Buscar

Economia é uma ciência social que estuda a produção

Prévia do material em texto

Economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços, e como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção, de modo a distribuí-los, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
A Economia é uma ciência social assim como o Direito, que depende das relações humanas seja na esfera familiar ou mesmo na organização do Estado e que através de suas normas regem as relações econômicas.
Sistemas Econômicos
a) Sistema Capitalista ou economia de mercado:
 É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. (Art. 170 da Constituição Federal)
b) Sistema Socialista ou economia centralizada:
 É aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção. 
Necessidades Humanas: 
a) são ilimitadas, no sentido de que é próprio de qualquer indivíduo querer possuir sempre mais coisas do que já tem;
 b) são diversificadas, no sentido de que cada indivíduo possui sua escala de prioridades e desejos.
Esses fatores de produção subdividem-se em:
a) Terra ou Recursos Naturais: o que existe na natureza (florestas, rios, oceanos, clima, etc.);
b)Trabalho ou Mão de Obra: força de trabalho economicamente ativa;
c) Capital: riquezas acumuladas pela sociedade, utilizadas no processo produtivo como capital fixo (máquinas, ferramentas, estradas, etc.) e capital monetário (dinheiro);
d) Tecnologia e Conhecimento: habilidade que é utilizada no processo produtivo na busca de sua contínua melhora e expansão;
Os fatores de produção também possuem duas características bem definidas, são elas:
a) são escassos – e, portanto, tem preço;
b) são versáteis – no sentido de que um mesmo fator de produção pode ser empregado em diversos processos produtivos;.
Microeconomia é o segmento da Teoria Econômica que estuda a formação de preços no mercado, ou seja, o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, analisando o comportamento dos compradores e vendedores.
Macroeconomia é o segmento da Teoria Econômica que estuda o funcionamento da economia como um todo, sendo responsável pelo estudo do relacionamento dos grandes agregados, por exemplo, o mercado externo, o nível de emprego, o consumo, a poupança e o investimento da economia.
Variáveis que afetam a demanda de um bem:
a)Renda dos consumidores 
b)Bens Substitutos 
c)Bens Complementares 
d)Preferências dos consumidores 
Oferta de mercado são as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. 
Concorrência perfeita : A Concorrência Perfeita, ou competição pura, tem como característica principal a existência de um número muito grande de empresas produtoras e de compradores no mercado, onde nenhum destes possui condições suficientes de influenciar o mercado. (Art. 170 da CF Inciso IV)
O monopólio: é ausência de concorrência, é uma figura que se situa em sentido oposto ao da livre concorrência, pois tem o poder de influenciar o mercado, significando a existência de um único fornecedor, podendo neste caso, impor o preço que mais lhe provier para suas mercadorias. 
O oligopólio: é uma situação de concentração de mercado, é um tipo de mercado dominado por um reduzido número de grandes empresas, com alto grau de concentração, e estas empresas, influenciam no preço de mercado, o que leva a uma reação em face ao abuso do poder econômico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes