Buscar

DIREITO PENAL COMPLETO

Prévia do material em texto

Caso concreto. 
João foi denunciado como incurso no art. 157, § 2º, I, do CP.(roubo) instaurado o incidente de insanidade mental, o laudo constata que o réu é portador de doença mental de natureza psicótica, e ao tempo da ação era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Esclarecem os peritos que o réu necessita de medicação antipsicótica, devendo manter-se sob acompanhamento e tratamento psiquiátrico ambulatorial, não havendo necessidade de internação em hospital de custódia e tratamento. A prova produzida demonstra a autoria. Em alegações finais, o Ministério Público requer a absolvição, face a inimputabilidade, com a imposição da medida de segurança de internação, pois o crime praticado é punido com reclusão, a periculosidade é presumida, e o art. 97, do CP, constitui norma cogente. 
De acordo com os estudos em sala de aula, o que pode ser alegado em defesa de João? (Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - modificada) 
R: lei antimanicomial deve se priorizar o que o laudo médico indica para a sua cura
R: a tese defensiva e no sentido de que a medida de segurança deve se ajustar a natureza do tratamento de necessita o inimputável se o fim da medida de segurança e a cura e o laudo médico evidenciam que no caso de João a cura poderá ocorrer com tratamento ambulatorial ele deve ser priorizado para evitar a segregação do doente mental
Questões Objetivas. 
1) Quanto às medidas de segurança, é correto afirmar que 
a) são sujeitas à prescrição, mas não a outras causas de extinção da punibilidade. 
b) podem ser aplicadas independente ente da prática pelo agente de ilícito punível. 
c) podem substituir pena imposta ao agente considerado imputável no momento da condenação, se sobrevier doença mental no curso da execução 
d) a desinternação será sempre incondicional. 
e) o juiz, enquanto não superado o prazo mínimo de duração da medida, não poderá ordenar o exame para que se verifique a cessação da periculosidade. 
2) No instituto da medida de segurança 
a) é vedada a sua conversão no curso do cumprimento de um a pena privativa de liberdade.
b) a periculosidade é sempre presumida. 
c) é inviável a internação do paciente no tratamento ambulatorial. 
d) é necessária a prática de fato típico e antijurídico (ilícito) para sua imposição.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes