Buscar

Os desafios do ensino no novo tempo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Palestra: Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas
 Professor: Mônica Mandaji 
A sociedade atual pede uma escola mais criativa, que ajude a desenvolver a solidariedade, a colaboração, o empreendedorismo – elementos capazes de produzir sentido em meio às mudanças da modernidade. É fato também que de tempos em tempos, aparece uma nova ferramenta com a promessa de revolucionar o ensino – isto foi visto com os laboratórios de informática, reforma curricular, PNE (Programa Nacional de Educação), PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), tablets, livros digitais, entre outras propostas que ainda apresentam pouca efetividade. Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado? Existe resistência à implantação destas abordagens? Como preparar o educador para esta nova realidade? Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.
Os desafios do ensino no novo tempo
	A escola nos dias atuais precisa seguir as mudanças da sociedade no mesmo ritmo que elas acontecem, no entanto não é isso que se vê. A escola atual está muito aquém de tais mudanças. Um fato interesssante é que as medidas tomadas pelo governo para ajudar a educação muitas vezes ficam no meio do caminho ou não tem suporte adequado aos profissionais capazes de realizá-los.
	Para se ter uma escola com alunos comprometidos com a solidadriedade e cooperação e o empreendedorismo entre si é preciso buscar estratégias de ensino que visem tal mudança de comportamento e isso só é possivel se a escola trabalha unida com a sociedade e os pais, todos precisam falar a mesma língua, para tanto é necessário se ter profissionais qualificados e responsáveis a fim de resolver os problemas encontrados na escola atual. Atualmente se tem problemas diferentes daqueles de anos atrás, a tecnologia veio mudar os modos de ensino da atualidade. O professor compete com as redes sociais e os jogos digitais, algo mais atrativo para o educando, portanto o novo desafio é este: construir métodos de ensino que leve o aluno a tomar gosto pela escola junto as tecnologias digitais.
	Entendemos que nos dias atuais, o Brasil, tem sofrido algumas alterações no contexto da aprendizagem, ou seja, no ponto de vista de alguns professores que consideram o ensino atual um pouco "fraco", no que diz respeito na utilização da tecnologia a favor da educação, é a utilização de redes sociais, jogos e distração que são mais procurados pelos alunos sejam eles de todas as idades, esse seria um quesito importante negativando a pouca efetividade ao ensino atual.
	Cabe ao profissional se qualificar e estar comprometido com as novas estrategias de ensino e a colaboração entre alunos-escola-comunidade.

Outros materiais

Perguntas Recentes