Buscar

A Multideterminação do humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Multideterminação do humano: uma visão em Psicologia.
Os mitos sobre o homem
Do homem natural: O homem nasce bom e puro porem a sociedade vai corrompendo o homem 
Do homem isolado: O homem nasce um ser isolado, não-social, ele desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com outras pessoas.
Le Bon diz que temos um instinto gregário, sem esse extinto não poderíamos nos relacionamos com outras pessoas e seria impossível ter uma formação de uma sociedade. 
Do homem abstrato: O homem teria características que não dependem de influencias de onde vive. Seus atributos e propriedades são universais, independentemente do seu momento histórico, tipo de sociedade e das relações que vivem.
O homem é um ser sócio-histórico
Estudos científicos nos revelam que pertencemos a uma espécie animal – Homo Sapiens. Que todos nós dependemos da carga genética que herdamos de nossos ancestrais obedecendo às características de nossa espécie. No entanto, experiências desenvolvidas no campo biológico comprovam que os genes, submetidos a determinadas condições ambientais, sofrem modificações e se manifestam. Depreende-se que, todos os traços, físicos ou mentais, normais ou não, são ao mesmo tempo genéticos e ambientais. As mutações havidas dessas submissões resultam num ser específico, individual e particular. Comprova-se que o homem como ser natural necessita apropriar-se da cultura criada pelas gerações passadas para o seu desenvolvimento histórico e garantir sua vida em sociedade. Nossas aptidões como escovar os dentes, comer com talheres, ler, escrever etc. nós vamos nos desenvolvemos ao longo da vida graças a cultura.
O homem é biológico, social e histórico 
Funções biológicas hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade. As funções biológicas permitem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções físicas.
O que caracteriza o homem?
A princípio salienta-se como característica humana o trabalho e o uso de instrumentos. “O mais inábil trabalhador humano difere do mais “habilidoso” animal, pois antes de iniciar seu trabalho, já planejou em sua cabeça. No termino do processo de trabalho, o homem obtém como resultado algo que já existia em sua mente. O trabalho humano está subordinado a vontade e ao pensamento conceitual (Bock,2002)”. Confirma-se dessa forma, que o humano possui a capacidade de conceitualizar processo que o diferencia dos outros animais. Aflora nesse estágio a consciência.
O homem trabalha e utiliza instrumentos
O trabalho humano está subordinado ao desejo e aos pensamentos conceituais.
Obs: O homem planeja em sua mente aquilo que deseja como resultado do seu trabalho. No termino do seu processo o trabalhador criou o que estava em sua mente. O ser humano possui consciência do uso dos instrumentos.
O biológico dos animais já está determinado, os animais também se comunicam um com outro. O humano tem consciência enquanto o animal não.
Experimento feito em macacos
Em um dando momento uns psicólogos treinaram um macaco de laboratório para apagar o fogo. O macaco gostava muito de maça, eles treinaram o macaco para apanhar uma maça numa plataforma um pouco distante de sua gaiola. Sempre que tocava o sinal, o macaco corria na direção que estava a maça, o próximo passo foi colocar em volta da maça um círculo de fogo, sabendo que o macaco tem medo de fogo, naturalmente o macaco desistiu da maça. Por meio de condicionamento ensinaram o macaco a pegar um balde de água para apagar o fogo, depois do macaco ser bem treinado os psicólogos passaram para etapa final. Colocaram a plataforma com a maça e o círculo de fogo no meio de um taque de agua com altura suficiente para o macaco conseguir passar. Resultado do experimento deu que o macaco foi até o lugar onde estava a maça, viu o fogo, saiu do tanque e foi em busca de um balde de agua para poder apagar o fogo.
 Isso mostra que os animais têm. a imagem do instrumento mais não consegue contextualizar que o que tinha no tanque era o mesmo que tem no balde. Entretanto ser ele tivesse com sede ele beberia do tanque e do balde.
O homem cria e utiliza a linguagem
Para Aléxis Leontiev, psicólogo, “...a linguagem é o elemento concreto que permite ao homem ter consciência das coisas”. Ana Mercês Bock acrescenta “..., mas, para chegar até a linguagem, houve alguns antecedentes. Se raciocinarmos em termos evolutivos (teoria evolucionista de Darwin) o homem teve origem a partir do antropoide
Para chegar na linguagem o homem passou por 4 fases:
O antropoide aprendeu a andar sem usar as mãos, ficou em pé e com as mãos livres para fazer movimentos.
Os antropoides viviam em grupos 
Os antropoides usavam instrumentos como um pau para pegar alimentos
O sistema nervoso deles tinha capacidade mínima para o desenvolvimento da linguagem.
Ao passar do tempo nos pegamos esses instrumentos e transformamos como meio de trabalho, o instrumento de trabalho induziu o aparecimento da consciência e criou a condição do surgimento da linguagem.
O homem compreende o mundo ao seu redor
O homem desenvolveu e tem domínio da linguagem, ele compreender o mundo ao seu redor enquanto os animais passam pela vida sem perceber o que acontece ao seu redor. É a consciência que estabelece as condições do homem avaliar o mundo e a si.
Afinal, quem é o homem?
Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto – esse proverbio abandona completamente a noção de um ser histórico, social e concreto, definitivamente o ser que nasce e ao ser que morre supõe que não há transformação desse homem. As experiências concretas de vida em determinada época são, cultura, classe social, grupo étnico e grupo religioso é nessa concepção que falam que não influencia nenhuma para o ser que nasce. O ser que morre não pensado como resultado de toda uma vida, de todo conjunto de condições matérias vividas que determina o desenvolvimento do ser que nasceu.
As propriedades fazer o homem ser, um ser particular que fazem desse animal um ser humano é o suporte biológico especifico, o trabalho e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E é com isso que forma um ser humano com todos esses elementos ele é multideterminado

Outros materiais