Jurisprudência sobre Educação:
PROUNI: ADI 3330
COTAS SOCIAIS: ADPF 186
Argumento do STF: constitucionalidade das duas realidades das políticas públicas de inclusão em razão da redução da desigualdade social e econômica gerada pelo processo de desenvolvimento histórico brasileiro de povoamento de exploração e na escravidão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais