Buscar

av2 online rodrigo provas eca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0022_AV2_201502589991 (AG) » DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201502589991 - RODRIGO MORAES ROCHA
	Professor:
	ALESSANDRA PASSOS LOURENCO
	Turma: 9046/BT
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 10/12/2016 11:10:18
	
Estação de trabalho liberada pelo CPF 81642172200 com o token 354366 em 10/12/2016 09:18:36.
	
	 1a Questão (Ref.: 201502831075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Julieta, advogada, foi procurada pelo dirigente de uma entidade de atendimento não governamentou, tendo sido informada que o mesmo estava respondendo a procedimento judicial por irregularidade na entidade. O dirigente indaga se há diferença quanto às medidas para entidades governamentais e não governamentais e pergunta qual é a medida mais leve que poderia receber. O que Julieta deve informar?
		
	
Resposta: Não há diferença quanto as medidas, a medida mais leve que pode receber é a advertência.
	
Gabarito: As medidas são distintas, consoante art. 97 do ECA. A medida mais leve é a advertência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502733284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fernando, jovem de 25 anos de idade e sua noiva, Flávia, de 20 anos de idade, no presente ano, encontraram Lúcia, criança de três anos de idade, perdida na praia da Barra da Tijuca. Na época, foi acionado o Conselho Tutelar, tendo este tomado todas as providências necessárias, dentre elas a de encaminhar a criança à Instituição de Acolhimento Cristo Redentor, localizado no Município do Rio de Janeiro e, ainda com base nas informações prestadas pela própria criança, no sentido de ser filha de André e Cláudia, residentes na Cidade de São Paulo, determinou sua inclusão no Programa de SOS Crianças desaparecidas. Passados oito meses do fato, Fernando e Flávia se casaram e, foram morar no Município de Petrópolis (no Estado do Rio de Janeiro). Como foi criado um vínculo muito forte entre Fernando, Flávia e Lúcia, até porque eles continuaram visitando-a nos finais de semana na Instituição de acolhimento, resolveram entrar com o pedido de adoção. Para tanto, procuraram o ESAG desta faculdade. Diante do caso concreto indaga-se: Qual é o Juízo competente, em razão da matéria e em razão do local, para apreciar esse pedido de adoção, vez que os requerentes se mudaram para Petrópolis?
		
	
Resposta: o juizo competente para apreciar sobre esta matéria é a vara da infância localizada no municipio do Rio de Janeiro.
	
Gabarito: De acordo com o disposto nos arts. 146, 147 I e 148, a competência do Juízo no caso em questão é determinada pelo local onde se encontra a criança e, como está acolhida no Município do Rio de Janeiro, a competência é da Vara da Infância e da Juventude da Comarca do Rio de Janeiro, comarca da capital.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503274799)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503268569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. II - A lei assegura expressamente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III - O direito de organização e participação em entidades estudantis é um direito previsto pelo ECA. IV - Crianças e adolescentes devem ter assegurados o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	São corretas as afirmativas II, III e IV.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	São corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502823301)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	 
	IV.
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	III e IV.
	 
	I e II.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503219586)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Prova: TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho ¿ (Adaptada) Analise as assertivas abaixo e, depois, marque o item CORRETO:
		
	 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente exige, como um dos requisitos à candidatura a membro do Conselho Tutelar, que a pessoa tenha idade de 18 (dezoito) anos.
	
	O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é estabelecido em Lei Estadual.
	
	O conselho tutelar é formado por quatro membros
	
	A atribuição do Conselho Tutelar é para crianças e adolescentes infratores até 14 (quatorze) anos de idade.
	 
	São impedidos de compor e de servir no mesmo Conselho Tutelar sogro e genro
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502791962)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	CEPERJ - 2012 - DEGASE - Técnico de Suporte e Comunicação - TI - Adaptada - Quanto a eventual internação de adolescente determinada pelo Juiz, segundo as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, está CORRETA a seguinte alternativa:
		
	
	O adolescente pode aguardar em repartição policial junto com os adultos detidos.
	
	O rol das medidas socioeducativas é meramente exemplificativo
	 
	O acolhimento institucional é medida socioeducativa
	 
	O prazo máxima da internação é, em regra, de 03 anos
	
	A internação poderá ser cumprida em estabelecimento prisional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502721894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, por ser este uma lei especial, prevalecem sobre as leis tidas como gerais. A partir dessa premissa, dispôs o legislador, no art. 152, que as normas gerais processuais previstas naslegislações pertinentes se apliquem subsidiariamente às regras do ECA. Algumas dessas regras são: I - Garantia de assistência judiciária gratuita aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado. II - Isenção de custas e emolumentos para as ações judiciais e da sua competência bem como para os recursos. III - As crianças e adolescentes devem ser devidamente representados ou assistidos por seus pais ou responsáveis ou curadores nomeados, nos processos judiciais. IV - Garantia de sigilo de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional Assinale a assertiva que indique exatamente as assertivas corretas:
		
	
	Apenas I, II e IV
	
	Apenas II e IV
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Apenas I e II
	
	Apenas II, III e IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502893492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o que dispõe o ECA acerca do procedimento de apuração do ato infracional, podemos afirmar que o adolescente somente poderá ser privado de sua liberdade nas seguintes condições:
		
	 
	em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente;
	
	em flagrante de ato infracional ou quando não for possível localizar seus pais ou responsável;
	
	sob acusação de prática de crime, associada à inexistência de endereço fixo;
	
	em flagrante de ato infracional ou por solicitação devidamente fundamentada do Conselho Tutelar.
	
	sob acusação de prática de crime, quando cometido com grave ameaça física à vítima;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503286854)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"De acordo com o artigo 225, as previsões do ECA não afastam as previsões da legislação penal, o que significa que as crianças ou adolescentes podem ser sujeitos passivos de crimes previstos no Código Penal (como maus tratos, homicídio, crimes sexuais contra vulnerável, etc.), assim como na lei especial (tortura, tráfico, etc.)." Diante da afirmação, podemos concluir que:
		
	
	A assertiva é correta pela clara aplicação de um diálogo das fontes com o Código Civil.
	
	A afirmação é incorreta, pois a tortura não se enquadra no ECA.
	 
	A Afirmação é completamente correta.
	
	A afirmação é incorreta já que o art.225 afasta a previsão da legislação penal.
	 
	A assertiva é parcialmente correta.

Outros materiais