Buscar

Projeto Práticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema: Meu pequeno Sorriso
Justificativa: A temática a ser trabalhada visa fomentar nas crianças a prática diária do hábito de escovação, melhorando assim a qualidade de vida dos mesmos tanto em casa, quanto no ambiente escolar. O trabalho educativo com crianças na fase escolar é mais produtivo, pois elas estão mais receptivas, aprendendo rapidamente, facilitando o ensino de hábitos adequados, principalmente aqueles relacionados à saúde bucal.
Situação-Problema: Segundo dados de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Apenas 53% dos brasileiros escovam os dentes com os três itens fundamentais para uma boa higiene bucal: escova de dente, pasta e fio dental. Dado este bem agravante, tendo em vista que a escovação faz parte do processo de higienização, evitando assim doenças. Logo, as pessoas não estão conscientes do quanto é importante à escovação diária.
Portanto, trazer essa conscientização para as crianças, possibilitará a conscientização desde cedo.
Ainda conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o fator escolaridade agravou ainda mais a situação, pois enquanto 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três itens, o percentual caia para 29,2% entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto. Baseando-se nesses dados, é de suma importância que a escola esteja diretamente envolvida em práticas que contribuam com a qualidade de vida de seus alunos, visto que se estes aprendem na escola, levarão a prática para suas casas, disseminando a informação com os pais, irmãos, amigos e comunidade. 
Público-alvo: crianças de 0 a 3 anos
Objetivos: Este projeto tem como objetivo:
Melhorar a saúde e qualidade de vida das crianças, pois a temática a ser trabalhada influência no comportamento do aluno, sendo possível que o mesmo aplique à sua rotina hábitos saudável.
Proporcionar melhor integração entre alunos e comunidade escolar. Este objetivo visa que toda a comunidade escolar esteja envolvida nesse projeto, apoiando e incentivando os alunos.
Aplicar boas práticas de saúde bucal, fazendo com que a criança esteja totalmente envolvida no projeto; possibilitando conhecer quais os itens para uma boa higienização bucal e qual a sua funcionalidade de cada um. A criança também irá conhecer a importância de uma boa escovação.
Metodologias / Estratégias
Apresentar de forma lúdica os itens que fazem parte da escovação;
Conhecer os dentes, a língua e demais elementos que envolvem a saúde bucal. Tal prática pode ser feita através de atividades com os alunos;
Ensinar as crianças a realizaram a correta escovação, de modo que observem os movimentos, a coordenação motora;
Apresentar vídeos educativos relacionados à escovação; Dispor de Material Visual: Pôsteres, cartazes; Preparar um ambiente específico para que as crianças realizem a escovação.
Avaliação: Acontecerá durante o decorrer do projeto, observando o progresso dos alunos, através do envolvimento, participação dos mesmos.
Considerações Finais
Melhora rápida na saúde bucal das crianças;
Disseminação da informação para o ambiente fora da escola;
ANGOTTI, M. Educação infantil: para que, para quem e por quê. In: _____. (Org.). Educação infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2006.
ASSIS, R. de. Educação infantil e propostas pedagógicas. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para credenciamento de instituições de educação infantil. v.2. Brasília, DF: MEC/SEF/Coedi, 1998
Hilger EC, Abegg C, Pretto SM . Análise das abordagens de Educação em Saúde em programas de saúde bucal. Ação Coletiva 1999; 2(2): 104.
INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO (Brasil): SORRISO SOLIDÁRIO – VALE. 2011. Disponível em: <http://www.brasilsolidario.com.br/o-que-fazemos/programas/outros-programas-e-projetos/sorriso-solidario-vale/>. Acesso em: 26 nov. 2011.

Outros materiais