Buscar

SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE

Prévia do material em texto

SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE
Primeira Atividade Discursiva 1- 2016.1
1
Considerando os conhecimentos apresentados nos cinco primeiros capítulos do livro texto, explique o que significa a sociedade pós-industrial e seu impacto sobre a educação. Texto(de dez a quinze linhas com argumentos do livro texto).
Sua resposta deve ser em forma de texto, coeso, coerente. Observe também a correção gramatical e o número de linhas estipuladas (mínimo de 10  e máximo de 15 linhas).
 O aluno deve apresentar domínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria; manejo da Língua Portuguesa e organização textual. 
Salientamos que argumentações que contiverem copia literal, copia da Internet, serão devidamente zeradas por ocasião da avaliação do tutor virtual.
Lembre: Sua resposta deve ser em forma de texto, coeso, coerente. Observe também a correção gramatical e o número de linhas estipuladas. O aluno deve apresentar domínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria; manejo da Língua Portuguesa e organização textual. Salientamos que argumentações que contiverem copia, copia da Internet ou plágio, serão devidamente zeradas por ocasião da avaliação do tutor virtual.
CLAREZA, COERÊNCIA TEXTUAL E COESÃO TEXTUAL = 40%, PERTINÊNCIA AO TEMA= 40%, USO CORRETO DE CITAÇÕES E DAS FONTES CONSULTADAS = 20%
 
BOM TRABALHO!
Peso: 3.0
		Devemos considerar que o período do industrialismo estava pleno de dificuldades e apresentando inúmeras contradições que originaram novas concepções do que se pode compreender por sociedade industrial. O industrialismo pelo que estava a apresentar não poderia mais responder aos determinantes da sociedade capitalista em seu desenvolvimento no processo das relações de produção. Estavam a ocorrer inúmeras mudanças no que se compreendia anteriormente por fase industrial. A sociedade industrial, que sucedeu a sociedade rural, é agora, num processo de transformação histórica, superada pela sociedade pós-industrial, porque devemos considerar que as transformações ocorridas no sistema informacional que envolveu novas tecnologias notadamente no campo da comunicação, colocou o industrialismo em pleno declínio, surgindo então à sociedade pós-industrial. Essa nova sociedade se caracteriza por ser a sociedade da informação, para a qual o conhecimento significa a grande riqueza a ser conquistada, na medida em que se constitui agora enquanto valor, valor de uso e valor de troca, esta é uma transformação marcante no contexto da sociedade da informação, no contexto mesmo do que podemos conceber enquanto o império da informação e, repetimos, do conhecimento enquanto valor.
	 
	Comentário do professor : 
A resposta atende em parte ao solicitado na questão.
	Pontuação : 2,5
Atividade Objetiva G1 - 2016.1 - sem
1
Tomando-se em conta o sujeito contemporâneo, podemos compreender que há características que lhe são específicas e que o determinam enquanto presentes no espaço social. Uma das principais características que envolvem o sujeito contemporâneo pode ser concebida enquanto:
Peso: 1.0
	
	a- dotado de uma subjetividade flexível
	
	
	
	b- essencialmente pragmático e teórico
	
	
	
	c- participativo
	
	
	
	d- coletivista
	
	
	
	e- Apático e participativo
	
	
	Pontuação : 0
2
A sociedade pós-industrial, caracteriza-se por um elemento específico que deve ser considerado quando a abordamos. Este elemento específico constitui-se enquanto:
Peso: 1.0
	
	a- a busca do respeito às diferenças, considerando-se os determinantes de gênero e etnia.
	
	
	
	b- a informação, que possui no conhecimento sua principal força motriz.
	
	
	
	c- a democracia como forma de constituição das perspectivas das participações políticas de indivíduos e grupos.
	
	
	
	d- a perspectiva de participação democrática no contexto da sociedade pós-industrial.
	
	
	
	e- nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Pontuação : 0
3
De acordo com o capítulo Redes Sociais na Era Digital, assumimos a condição de civilização humana a partir do momento em que abandonamos o uso da violência bruta para resolver conflitos e criamos organizações e regras de convivência não violenta. O espaço das funções de mediação social - antes exclusivamente exercidas por instituições, organizações e leis -, está sendo invadido pelas novas relações de mediação simbólica, geradas a partir do sistema de comunicações em redes digitais, que influenciam o comportamento, a percepção do mundo e as relações sociais de novo tipo que emergem e se impõe na mesma proporção em que cresce o acesso da população mundial aos novos meios de comunicação-relação rede. As mensagens lançadas às redes de comunicação influenciam comportamentos, reproduzem valores; moldam nossos modos de vida.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
	
	A- O espaço das funções de mediação social antes exclusivamente exercidas por instituições e organizações, agora é somente mediado pelas leis.
	
	
	
	B- As mensagens em linguagem multimídia (sons, imagens, texto e dados) que circulam nas redes digitais influenciam o comportamento social dos indivíduos e, com isso, convertem-se em instrumentos de mediação social simbólica.
	
	
	
	C- Com a desestruturação social provocada pela revolução tecnológica, cada vez mais o uso da força e da violência se farão necessários para mediar as relações sociais.
	
	
	
	D- Com os novos meios de comunicação a humanidade abandou por completo o uso da força e da violência como forma de dirimir conflitos.
	
	
	
	E- As mensagens que circulam nas redes digitais não passam disso; mensagens sem qualquer poder de influenciar o comportamento social dos receptores.
	
	
	Pontuação : 0
4
No capítulo das Redes Sociais na Era Digital, a capacidade de pesquisar, selecionar, classificar, analisar e interpretar informações e convertê-las em conhecimento tornou-se um produto-serviço de alto valor agregado nesse sistema. O sistema, por sua vez, é alimentado e realimentado por usuários que injetam na rede o capital simbólico; intangível, resultante de suas inteligências e capacidades criativas interagentes, num processo que cresce em velocidade e volume exponenciais, movimentando uma gigantesca rede de relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
	
	a- Indivíduos com aprendizado intuitivo, mesmo sem muito estudo, serão aqueles que liderarão a sociedade tecnológica do futuro.
	
	
	
	b- Por “capital simbólico” entende-se o dinheiro que os capitalistas investem nas suas empresas.
	
	
	
	C- Consumidores são alijados do novo sistema de produção de riqueza, dominado por empresas multinacionais imperialistas.
	
	
	
	D- Como o novo sistema de produção de riqueza baseia-se em tecnologias sofisticadas que transmitem quantidades incontáveis de informações, a inteligência, a criatividade e a capacidade de análise adquirem alto valor de mercado.
	
	
	
	E- O aço é a principal matéria prima e o petróleo é o principal combustível na nova economia de base tecnológica.
	
	
	Pontuação : 0
5
De acordo com o  capítulo Novas Identidades em uma sociedade em transformação,  ao invés de identidades, herdadas ou adquiridas, alguns autores defendem a utilização da categoria de análise identificação, concebida como:
I-      Uma atividade que nunca termina, sempre incompleta, na qual todos nós, por necessidade ou escolha, estamos engajados. 
II -   Guerra de identidade que está apaziguada na contemporaneidade.     
III-   Resíduo dos tempos pré-globalização que ainda não foi totalmente extirpado da era atual.
Assinale a única alternativa correta:
Peso: 1.0
	
	A- As alternativas II e III estão corretas.
	
	
	
	B- Somente aalternativa II está correta.
	
	
	
	C- Somente a alternativa III está correta.
	
	
	
	D- Somente a alternativa I está correta.
	
	
	
	E- Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Pontuação : 0
6
Considerando os enunciados a seguir, qual das alternativas de interpretação dos mesmos(líderes, liderados, governos, governados, sistema social) contempla a única totalmente correta?
I - A relação entre líderes e liderados; governantes e governados; vendedores e consumidores no novo sistema social, não é mais apenas direta, mas sim cada vez mais mediada pelos sistemas de comunicação digital em rede. A ferramenta estratégica desse novo mercado é a produção e a veiculação de mensagens em todos os meios, seja na mídia de massas, remanescente, e que incorpora a interatividade digital; seja na mídia segmentada dos novos canais-rede.
II - Nesse novo sistema social, a produção e a veiculação de mensagens envolvem relações de poder. O uso estratégico das redes de comunicação por agentes sociais, econômicos e políticos, visando influenciar condutas e atitudes políticas, sociais e/ou de consumo, tornou-se parte do novo jogo do poder econômico e político. Entender como ele funciona é condição para enxergar e aproveitar oportunidades escapar da condição de vítima ingênua do jogo de interesses alheios.
III - No novo sistema social, o indivíduo se localiza no espaço-tempo por meio das referências que o cercam e sente-se psicologicamente seguro ao construir um conjunto de referências simbólicas que lhe garantem estabilidade emocional, à medida que se identifica com as representações correspondentes às suas expectativas e desejos. Esses, no entanto, também nascem sob influência dos estímulos recebidos pelo bombardeio simbólico a que esse indivíduo é submetido ao estar exposto ao ambiente social simbólico.
Peso: 1.0
	
	A- Apenas o primeiro enunciado é totalmente correto.
	
	
	
	B- Apenas o terceiro enunciado é totalmente correto
	
	
	
	C- Apenas os enunciados I e III são totalmente corretos.
	
	
	
	D- Os enunciados I, II e III são totalmente corretos.
	
	
	
	E- Apenas o enunciado II está corretao.
	
	
	Pontuação : 0
7
A globalização é comumente analisada pelo viés econômico. No entanto, ela é, também, um processo complexo e inseparável de suas dimensões de integração social, política e cultural, que decorre da interconexão de todas as regiões e comunidades do planeta Terra por sistemas de comunicação on-line em tempo real. Segundo Hall, esse processo de integração estaria fragmentando as "paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade", que forneciam "sólidas localizações aos indivíduos sociais" aos indivíduos e coletividades no período antecedente da história.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
	
	A- A globalização, para ser corretamente compreendida, deve ser analisada por uma abordagem teórica multidimensional e multidisciplinar.
	
	
	
	B- A globalização está harmonizando e integrando a vida dos indivíduos na sociedade contemporânea.
	
	
	
	C- Somente a religião e sólidos valores morais do passado podem salvar a humanidade da catástrofe da globalização.
	
	
	
	D- A globalização não exerce efeito sobre a vida dos indivíduos contemporâneos.
	
	
	
	E- A globalização está destruindo as bases sociais e morais da sociedade atual e por esta rzão ela deve ser evitada.
	
	
	Pontuação : 0
8
De acordo com  o capítulo Jogo de espelhos: a crise das identidades sociais na sociedade contemporânea, a definição de um indivíduo imerso num oceano de referências externas, composto de infinitas combinações de imagens, sons, informações e indivíduos multifacetados e globalmente inseridos, real ou virtualmente, em seus círculos de convivência, que estaria assistindo seus sistemas de classificação e construção de significados e representações culturais se multiplicarem e assumirem um grau de complexidade nunca antes experimentado, e que assumiria, em diferentes momentos e ambientes, identidades múltiplas, corresponde ao conceito de:
Peso: 1.0
	
	A- Sujeito sociológico.
	
	
	
	B- Sujeito religioso.
	
	
	
	C- Sujeito do Iluminismo.
	
	
	
	D- Sujeito pós-moderno.
	
	
	
	E- Sujeito pré-histórico.
	
	
	Pontuação : 0
9
De acordo com o capítulo  EDUCAÇÃO na Era Digital, “digital, digitalidade, vida digital..”. são fenômenos desencadeados por uma revolução tecnológica e cultural sem precedentes, a partir da transformação de átomos em bits. Esse intenso processo de mudanças na contemporaneidade tem o indivíduo como o principal protagonista das práticas sociais e, por conseqüência, das práticas pedagógicas em seu conjunto, contando com um poderoso vetor nesse processo de mudanças: as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). Disso decorrem fenômenos que demarcam a contemporaneidade, tais como:
(assinale a alternativa correta)
Peso: 1.0
	
	A- Promoção de visibilidade (transparência) às relações sociais e, conseqüentemente, às organizações sociais.
	
	
	
	B- Promoção da mobilidade (online) dos indivíduos e, conseqüentemente, de suas práticas sociais.
	
	
	
	C- Intensificação da velocidade da produção das relações sociais, processo no qual se formam as individualidades.
	
	
	
	D- Rompimento do paradigma da especialização (associado à visão linear), passando a predominar a perspectiva da complexidade.
	
	
	
	E- Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Pontuação : 0
10
O impacto da comunicação estabelecida através das redes digitais, em escala global, muda o comportamento social dos milhões de usuários dessas tecnologias; influenciando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais individuais e coletivas; substituindo em velocidade e abrangência impressionantes, a comunicação e o comportamento de massas, típico da matriz industrial, que se baseava na oferta de enormes quantidades de produtos iguais para consumo de massas. No mundo das comunicações a lógica era a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição. Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico dessa lógica.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
	
	A- A televisão aberta transmitindo a mesma programação para milhões de pessoas aponta o caminho para o futuro das telecomunicações no mundo contemporâneo.
	
	
	
	B- A comunicação através de redes digitais em escala mundial revolucionou a vida das pessoas em todas as suas dimensões, mudando padrões de comportamento e sistema de crenças e valores.
	
	
	
	C- As redes digitais produzem comportamentos padronizados e de massas em escala superior ao fenômeno ocorrido com a Revolução Industrial.
	
	
	
	D - A lógica da comunicação através de redes digitais é a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição.
	
	
	
	E- Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico do paradigma das redes digitais.
	
	
	Pontuação : 0
Segunda Atividade Discursiva 2- 2016.1
1
Com base na leitura dos capítulos 6 a 10 disserte sobre as características da sociedade contemporânea, bem como as possibilidades da empregabilidade neste novo contexto, na era da "economia do conhecimento".(texto 10 a 15 linhas com base somente no livro texto).
Sua resposta deve ser em forma de texto, coeso, coerente. Observe também a correção gramatical e o número de linhas estipuladas (mínimo de 10  e máximo de 15 linhas).
O aluno deve apresentardomínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria; manejo da Língua Portuguesa e organização textual. 
Salientamos que argumentações que contiverem copia literal, copia da Internet, serão devidamente zeradas por ocasião da avaliação do tutor virtual.
Lembre: Sua resposta deve ser em forma de texto, coeso, coerente. Observe também a correção gramatical e o número de linhas estipuladas. O aluno deve apresentar domínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria; manejo da Língua Portuguesa e organização textual. Salientamos que argumentações que contiverem copia, copia da Internet ou plágio, serão devidamente zeradas por ocasião da avaliação do tutor virtual.
CLAREZA, COERÊNCIA TEXTUAL E COESÃO TEXTUAL = 40%, PERTINÊNCIA AO TEMA= 40%, USO CORRETO DE CITAÇÕES E DAS FONTES CONSULTADAS = 20%
BOM TRABALHO!
Peso: 3.0
		Na sociedade do conhecimento o capital humano é um recurso indispensável. O capital humano, que significa pessoas estudadas, especializadas, e preparadas para o mercado de trabalho é o ponto central da transformação global. As pessoas hoje em dia são os portadores do conhecimento somente eles serão capazes de aplicar a informação através do seu cérebro ou utilizar as mãos. O capital é relevante da economia do conhecimento, ou seja, pessoas educadas ou habilitadas para exercer sua profissão. ¿Era da empregabilidade¿ é um conjunto de competências e habilidades necessário para manter sua colocação como empregado dentro de uma empresa. Por isso, o andamento atual da economia do conhecimento é a capacidade de gerar constantemente trabalho e remuneração e nem sempre emprego e salário como se fazia antigamente.
	 
	Comentário do professor : 
A resposta atende em parte ao solicitado na questão.
	Pontuação : 2,5
Atividade Objetiva G2 - 2016.1- sem
1
Segundo o capítulo “Os novos polos de poder e a ordem mundial contemporânea”, porque não é correto concluir que o mundo atual está mais inseguro?
Peso: 1.0
	
	A- Porque devido a globalizada econômica o continente africano está se tornando um importante players internacional.
	
	
	
	B- Porque com o fim da Guerra Fria e com o colapso da URSS, os Estados Unidos se tornaram a única grande potência mundial.
	
	
	
	C- Porque tem acelerado a busca pela democracia e também, segundo Emmanuel Todd, a partir de dados demográficos, como a queda significativa na fecundidade e o aumento da alfabetização, se pode observar que o mundo está melhorando consideravelmente desde o final do século.
	
	
	
	D- Porque o gigantesco crescimento econômico da China tem contido o avanço bélico e estratégico dos Estados Unidos.
	
	
	
	E- Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Pontuação : 1
2
De acordo com o capítulo “Trabalho e Emprego no Mundo das Novas Tecnologias”, quando a carreira tem a pessoa como sua principal responsável, apresenta condições de mobilidade, por meio de fronteiras organizacionais, e valor do trabalho independente do empregador, é subsidiada por informações sobre o mercado de trabalho e redes de relacionamento (networks, capital social) e reconhece formas de progressão e de continuidade independentemente da hierarquia organizacional, é chamada de:
Peso: 1.0
	
	A- carreira hierárquica
	
	
	
	B- carreira burocrática
	
	
	
	C- carreira organizacional
	
	
	
	D- carreira sem fronteiras
	
	
	
	E- Todas as questões estão corretas
	
	
	Pontuação : 0
3
De acordo com o capítulo “Trabalho e Emprego no Mundo das Novas Tecnologias”, o Brasil passou pela transição entre vários modelos de economia, entre eles, a economia baseada  nas extrações do pau-brasil nas costas litorâneas com a utilização da mão de obra indígena. Posteriormente, o envio desses recursos naturais à coroa portuguesa acabaram caracterizando o país, em um primeiro momento, como uma economia do tipo:
Peso: 1.0
	
	A-economia agroexportadora
	
	
	
	B- economia industrial
	
	
	
	C- economia do conhecimento
	
	
	
	D- economia de exploração
	
	
	
	E- economia de exportação
	
	
	Pontuação : 1
4
De acordo com o capítulo “Trabalho e Emprego no Mundo das Novas Tecnologias”, o êxodo rural expressivo de agricultores para os centros urbanos no século XX, a expansão da mão de obra assalariada, a criação do salário mínimo, da carteira de trabalho e de toda a legislação trabalhista moderna edificada a partir da Era Vargas tornaram o Brasil um país de economia:
Peso: 1.0
	
	A- agropecuária
	
	
	
	B- industrial
	
	
	
	C- do conhecimento
	
	
	
	D- de exploração
	
	
	
	E- de agrononegócio
	
	
	Pontuação : 0
5
De acordo com o  Capitulo  Organizações e participação política e social no mundo contemporâneo, entende-se por sistema de poder autoritário ou autocrático:
Peso: 1.0
	
	A- Um regime no qual a estrutura de poder está concentrada na sociedade em detrimento de um indivíduo, de oligarquias ou do Estado.
	
	
	
	B-Um regime no qual a estrutura de poder está concentrada no Estado, na sociedade, em um indivíduo, em detrimento de oligarquias.
	
	
	
	C- Um regime no qual a estrutura de poder está concentrada em oligarquias, na sociedade, em um indivíduo em detrimento do Estado.
	
	
	
	Um regime no qual a estrutura de poder está concentrada em um indivíduo, em oligarquias ou no Estado em prejuízo da sociedade.
	
	
	
	E- Todas as assertivas estão totalmente corretas.
	
	
	Pontuação : 0
6
De acordo com o capítulo FRONTEIRAS DA TOLERÂNCIA – ETNICIDADE, GÊNERO E RELIGIÃO – Percebendo-se as especificidades que compõem a etnicidade, como podemos refletir acerca das fronteiras étnicas presentes na contemporaneidade? É muito tênue a linha de fronteira da tolerância no âmbito das diferenças étnicas. A par das práticas discursivas de respeito às diferenças, vivenciamos na contemporaneidade, justamente pela centralização da questão em nível cultural, considerando-se a etnicidade, uma nova forma de exercício de racismo, que se denomina :
Peso: 1.0
	
	A-etnocentrismo
	
	
	
	B-antropocentrismo
	
	
	
	C-interculturalismo
	
	
	
	D-xenofobia
	
	
	
	E- Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Pontuação : 1
7
De acordo com o capítulo Meio Ambiente e Sustentabilidade, um conceito importante para a preservação da natureza é o de consumo consciente. Ele objetiva transformar o ato de compra em uma atitude cidadã. No entanto, o relatório “O Estado do Mundo” de 2010, apontou que as famílias americanas deram em média 60 brinquedos a cada filho por ano. É correto afirmar que as formas de alcançar o consumo consciente são:
 I - Levar em consideração os 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
II – Buscar uma mudança cultural, questionar hábitos irresponsáveis, obter informações, avaliar os impactos do seu consumo no meio ambiente e na sociedade.
III - O maior poder hoje é do consumidor. Este, pode incentivar e  privilegiar a compra de produtos orgânicos de fornecedores locais.
 Assinale a alternativa correta:
Peso: 1.0
	
	A- Somente a alternativa I está correta.
	
	
	
	B- Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	
	C- Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
	D- Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	
	E- Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Pontuação : 0
8
De acordo com o FRONTEIRAS DA TOLERÂNCIA – ETNICIDADE, GÊNERO E RELIGIÃO – as etnias negras no contexto brasileiro são demarcadas pelas:
Peso: 1.0
	
	A- Raízes históricas socioculturais e políticas que marcam a formação populacional brasileira no contexto do escravismo e pelas relações estabelecidas tanto nas suas ancestralidades distantes como nas vivênciascontemporâneas.
	
	
	
	B- Socialização de caráter democrático em relação com o elemento branco.
	
	
	
	C- Interação democrática com o elemento branco no contexto da sociedade brasileira.
	
	
	
	D- Transculturalidade envolvendo o elemento branco e pardo no processo de absoluta integração cultural.
	
	
	
	E- Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Pontuação : 1
9
De acordo com o  Capitulo  Organizações e participação política e social no mundo contemporâneo, o modelo de gestão política e administrativa usado na sociedade moderna teve sua origem:
Peso: 1.0
	
	A- No modelo de estrutura administrativa que surgiu nas famílias.
	
	
	
	B- No modelo de estrutura administrativa que surgiu nas igrejas.
	
	
	
	C- No modelo de estrutura administrativa que surgiu nas fábricas.
	
	
	
	D- No modelo de estrutura administrativa que surgiu nas escolas.
	
	
	
	E- No modelo de estrutura administrativa que surgiu nas fazendas.
	
	
	Pontuação : 0
10
De acordo com o capítulo “Trabalho e Emprego no Mundo das Novas Tecnologias”, é correto afirmar que, hoje, no Brasil, a carreira de um colaborador, trabalhador, funcionário, por exemplo, é de responsabilidade primeira:
Peso: 1.0
	
	A- da empresa onde ele trabalha.
	
	
	
	B- do Estado que organiza sua carreira.
	
	
	
	C- do próprio empregado/funcionário que faz a gestão de sua carreira.
	
	
	
	D- da previdência pública
	
	
	
	E- dos gestores públicos e políticos
	
	
	Pontuação : 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes