Buscar

Apol 01 Administração da Produção de Materiais e Teoria Geral da Administração Nota 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Provavelmente errei a questao 2 sobre eficiência pq todas as outras confirmei no livro as respostas.
Questão 1/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa as características da ferramenta diagrama de causa e efeito.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa na Universidade de Tóquio com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizado por duas escalas laterais na qual uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usado para mostrar por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que muitas vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha através da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Questão 2/5
Podemos entender a administração como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, buscando alcançar os objetivos e metas da organização. O conceito de administração alerta para o uso eficiente e eficaz dos recursos. Qual o significado de eficiência? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A eficiência configura-se em “fazer certo as coisas certas”.
	
	B
	A eficiência está diretamente relacionada com o alcance de resultados.
	
	C
	A eficiência pode ser entendida como a capacidade de fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo.
	
	D
	Pode-se definir eficiência como a capacidade de operar, de modo que os recursos sejam utilizados da maneira mais adequada.
Questão 3/5
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão de obra, máquina, meio ambiente, medição e método.   Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta a variável a que ele se refere.    Pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nesta variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro?
	
	A
	Material.
	
	B
	Mão de obra.
	
	C
	Método.
	
	D
	Medição.
Questão 4/5
Em 1916, Henri Fayol estabeleceu 14 princípios gerais da administração que, para grande parte dos administradores, são válidos até hoje. A qual princípio corresponde a descrição  seguir? Assinale a alternativa correta.   “É feita entre grupos e indivíduos, para garantir que o esforço e a atenção estejam focados em porções especiais da tarefa. Para Fayol, a especialização do trabalho é a melhor forma de usar os recursos humanos da organização”.
	
	A
	Divisão do Trabalho.
	
	B
	Autoridade e Responsabilidade.
	
	C
	Disciplina.
	
	D
	Unidade de Comando.
Questão 5/5
Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. Paranhos Filho (2007) utilizou um capítulo inteiro para descrever a Produção sob enfoque sistêmico. Ele dividiu o tema Produção como Sistema em três tópicos: Raciocínio Sistêmico, Aplicações da TGS e Produção Sistema Complexo. Se compararmos o pensamento linear com o raciocínio sistêmico, podemos observar:
	
	A
	que o administrador que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua interação e a relação de causa-efeito em qualquer situação.
	
	B
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
	
	C
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua organização e a relação de causa em qualquer situação.
	
	D
	que o administrador que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
Pág 32 – livro gestão da produção industrial- paranhos filho

Outros materiais