Buscar

Semana 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia a situação hipotética abaixo e responda às questões formuladas:
Foi instaurado inquérito policial pela Delegacia de Polícia Fazendária SR/DPF/RJ, em face de FERNANDO ALBERTO CHIQUE, com o fim de investigar suposto delito de sonegação fiscal, relativo à declaração do IRPF, entre os anos 2002 a 2005. Sendo certo que ainda tramitava procedimento administrativo-fiscal quando da instauração do inquérito policial, FERNANDO ALBERTO CHIQUE impetrou Habeas Corpus com vistas ao trancamento da ação penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes contra a ordem econômica, indaga-se:
a) Identifique, sob o aspecto jurídico-penal, as condutas de sonegação fiscal na
Legislação Penal Especial? R: condutas omissivas e comissivas. Conforme os ensinamentos d e Ricardo Antônio Andreucci, o elemento subjetivo dos crimes de sonegação fiscal consiste na vontade livre e conscient e de praticar as condutas típicas, a saber as do Art 1º e 2º da Lei nº 8.137/90: 
b) Qual a tese defensiva a ser apresentada para fins de trancamento da ação penal?R:A tese defensiva apresentada no habeas corpus é de que há necess idade que se 
tenha uma decisão definitiva no proc edimento administrativo-fiscal em trâmite, isso tudo com base na Súmula Vinculante nº 24 do Supremo Tribunal Federal: “Não s e tipifica crime material contra a ordem tri butária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8.137/90, antes do lançamento definitivo do tributo. 
QUESTÃO OBJETIVA.
Relativamente aos crimes contra a Ordem Tributária, a pena de multa será fixada
a) entre dez e trezentos e sessenta dias-multa, conforme seja necessário e
suficiente para reprovação e prevenção do crime. x
Desenvolvimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes