Buscar

atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Rousseau concorda com o filósofo inglês Thomas Hobbes, só dizer que a sociedade surge a partir de um pacto, entre os homens, que se organizam em sociedade. 
No entanto, diferentemente de Hobbes, Rousseau argumenta que a soberania continua a pertencer ao povo, embora esse transfira seu exercício ao governante. 
Suas ideias democráticas inspiraram os líderes da revolução francesa e contribuíram para processos de independências nas Américas. 
Rousseau respondeu a esta afirmativa de Hobbes defendendo que o homem em seu estado natural é bom, e que o convívio com a sociedade é que corrompe este homem bom transformando-o em um mau sujeito, guerreador nato, que tudo consegue pela força, atropelando e matando todos os semelhantes que ousem cruzar seu caminho ou impedir seus intentos. Essa é uma citação, eles querem saber como eram os homens antigamente com os homens da atualidade, corruptos, egoístas, etc.. A origem e o fundamento das desigualdades entre os homens. É so seguir essa linha que da certo. Espero ter ajudado
keyboard_arrow_down
Pensar o homem e suas relações sociais através da sua atuação política é pensar sobre razão da existência das diversas formas de governo. Viver em comunidade traz benefícios, mas também muitos desafios e as leis são necessárias para que os valores da comunidade sejam mantidos. Foi isso o que afirmaram pensadores como Rousseau: embora ter um governante limite a liberdade do homem, os indivíduos se submetem a ele para terem assegurados coisas como a segurança pessoal e a proteção da propriedade privada. Teoricamente falando, portanto, todos deveriam se submeter às leis e participar nele, já que todos têm responsabilidade. No entanto, a História está recheada de exemplos de sociedades em que a participação política da maioria era muito limitada, por razões religiosas, ideológicas e culturais.
O regime democrático tem como princípio a participação do maior número possível de cidadãos nas decisões do governo. No Brasil, o voto tem sido o principal meio de influência a política, mas não é o único. Como o texto 2 explica, audiências e consultas públicas são formas importantes de participação política. Porém, esses meios não se tornaram realmente populares. As redes sociais, por outro lado, têm se tornado o principal meio de expressão política, com a vantagem de alcançar rapidamente milhões de pessoas, que tem também a oportunidade de dizer o que pensam sobre o assunto. Neste sentido, talvez as redes sociais pudessem ser uma ferramenta eficaz para que a 'vontade geral' seja conhecida, debatida e utilizada para o bem público.
discursiva ética, politica e sociedade -Ao analisar o homem e sua capacidade intelectual para se comunicar é interessante saber que quando nasce necessita de um ciclo social para se interagir, desde os tempos antigos o homem busca uma maneira pratica e rápida para se comunicar, e com o passar do tempo surgiu as redes sociais, internet, a mídia, e fora desse mundo paralelo, vivemos em diversos grupos sociais diferente; familiares, amigos, profissional e político.
 E por sua natureza o homem tem um instinto político e social, Aristóteles em uma de suas obras disse que “o homem tem um instinto para se juntar com seus semelhantes e viver em sociedade” *, conceituando então o que era um ser politicamente social.
 Para Rousseau, “o homem nasceria bom, porem a sociedade o corromperia, nasceria livre, porem seria escravo dos seus próprios desejos e da sua vaidade” **, e por acreditar ser possível uma sociedade ideal, Rousseau criou o contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade e a soberania política da vontade coletiva, ou seja, quem fazia política era o povo, o povo decidia quem governava e como seriam as leis.
 A relação política no Brasil, como paradoxo com a obra de Rousseau, se iniciou em 1988 com a mudança da Constituição Federal, com a famosa frase: o poder emana do povo, assemelha-se com a obra do CONTRATO SOCIAL de Rousseau, que dizia que a sociedade ideal seria boa se a política viesse do povo, e nesse sentido, durante minhas pesquisas, ressalto que:
“Essa é a importância que a chamada Constituição Cidadã teve e tem para a retomada das ações e políticas públicas voltadas à construção do chamado Estado Social – na medida em que promoveu a ampliação das liberdades civis e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.” *
 No entanto, nesses últimos anos, mais especificamente a partir do ano de 2014, o povo brasileiro fez jus ao que diz a Constituição Federal, e foi para as ruas fazer justiça, e com a união do povo, e infelizmente indignação, tirou do poder a presidente do país, fizeram greve geral, e o país inteiro parou. Isso sim foi política social, era disso que Rousseau estava falando, porem ainda esta distante de sermos seres humanos politicamente sociais globalmente.

Outros materiais