Buscar

AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 2 – SERVIÇO DE PSICOLOGIA AMBULATORIAL EM HOSPITAL GERAL
A Psicologia Hospitalar ainda é muito confundida como a Psicologia da Saúde. Ainda que a primeira seja uma ramificação da área da saúde, ela tem olhares e enfoques diferentes. Sua perspectiva é abordar o paciente já com uma queixa pronta, pois estar no espaço do Hospital já tem um significado neste corpo e nesta mente para estar ali inserido.
A Psicologia da Saúde é muito ampla: ela visa trazer ao paciente uma atenção primária, secundária e terciária. Por meio da clínica, é possível prever os problemas que poderão acontecer no futuro e criar medidas para que eles não existam ou não cresçam. É possível interromper seu sofrimento antes de chegar ao estado de descontrole.
Primária: Aplica uma série de medidas e instrumentos que evitam a incidência da doença. Os objetivos são a promoção da saúde e a atenção específica ao problema.
Secundária: Cria uma série de medidas, no estágio inicial, que evitam a proliferação da doença.
Terciária: A doença já está instalada, mas cria-se uma série de medidas para o tratamento e a recuperação daqueles que a adquiriram.
De acordo com Rodriguez-Marín (2003 apud Castro e Bornholdt, 2004, p.51), são essas as seis tarefas básicas do psicólogo hospitalar:
- Coordenação - Relativa às atividades com os funcionários do hospital;
- Ajuda à adaptação - O psicólogo intervém na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado;
- Interconsulta - Atua como consultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente;
- Enlace - Intervenção, através do delineamento e execução de programas junto com outros profissionais, para modificar ou instalar comportamentos adequados dos pacientes;
- Função assistencial direta - Atua diretamente com o paciente;
- Gestão de recursos humanos - Para aprimorar os serviços dos profissionais da organização.
O ambulatório é o espaço dentro do hospital que atende as mais diferentes queixas ali instaladas, tais como crise renal, problemas de pele, enxaquecas, dor no estômago, entre outras.

Outros materiais