Buscar

caso 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA : Nadja Camila Vieira de Oliveira 
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL - CCJ0129
Título
Caso Concreto - Semana 3
Descrição
CASO CONCRETO
Desenvolvimento
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
QUESTÃO 1:
"Um casal de mãos dadas na rua. Uma discussão animada de bar. Ou, no máximo, à distância, por telefone, no fim do dia, para contar as últimas, falar mal dos outros ou se indignar com os preços do chuchu e o resultado do futebol. Por cartas não se batia papo: no máximo, trocavam-se correspondências, impressões, declarações, notícias da vida. As respostas demoravam dias, semanas, meses. Poesia agônica. Extravios. Grandes verdades e mentiras."
(BLOCH, Arnaldo. Bate-papo é telepatia. O Globo, Rio de Janeiro, 2o Caderno. 09 jun. 2012, p.10. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/blogs/arnaldo/posts/2012/06/09/a-telepatia-existe-cronica-de-hoje-no-globo-449665.asp>. Acesso em: 6 jul.2015.)
Leia o trecho acima e responda às questões:
a. Na oração "trocavam-se correspondências, impressões, declarações, notícias da vida", explique a concordância verbal presente.
Resposta : Faz menção ao casal, por isso o verbo está na terceira pessoa do plural 
b. Reescreva essa oração, transformando-a em voz passiva analítica.
Resposta: Foram trocados entre si correspondências, impressões, declarações e noticias da vida. 
QUESTÃO 2
Sem rugas, Mafalda faz 50 anos
Há dois anos, quando o mundo comemorava o cinquentenário da personagem contestadora por causa da criação para a campanha publicitária, em 15 de março de 1962, o próprio criador se manifestou sobre a idade de sua obra e decretou: Mafalda só se tornaria cinquentona nesta segunda-feira.
- Mafalda completa 50 anos em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primeira Plana. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto -, afirmou em comunicado.
Mafalda era uma mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem. A personagem viveu por 10 anos nas páginas de jornais e semanários argentinos. Em 1973, Quino decidiu encerrar a personagem, por "esgotamento de ideias", segundo ele próprio. Desde então, já se passaram mais de 40 anos, mas a menininha inconformada com os rumos da humanidade continua bem viva na memória dos milhares de fãs mundo afora.
Disponível em: <http://m.zerohora.com.br/noticia/4607755/mafalda-faz-50-anos-veja-5-momentos-da-menina-pop>.Acesso em: 6 jul. 2015.
Leia o trecho acima e responda às questões:
a. Explique o uso do verbo haver no singular no trecho "Há dois anos [...]".
Resposta : tem sentido do tempo , quando aconteceu o fato 
b. Na oração "Desde então, já se passaram mais de 40 anos", reescreva a oração substituindo o verbo "passar" pelo "fazer".
Resposta : Desde então, faz mais de 40 anos 
QUESTÃO 3
Tribunal Regional Federal da 3ª Região 2014 Cargo ou opção 01 - ANALISTA JUDICIÁRIO
As regras de concordância estão plenamente respeitadas em:
(A) O crescimento indiscriminado que se observa na cidade de São Paulo fazem com que alguns de seus bairros sejam modificados em poucos anos.
(B) Devem-se às múltiplas ofertas de lazer e cultura a atração que São Paulo exerce sobre alguns turistas.
(C) Apesar de a cidade de São Paulo exibir belas alamedas arborizadas, deveriam haver mais áreas verdes na cidade.
(D) O ruído dos carros, que entram pelas janelas dos apartamentos, perturbam boa parte dos paulistanos.
(E) Na maioria dos bairros de São Paulo, encontram-se referências culinárias provenientes de diversas partes do planeta.
QUESTÃO 4
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16 REGIÃO - Analista Judiciário Área Administrativa Cargo Analista Judiciário Área Administrativa
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase:
(A) ... (ganhar) proeminência, entre as convicções de Montesquieu, a de que Deus nunca se afasta em definitivo de suas criaturas, ainda quando estas o esqueçam.
(B) Às leis imutáveis do mundo físico não se ...... (ater) a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento.
(C) Dado que não ...... (competir) aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível.
(D) Montesquieu lembra que ...... (dever) caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas.
(E) ...(atuar) claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu, os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente.
QUESTÃO 5
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ (2014)
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
(A) Os textos memoráveis que, com a arte desse jornalista, apresentava sempre uma perspectiva especial, encantavam a todos os seus fiéis leitores.
(B) Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
(C) Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantarse com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias.
(D) Quem, entre os muitos jornalistas de hoje, habilita-se a desafiar os rígidos paradigmas que lhes impinge a direção de um jornal?
(E) Ainda haveriam, numa época de tanta pressa e tanta precipitação, jornalistas capazes de surpreender o leitor com uma linguagem de fato criativa?
QUESTÃO 6
BNDES (2012)
De acordo com a norma-padrão, o verbo haver não pode assumir a forma de plural quando é usado como verbo impessoal. A forma verbal destacada NÃO é impessoal em:
(A) Em muitos casos, não há alternativa senão defender uma visão conservadora da sociedade.
(B) Embora muitas pessoas insistam em não aceitar a mudança, para mim não há verdade indiscutível.
(C) Houve época em que os valores religiosos se impunham à quase totalidade das pessoas.
(D) Não haverá convívio social equilibrado e produtivo sem princípios e valores estabelecidos.
(E) Uma comunidade que não respeitasse certos princípios e normas haveria de fracassar.

Outros materiais