Buscar

avaliando aprendizado direito penal #1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701241007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 (OAB-RJ 2°) Jorge Carvalho dirigia seu veículo pela rua Barata Ribeiro, momento em que Juca atravessa a rua. Sem observar o sinal de trânsito, fechado para os motoristas, Jorge vem a atropelar Juca, e, embora estivesse em velocidade reduzida, em quem causa lesões corporais leves. Indaga-se: 
		
	
	 
Jorge praticou crime de lesões corporais simples, atuando com dolo eventual;
	 
	 
Jorge praticou crime de lesões corporais culposas, atuando com negligência.
	
	 
Jorge praticou crime de lesões corporais simples, atuando com dolo direto;
	
	 
Jorge praticou crime de lesões corporais culposas, atuando com imperícia;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701328954)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de ?castigar? o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
	
	O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
	 
	A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
	 
	O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e subsidiariedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702121093)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Defensoria Pública/SP ¿ FCC ¿ 2009) Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Cabe ao direito penal limitar a violência da intervenção punitiva do Estado.
	
	A legitimação da intervenção penal se deve, também, à seletividade do sistema penal.
	
	O recurso à pena no direito penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, máximas garantias.
	
	Compete ao direito penal atender os anseios sociais de punição para pacificar conflitos.
	
	O discurso jurídico-penal de justificação deve se pautar na ampla possibilidade de solução dos conflitos pelo direito penal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701926092)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos crimes de mera conduta, o legislador só descreve o comportamento do agente, não havendo resultado naturalístico. Tal assertiva é
		
	
	equivocada diante da classificação dos crimes.
	
	parcialmente correta.
	 
	absolutamente correta.
	
	NENHUMA DAS ANTERIORES.
	
	correta, mas somente aplicável aos delitos materiais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701235118)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dionísio com dolo de matar Adalto, ex-marido de sua filha e que a abandonara com três filhos após longos anos de relacionamento, nos quais descobriu, posteriormente, que a agredia fisicamente, resolve fazê-lo de forma lenta e que gere excessivo sofrimento à vítima. Desta forma, simula um convite para conversarem a sós sobre os netos em sua casa e, durante a conversa, serve a Adalto uma xícara de café contendo substância soporífera. Tão logo Adalto adormece, Dionísio o arrasta até a casa de máquinas que fica no fundo de seu quintal, o tranca lá em absoluta escuridão e o deixa sem água ou alimentação. Caso logre êxito em sua empreitada criminosa, sua conduta restará incursa no tipo penal do art. 121, §2°, III, do Código Penal. Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
		
	 
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	 
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes