Buscar

Semana 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O dono da empresa CBB (Companhia Brasileira de Bauxita), condenado por uma das maiores contaminações ambientais do Pará, foi preso em São Paulo na última quarta-feira (20), informou o Ministério Público do Estado. Pedro Antônio Pereira da Silva estava foragido desde novembro de 2014, quando foi decretada sua prisão preventiva. Responsável pela disposição inadequada de mais de 30 mil toneladas de resíduos tóxicos em Ulianópolis (a 390 km de Belém), Silva foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão e multa por crime ambiental e estelionato. Ele foi localizado por uma equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de São Paulono último dia 16, em um condomínio em Vinhedo, no interior paulista, e preso pela Polícia Militar. A Uspam (Usina de Passivos Ambientais), divisão da CBB, recebeu os rejeitos industriais de várias multinacionais entre 1999 e 2002 –entre elas, Pepsi, Vale, Petrobras, Shell, Brastemp, Philips e Yamaha. 
a) Qual a objetividade jurídica dos delitos ambientais? R:O legislador da Lei n° 9.605/98, quando protegeu, através da criação de condutas 
típicas que configuram crime ambiental, a flora, objetivou efetivar, de forma mediata, a 
tutela ao direito fund amental exposto na Constituição Federal de 1988, qual seja, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado . 
b) Qual a correta capitulação da conduta do dono da empresa CBB face aos ditames da Lei n.9065/1998? R:A correta capitulação de Pedro, dono da empresa C BB, esta prevista nos Art. 56,§ 1º, II, da Lei 9605/98.
c) A empresa CBB poderá ser responsabilizada criminalmente pelo delito ambiental? R:Sim, com base no Art.54 da Lei nº 9065/98 . “Causa polui ção de qualquer 
natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou destruição significativa da daflora:Pena - reclusão de 1 a 4anos, e multa.
QUESTÃO OBJETIVA
Sobre o tema Criminalidade Ambiental, assinale a opção correta:
a) As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas
jurídicas são: multa, restritivas de direitos, contudo não se aplica a pena de
prestação de serviços à comunidade. X

Outros materiais