Buscar

Fundações e contenções - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - As sondagens são de fundamental importância para o projeto e a execução de obras civis. Com relação às sondagens de terrenos, julgue os seguintes itens, justificando sua posição.
(F) As sondagens rotativas são utilizadas para a amostragem de argilas e siltes saturados moles
(V)As sondagens mistas são aquelas em que, em um mesmo furo, se executam sondagens por percussão e sondagens rotativas
(V)As sondagens por percussão fornecem um índice de resistência do solo que pode ser utilizado em estimativas de capacidade de carga de fundações
(F)As sondagens a trado são indicadas para a caracterização de areias saturadas.
(F)As sondagens por percussão permitem a obtenção de amostras indeformadas de solo.
2 - Com relação aos métodos de investigação (sondagens diretas e indiretas e ensaios in situ),coloque F para falso e V para verdadeiro.
(V)As sondagens à percussão fornecem o Nspt do solo e são perfurações capazes de ultrapassar o N.A.
(V)A sondagem a trado se estende até ser encontrado o nível d´água.
(V)O ensaio Piezocone -CPTU- possui um transdutor de pressão da água (associado a um elemento poroso) colocado próximo a ponta do cone para medição da poro-pressão durante o ensaio.
(V)A sondagem rotativa é indicada para a exploração de maciços rochosos e fornecem um testemunho.
(F)Poços são escavações manuais que não permitem a retirada de amostras indeformadas.
3 - Estudamos os principais processos de investigação do subsolo para fins de projeto de fundações. De acordo com as imagens abaixo, identifique cada um dos 3 exemplos:
Poço, (2) Trado e (3) Sondagem à percussão SPT
4 - Considere uma sapata isolada de base quadrada (lado 2m), assentada sobre uma camada espessa de solo, com tensão admissível de 260 kPa. Nessa situação, o valor da maior carga a ser lançada nessa sapata sem provocar deformações e/ou recalques no solo, é de:
1040 kN
5 - O ensaio de simples reconhecimento do subsolo (SPT), normalizado pela NBR 6484, é realizado a cada metro. O ensaio consiste na cravação de um amostrador normalizado, por meio de golpes de um peso de 65 kgf caindo de 75 cm de altura. Em uma sondagem, em determinado trecho do terreno, foram necessários 3 golpes para cravar o amostrador 15 cm no subsolo. Em seguida, aplicaram-se 4 golpes para cravar o amostrador mais 15cm. Foram necessários 6 golpes, para cravar os últimos 15 cm. O N do SPT, índice de resistência à penetração, apresentado no relatório de sondagem para este trecho do subsolo foi igual a:
10
6 - De acordo com a norma NBR 8036 (1983), as sondagens devem ser, no mínimo, uma para cada 200m2 de área de projeção em planta do edifício até 1200m2 de área. Qual a quantidade de furos de sondagem você recomenda para serem executados na área de projeção de um edifício mostrada abaixo?
5 Furos de sondagens
7 - As sondagens são de fundamental importância para o projeto e a execução de obras de engenharia civil. Com relação a essas modalidades de investigação do subsolo, pode-se afirmar que as sondagens
a percussão fornecem um índice de resistência à penetração do solo, que pode ser utilizado para estimativas de capacidade de carga de fundações.
8 - Complete com verdadeiro (V) ou falso (F) as sentenças abaixo:
(V)As sondagens rotativas consistem no uso de um conjunto moto-mecanizado projetado para a obtenção de amostras (testemunhos) contínuas de materiais rochosos através de ação perfurante dada por forças de penetração e rotação;
(V)Com a sondagem a percussão (SPT) obtemos as seguintes informações: tipo de solo (por meio da retirada de amostras), resistência (oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão) e posição do nível do lençol freático (encontrado durante a perfuração);
(F)O ensaio de cone (CPT) consiste basicamente na cravação rápida de uma haste com ponta cônica, medindo-se a resistência encontrada na ponta e a resistência por atrito lateral, os resultadas são apresentados a cada metro;
(F)São considerados ensaios in situ: sondagens a percussão (SPT), sondagens rotativas, ensaio de cone (CPT), ensaio pressiométrico (PMT), Vane Test, dilatômetro (DMT), ensaio triaxial e granulometria.
(F)Conforme a norma NBR 8036 (Programação de Sondagens), para a execução de uma sondagem SPT, com a finalidade de projetos de fundações de uma área de projeção em planta de uma edificação de 1.600 m², são necessários 5 furos de sondagem;
9 - Quanto às fundações profundas, assinale a alternativa correta:
As estacas moldadas in-loco possuem maior resistência lateral do que as estacas pré-moldadas.
10 - Assinale a alternativa que nomeia corretamente as fundações constituídas de placas contínuas de concreto armado, como único elemento, que distribui toda carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial.
(b) Fundações em radier.
11 - Quanto a fundações, é INCORRETO afirmar que:
Radier é um tipo de fundação rasa que não deve ser utilizada em terrenos com baixa resistência e com espessura de solo profunda.
12 - Qual o tipo de fundação adequado quando o lençol freático é raso ou quando a obra se localiza dentro de rio, lagoa ou mar?
Tubulão a ar comprimido
13 - Todas as partes da fundação superficial em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação. Qual é a espessura mínima desse lastro de concreto?
05 cm
14 - O muro de contenção mostrado na figura deve garantir a estabilidade de um talude de solo não coesivo, cuja envoltória de resistência ao cisalhamento é definida pelo ângulo de atrito φ. A partir da análise da figura e das informações fornecidas, conclui-se que
no caso de ângulo = 0, a direção da resultante do empuxo do solo é horizontal e dista H/3 da base do muro.
15 - Assinale a alternativa correta no que se refere a Fundações Profundas.
Tubulões são elementos da fundação que transmitem carga ao solo resistente por compressão. É composto por um fuste cilíndrico e uma base alargada em forma de tronco de cone.
16 - Conforme Alonso (1983), o cálculo da capacidade de carga estrutural do solo que dará apoio pode ser feita por dois métodos, Quais são:
Realização de prova de Carga (ensaio de placa) e métodos semiempíricos (Aoki Velloso e Decout Quaresma).
17 - O método de investigação do subsolo mais comum no Brasil é a Sondagem de Simples Reconhecimento, também conhecido pela sigla SPT as iniciais de Standard Penetration Test normatizado pela NBR 6484. No que diz respeito a Sondagem de Simples Reconhecimento, julgue se as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeira.
(V)A sondagem à percussão SPT é uma método direto de investigação do subsolo, ou seja permite a obtenção de amostras do solo. A sondagem consiste essencialmente em dois tipos de operação: perfuração e amostragem.
(V)Através da resistência a penetração, também conhecida como o número N do SPT, o estado do solo pode ser classificado pela sua compacidade, quando areia ou silte arenoso, ou pela consistência, quando argila ou silte argiloso.
(F)A sondagem à percussão SPT permite o conhecimento da profundidade do nível de água do terreno, o índice de resistência a penetração do solo, os tipos de solo de cada camada, o nível do início e do fim de cada camada e a pressão neutra no topo de cada camada.
(V)Trata-se de uma sondagem realizada a cada metro de profundidade. Sendo o processo de perfuração interrompido a cada metro quando é feito o ensaio de penetração dinâmica (SPT).
(V)As sondagens a percussão não ultrapassam matacões e blocos de rocha.
18 - Assinale a opção que contenha somente fundações superficiais.
Sapata isolada e Bloco.
19 – O projetista da supra-estrutura lhe repassa os valores das cargas...
Estaca Franki
20 – Os tipos de estacas mais utilizados, entre nós, são...
Moldadas no terreno e estacas-tubulares
21 – Recalques diferencias entre pilares vizinhos podem causar trincam...
Inclinadas
Questões discursivas1– Quais as principais vantagens e desvantagens das estacas pré-moldadas de concreto? 
Vantagens: têm boa capacidade de carga e resistência de esforços de flexão e cisalhamento. E por serem produzidas em fábricas apropriadas tem uma boa qualidade do concreto e é controlada e fiscalizada por laboratórios
Desvantagens: Por serem de concreto armado ou protendido, têm alto peso próprio limitando as seções e comprimentos em função do transporte e cortes e emendas são de difíceis execuções e no processo de cravação pode quebrar.
2 – O que é e para que serve a lama bentonítica?
 A lama bentonítica é constituída de água e bentonita (argilas) e serve para criar uma película impermeável nas paredes da escavação, formada pela penetração da lama nos vazios do solo.
3 – Descreva sucintamente o processo construtivo de uma estaca escavada, enumerando suas vantagens e desvantagens.
São aquelas em que ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo. São do tipo moldada “in loco” e podem ser realizadas com ou sem revestimento (fluido estabilizante). Podem ser estacas do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua e estacas raiz.
Vantagens: Não produz vibrações durante sua execução. Quando acima do nível da água, a sua execução é considerada relativamente fácil.
Desvantagens: Capacidade de carga baixa quando comparada a uma estaca pré-moldada de concreto. É de difícil cravação em solo resistente e difícil execução abaixo do nível de água.
4 – Os tipos de muro de contenção mais utilizados são os de gravidade e os de flexão. Enumere 3 tipos de muros por gravidade e mostre duas geometria em forma de croquis para muros de flexão. Quais as verificações necessárias ao equilíbrio do sistema?
Muros de alvenaria de pedra, Muro de gabião e Muro de pneus. Ter uma boa estrutura e uma boa drenagem pluvial, para isso o muro deve conter um sistema de drenagem próprio.
5 – Qual é a fundação técnica e economicamente mais viável para a construção de uma residência com estrutura de concreto armado cujos pilares terão cargas em torno de 600KN, considerando-se o perfil geotécnico ao lado
Estaca escavada. São aquelas em que ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo e é do tipo moldada “in loco” e podem ser realizadas com ou sem revestimento fluido estabilizante (lama bentonítica).

Outros materiais