Buscar

Exercício discursivo – Contabilidade Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 – Contabilidade Pública
Conforme consta da Resolução CFC nº 1133/2008, o balanço orçamentário é a demonstratção que evidencia: a) as receitas e despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise; b) confronta o orçamento inicial e as suas alterações com a execução; c) demonstra o resultado orçamentário; d) a integração entre o planejamento e a execução orçamentária.
Como deve ser a divulgação do balanço orçamentário?
Questão 2/5 – Contabilidade Pública
Segundo o autor ASSUMPÇÃO, 2013: “Demonstração das variações patrimoniais trata-se do demonstrativo que tem por finalidade evidenciar todas as alterações ocorridas no patrimônio, positivas ou negativas, indicando ainda o resultado patrimonial do exercício”.
Defina variações qualitativas e quantitativas segundo o referido autor.
Questão 3/5 – Contabilidade Pública
“As receitas correntes e receitas intraorçamentárias correntes devem ser distribuídas, em uma das oito origens da receita, nos termos do Manual da Receita Nacional (Brasil , 2008ª)”. Quais são as oito origens de receita?
Questão 4/5 – Contabilidade Pública
De acordo com ASSUMPÇÃO, 2013: “Para um melhor entendimento na elaboração dos orçamentos e também com vistas à sua padronização, a legislação estabelece alguns princípios norteadores que ditam regras e estabelecem limites, devendo ser observados por todos os entes da Federação por ocasião da preparação das propostas orçamentárias”. Cite os oito princípios orçamentários.
Questão 5/5 – Contabilidade Pública
Segundo o referido autor: “O campo de aplicação da contabilidade pública está limitado às esferas do governo, compreendendo os governos federal, estadual, distrital e municipal, bem como suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista dependentes, desde que sujeitas ao orçamento fiscal e de seguridade social, submetendo-se, assim, aos ditames da contabilidade pública, nesta compreendida a Lei nº 43/1964 e demais dispositivos legais”. Quais as características de empresa estatal dependenre:

Outros materiais