Buscar

Relatório produção de gel

Prévia do material em texto

FACULDADE SERRA DA MESA
ANNA KARLA SOUZA MACHADO
ANA CLAUDIA DOS SANTOS
ELAINE SANTOS PALHARES
ELEM CASSIA SOUZA DA SILVA
JORDANA BARBOSA XAVIER
JORDANA YONNARA GUIMARÃES
KARLA PEREIRA PINTO
STEFFANY LAURA ALVES DA SILVA CÍRILO
THAIS DOS SANTOS SOUZA
GEL
Uruaçu, GO
2016
ANNA KARLA SOUZA MACHADO
ANA CLAUDIA DOS SANTOS
ELAINE SANTOS PALHARES
ELEM CASSIA SOUZA DA SILVA
JORDANA BARBOSA XAVIER
JORDANA YONNARA GUIMARÃES
KARLA PEREIRA PINTO
STEFFANY LAURA ALVES DA SILVA CÍRILO
THAIS DOS SANTOS SOUZA
GEL
Relatório de aula prática apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Farmacotécnica, da Faculdade Serra da Mesa sob orientação do Prof. Elma Nara Fernandes
Uruaçu, GO
2016
INTRODUÇÃO
Gel é uma preparação semi-sólida formada por líquidos gelificados com a ajuda de agentes gelificantes apropriados (CORRÊA, 2005). E ele têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, são não-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis.
Existe ampla variedade de matérias-primas disponíveis para a preparação de géis e a seleção adequada para o desenvolvimento destas formulações, baseia-se nos requisitos necessários para a estabilidade, liberação e eficácia do ativo que eventualmente será incorporado na preparação (ALMEIDA; BAHIA, 2003).
A aula prática teve como objetivo preparar de forma correta a formulação dos géis, utilizando materiais e fórmulas necessárias seguindo as Boas Práticas de Manipulação Farmacêutica. E assim proporcionando o conhecimento dos métodos de preparação de géis.
2- MATERIAIS 
béquer
grau e pistilo
aquecedor
bastão
termômetro
potes para envase
balança
provetas para água e o propilenoglicol.
3- COMPONENTES DA FORMULAÇÃO
1- Carboximetilcelulose: Apresenta-se sob a forma de pó ou grânulo branco ou ligeiramente amarelado. Polímero aniônico, quase nunca empregado na obtenção de gel para veiculação de ativos dermatológicos. Mais utilizada para preparação de gel oral e como agente suspensor
2- Metilparabeno: É um agente antimicrobiano utilizado como conservante em medicamentos e cosméticos. Pertence à classe dos parabenos, que são ésteres derivados do ácido p-hidroxibenzóico
3- Propilenoglicol: O propilenoglicol é um álcool diol, presente em uma grande quantidade de produtos que entram em contato com a pele humana, tais como medicamentos de aplicação tópica, dermatológica, cosméticos e material de limpeza. É um fluido viscoso, incolor, higroscópico e inodoro com as seguintes aplicações: veículo em medicamentos e produtos domésticos; emoliente; controlador de viscosidade; plastificante; umectante; solvente; estabilizante de emulsões água em óleo (co-emulsificante); emulsificante em produtos dermatológicos tópicos (corticoides, antifúngicos e emolientes); antisséptico; conservante; ação queratolítica e antimicrobiana.
4- Água deionizada: É uma água purificada onde são ausentes todos os componentes orgânicos e inorgânicos inclusive metais pesados.
4- TÉCNICAS DE PREPARO
1. Pesamos os componentes separadamente na balança, os componentes pesados foram 1,3 g de carboximetilcelulose e 0,2 g de metilparabeno. Em seguida, medimos 1 ml de propilenoglicol o qual vertemos junto com metilparabeno no béquer.
2. Em seguida medimos o q.s.p. correspondente o da água deionizada qual se obteve o resultado de 47,5. Colocamos a água deionizada no béquer com a mistura de propilenoglicol e metilparabeno.
3. Começamos a aquecer os componentes em 70°C. E utilizando o bastão de vidro para agitar a mistura e favorecer na dissolução. Utilizamos o termômetro para medir a mistura até atingir os 70°C.
4. Retiramos do aquecedor a mistura após ela atingir 70ºC. Em seguida pulverizamos a carboximetilcelulose no grau. Depois colocamos aos poucos a carboximetilcelulose no béquer contendo a água e os outros componentes aquecidos, agitando com frequência para evitar a formação de grumos, adicionamos 2 gota de corante rosa e 1 gota de essência Mamy. Esperamos esfriarpara poder envasar e rotular.
5. A tretinoína foi a substância com ação farmacologia que escolhemos para colocar no gel, O papel da tretinoína é acelerar a produção de colágeno para que a descamação seja mais rápida, incentivando assim a renovação celular com uma camada de pele nova e da tonalidade natural, expulsando as imperfeições ou seja ela indicada para o tratamento de diversos problemas de pele, entre ele acnes, rugas, etc. A tretinoína é um ácido retinóico, e o seu ácido auxilia no controle da oleosidade excessiva produzida pelas glândulas sebáceas, pois age também nos poros, mantendo-os fechados.
 Redutor de Acnes e Rugas
 
Fab: 20/10/2016 Val: 20/01/2017 
Qtde Solicitada: 1 Bisnaga de 50ml
Sr. (a) Daniel Veira Silva Santos 
Dr. (a) Maria Julia Alves 
Tretinoína 0,25 mg/g
Uso: Externo
Posologia: Passar 1 vez ao dia nas áreas afetadas
 
 
 
 
 Farmativa 
 Manipulações
 Fone: 3357-9999
Av. Transbrasiliana, Uruaçu
CNPJ: 15.500.876/1000-48
Farm. Resp. Juliana Santos
 CRF-GO 15378
 
5- CONCLUSÃO
Após a pesagem dos componentes e aquecimento necessário e misturamos os componentes, obtivemos de uma mistura bastante viscosa e transparente o qual foi mudado a cor inserindo corante e aromatizante. Podemos também ver que o gel possui grande quantidade de água em sua formulação, o que proporciona uma absorção mais rápida se for comparado com creme e pomada.
Sendo assim ao final do procedimento obtivemos o gel, com a viscosidade esperada. O qual nos resultou que prática foi realizada com sucesso.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, I. F.; BAHIA, M. F. Reologia: interesse e aplicações na área cosmético-farmacêutica. Cosmetics & Toiletries, v. 15, n. 3, 2003
CORRÊA, N.F.; CAMARGO, F.B.J.; IGNÁCIO, R.F.; LEONARDI, G.L. Avaliação do comportamento reológico de diferentes géis hidrofílicos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. v.41, n.1, 2005.
Boas Práticas Farmacêuticas, CREMES, LOCÕES, EMULSÕES, GÉIS, FORMULAÇÕES. Disponível em: <http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com.br/2008/06/cremes-loces-emulses-gis-formulaes.html> Acesso em: 22 de out. de 2016.
Patricinha esperta, Em Quais Casos É Utilizada A Tretinoína?. Disponível em: < https://patricinhaesperta.com.br/tratamentos-faciais/em-quais-casos-e-utilizada-tretinoina > Acesso em: 22 de out. de 2016.
Dicas de Farmácia, Formas Farmacêuticas Semissólidas. Disponível em: < http://www.dicasdefarmacia.com.br/resumo/forma_farmaceutica_semissolidas.html> Acesso em: 22 de out. de 2016.

Outros materiais

Perguntas Recentes