Buscar

PAPEL DE PAREDE 8MB AGATA FERNANDA MARA THAISA SAMANTHA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Potiguar
PRÓ REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PROJETOS 
PROFESSORA: RAISSA MAFALDO 
TURMA 8MB
Agata Bosco, Fernanda Farache, Mara Thaisa oliveira e Samantha Moretti
Natal
2017
PAPEL DE PAREDE
Agata Bosco, Fernanda Farache, Mara Thaisa Oliveira e Samantha Moretti
Um pouco sobre a história do papel de parede...
Surgiu na China, como elemento decorativo, aproximadamente 200 anos antes de Cristo.
Era produzido com papel de arroz, totalmente branco.
Passou a ser produzido com o pergaminho vegetal, ganhando cores e motivos.
As pinturas do papel eram feitas à mão por artesões, e depois vieram os carimbos de madeira decorativos, que eram embebidos em tinta para imprimir os desenhos.
A partir do século XVII, o papel de parede surgiu no continente europeu pelas mãos de comerciantes árabes, que aprenderam com os chineses a sua produção.
Papel de parede chinês mostrando um funeral, do período Qianlong.
 Em 1630 foi inaugurada a primeira fábrica de papel de parede, na França.
 Aos poucos, foi aperfeiçoando-se a técnica de cores, as impressões com corantes, aumentara-se os tamanhos das folhas e a produção ficou mais rápida.
 No Brasil, o papel de parede surgiu no século XIX, com uma importação ainda pequena, devido aos altos custos. 
 Em 1960, com a modernização da indústria brasileira e com a redução dos custos, o papel tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes.
Papel de parede de "Alcachofra" , de John Henry Dearle para William Morris & Co., 1897 (Victoria and Albert Museum).
Marcas e Lojas em Natal
Mesmo com a grande procura por este revestimento, atualmente o Brasil está com poucas fábricas de produção de papel de parede.
Uma das mais conhecidas é a Bobinex, distribuidora nacional e 100% brasileira.
Quanto às lojas em Natal, para comprar papéis de parede, temos:
Entre outras...
Como se compra?
O papel de parede é vendido nas lojas em rolos para revestir até 5m². Algumas, como a Papel Design e a Matéria-Prima, vendem rolos com maiores metragens.
É necessário fazer o cálculo para não ter gastos maiores (desnecessários) e/ou faltar pedaços na hora da aplicação.
É necessário mostrar as vistas do projeto, caso a pessoa não saiba as metragens decoradas. Desta forma, faz-se o cálculo pensando também nos rasgos encontrados por janelas e portas.
Exemplo: 
Cada rolo cobre aproximadamente 5m² de superfície. Para fazer o cálculo da quantidade necessária de rolos basta multiplicar a largura da parede (metragem linear) pela altura da parede (pé direito) e com o resultado, dividir por 5. 
3,80 de largura X 2,60 de altura = 9,88m² / 5 = 1,97 = (02 rolos).
Imagem retirada do site da Papel Design.
Especificação do material
Porque utilizar papel de parede?
O papel de parede é uma solução que fica no limiar entre o decorativo e o técnico. É possível transformar o seu ambiente sem reforma ou compra de móveis, além de garantir uma maior durabilidade das paredes e facilidade de manutenção. É uma alternativa para quem busca economia, praticidade e uma solução econômica a longo prazo. 
Onde posso aplicar os revestimentos?
Apesar de ser um produto decorativo, o papel de parede tem a vantagem de facilitar a manutenção da sua parede. Entretanto, ele não deve ser confundido como alternativa para paredes com problemas, pois deve ser aplicado em superfícies lisas, secas e sem imperfeições. 
Papéis de parede mais usados
TRADICIONAIS: 
Fabricados em celulose (papel propriamente dito); 
Vários tipos de estampa; 
Aspecto liso e seco; 
Não camuflam imperfeições; 
Preferível em ambientes com pouca umidade.
VINÍLICOS: 
 Aparência de plástico; 
 Fabricados em PVC ou revestidos com uma camada de vinil; 
 Impermeáveis; 
 Textura lisa e escorregadia; 
 Disfarçam irregularidades nas paredes;
 Podem ser aplicados em lugares úmidos.
ALTO-RELEVO: 
 É feito com algumas “injeções” de espuma proporcionando aspecto “fofo”; 
 Podem ter estampas que dão a impressão de 3D.
VELUDO: 
 Textura de veludo, conferindo muita sofisticação ao ambiente; 
 Indicados para áreas de pouco movimento e não devem ser expostos ao sol.
Como se aplica?
1º Passo: Preparação da Parede
	A parede deve estar bem seca. Numa parede úmida o papel não se mantém colado. 
	A melhor base para a aplicação é a pintura látex ou massa corrida. As paredes com pintura à óleo deverão ser cobertas com uma demão de tinta à base de látex ou liquibase.
	Para as paredes já forradas onde o papel está bem fixo, poderá ser feita a colagem do novo sobre o velho. Caso o papel antigo não esteja bem fixado é melhor umedecê-lo com um pano molhado e retira-lo com uma espátula.
2° Passo: Corte do Papel
	Se o papel tem motivos combinados (com desenho), as faixas devem ser cortadas com 15 cm a mais da altura da parede a fim de possibilitar o encaixe do desenho de uma faixa em relação à outra; case sempre o desenho primeiro no piso. Se os motivos se alinham formando uma reta, todas as faixas serão cortadas seguindo o modelo da primeira. Quando os motivos se intercalam, metade das faixas são cortadas como a primeira e metade como a segunda.
	Coloque sobre a mesa de trabalho as faixas já cortadas, com o desenho voltado para baixo, sempre tomando cuidado para que a mesa esteja limpa e não suje o papel.
Importante: Antes de cortar o papel meça a altura da Parede (pé-direito)
3º Passo: Passando a Cola
	Em seguida comece a aplicar a cola com uma brocha ou rolo, uma vez aplicada a cola na primeira metade do comprimento da tira, dobre-a colocando a extremidade já com a cola sobre a parte central.
	Passe a cola na outra metade e dobre-a também para o centro.
Atenção: É importante não vincar as dobraduras. Passe cola na segunda faixa.
4º Passo: Colocando o papel na parede
	Leve a primeira faixa até a parede, enquanto a outra faixa (já com cola) descansa e amolece o papel a fim de facilitar a colocação.
	Procure trabalhar assim com as faixas sequentes.
	Desdobre a parte superior da folha. Aplique a extremidade superior correta do papel (conforme desenho) de modo que ultrapasse um pouco a parte de encontro da parede com o reto e alinhe o papel com um prumo.
	A primeira faixa deverá ser rigorosamente aprumada a fim de dar perfeito acabamento das demais faixas na sequência dos desenhos. Escove uniformemente com uma escova macia ou espátula de plástico para eliminar bolhas ou rugas.
Atenção! Algumas bolhas que ficarem, desapareceram após a secagem da cola.
	Com as costas de uma tesoura vinque as margens excedentes do teto e do rodapé, em volta das janelas e portas para definir a linha onde o papel deve ser colocado.
	Levante um pouco o papel e corte as margens excedentes cuidadosamente. E torne a colar. Comece a aplicar o papel sempre a partir de um canto do ambiente. A tira seguinte deve ser colocada meio solta na parede, o mais próximo possível da primeira.
	Acerte o desenho em relação à faixa do lado topo à topo. Como com frequência os cantos não são perfeitamente verticais, é necessário deixar uma margem de 0,5cm passando para a outra parede. Aplique em seguida a próxima tira sobrepondo a margem deixada pela tira anterior.
5º Passo: Cortando o papel excedente
	Depois de colocado o papel sobrará os 10 cm ou 15 cm que você deixou. Espere uns minutos e passe o estilete e retire o excesso.
Pronto seu papel está pronto…
Lembrando que é importante:
O uso da cola certa
Papel Tradicional: cola em pó
Papel Vinílico: cola em pasta
Manutenção e Precauções
	Um papel de parede pode durar até mais de 10 anos, garantem profissionais da área de decoração. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. 
	Fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados – a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papéis vinílicos ou com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.
Em termos gerais, papéis de parede podem ser utilizados em quaisquer ambientes internos, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação.
	Em banheiros, deve-se tomar o cuidado extra de não utilizar cola à base de água, que pode desgrudar com a umidade, e, para maior durabilidade, só se deve aplicar o papel em banheiros que sejam bem arejados. 
	Em cozinhas, é aconselhado o uso de um papel vinílico, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido.
	Em ambientes onde há muito tráfego, como corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis.
Remoção do papel de parede
	Não é recomendado trabalhar a seco, com um raspador. Para retirar com mais facilidade o papel anterior terá que dissolver a cola antiga. Esta cola é, a maior parte das vezes, diluída em água, bastando água quente ou vapor para a retirar, já que vai diluí-la novamente.
	O papel leve retira-se com facilidade com água quente, na qual deve ser adicionada uma boa quantidade de detergente para a louça para facilitar ainda mais a tarefa.
	Várias camadas de papel de parede ou tinta sobre o papel de parede são mais complicados de retirar. Esta tarefa pode ser facilitada com a ajuda de produtos especiais. 
	Estes produtos concentrados são diluídos em água, em doses recomendadas pelo fabricante. Aplique o líquido no papel com uma esponja ou uma trincha retangular. Esta solução vai penetrando no papel, diluindo a cola antiga. Deixe atuar durante 5 até 20 minutos, dependendo da permeabilidade do papel. Se necessário repita a operação. 
	Umedeça várias zonas simultaneamente, começando a retirar o papel pelas primeiras zonas que foram humedecidas.
A experiência de um aplicador
Dica de vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MRkXreLIUYk&index=8&list=PLnJ0h7dHZu9uMAajAtWcC-HACBTt4vdtI
Referências 
http://lojapapeldesign.com.br/site/como-aplicar/
http://personalcortinas.blogspot.com.br/p/manutencao-do-papel-de-parede.html
https://www.dicasdemulher.com.br/papel-de-parede/
http://www.retatextil.com.br/vantagens
https://www.papeldeparededosanos70.com/materiais/papel-de-parede-natureza/
https://www.youtube.com/watch?v=MRkXreLIUYk&index=8&list=PLnJ0h7dHZu9uMAajAtWcC-HACBTt4vdtI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais