Buscar

casos 1 ao 5 constitucional 2

Prévia do material em texto

Caso 01 : O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú R: No caso em tela, a questão envolve dois estados e compete a União a decisão final, porém esperasse que a contenda seja solucionada pelo Federalismo de Cooperação, nesse caso os estados encontrariam a solução para o conflito e a União apenas ratificaria essa solução.
CASO 2'NORDEXIT?' - COMO O BREXIT ANIMOU MOVIMENTOS SEPARATISTAS R: Os movimentos separatistas não se confundem, pois no caso dos Europeus os Estados são soberanos e em nosso país os estados são membros de uma federação. Nossa constituição, enquanto federação, prevê o princípio da indissolubilidade, portanto todos os movimentos separatistas por parte dos estados brasileiros são inconstitucionais, podendo inclusive a união intervir, caso seja necessário, para reprimir esses movimentos
CASO 3: A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio R: R- Orientaria ao prefeito que o desejado acordo é inconstitucional, pois o Art. 21- CF/88 estabelece que compete a União manter relações com estados estrangeiros, sendo competência exclusiva da União firmar tratados de Direito Internacional.
Caso 04- ) Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia intervenção branca? R- A intervenção Federal tem previsão constitucional, podendo inclusive ocorrer por questões financeiras. Neste caso ela poderia ser chamada de “intervenção branca” pois não ocorreria nos moldes previstos no texto constitucional, esta seria apenas uma negociação política e não uma intervenção federal.
Caso 05- No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma situação séria R: -Existiam presentes naquela situação os requisitos e as circunstâncias necessárias para uma Intervenção Federal, além desta o Estado de Defesa e o Estado de Sítio são medidas excecionais constitucionalmente previstas para que o Estado possa salvaguardar os interesses maiores da nação.

Outros materiais