Buscar

Prointer II Relatório FINAL 2017 2 (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
POLO: Niterói – Rio de Janeiro UNIAN
ACADÊMICO: Roberta Coelho de Oliveira – RA: 2663314758
TUTORA A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
NITERÓI / RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2017
�
ACADÊMICO: Roberta Coelho de Oliveira – RA: 2663314758
TUTORA A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
NITERÓI – RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2017
�
RESUMO
As questões ambientais são uma prioridade no mundo moderno de negócios.Organizações de todos os tipos estão buscando ferramentas para gerir o impacto ambiental de suas atividades. O presente trabalho apresenta uma análise da política socioambiental da organização estudada anteriormente, a RGD Beaute Salão de Beleza Ltda. – Werner Coiffeur Dias Ferreira. O tema proposto retrata a importância da responsabilidade socioambiental na gestão da organização.
Palavras-Chave: Responsabilidade socioambiental. Salões de Beleza. Desenvolvimento sustentável.
�
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)	5
3.	Propostas de melhorias	7
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERENCIAS	9
�
�
1 - INTRODUÇÃO
O aquecimento global e as mudanças climáticas tem sido os termos ambientais com maior destaque na mídia ultimamente, enquanto que há tempos vimos surgir o termo “desenvolvimento sustentável” como forma de promover o crescimento econômico aliado ao bem estar social e a preservação do meio ambiente, de forma a evitar os possíveis colapsos dos sistemas e recursos do planeta, resultante da degradação gerado por esse crescimento.
Ao longo deste, fundamentado em levantamento de campo, resultados e propostas de melhorias, vamos mostrar a importância de um gerenciamento com padrões ambientais e apresentar uma reflexão sobre os impactos ambientas provocados pela organização RGD Beaute Salão de Beleza Ltda. – Werner Coiffeur Dias Ferreira e os perigos de contaminação pelo mal uso e mal acondicionamento dos resíduos, tanto nas pessoas, quanto no meio ambiente.
�
2 - DESENVOLVIMENTO 
Levantamento de campo:
Posicionamento da empresa RGD BEAUTE SALÃO DE BELEZA LTDA – WERNER COIFFEUR DIAS FERREIRA em relação a questão socioambiental:
A empresa utiliza processos sustentáveis na comercialização de seus produtos e serviços e adota medidas práticas de sustentabilidade.
Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores?
Sim, na empresa há padrões ambientais, com ações que visam a redução do consumo de energia, ações práticas para evitar o excesso de consumo de água, incentivando seu consumo racional. E há total interação entre funcionários, clientes e fornecedores com a causa.
Existe uma política socioambiental definida na empresa?
A organização se preocupa em atingir e demonstrar um desempenho socioambiental correto. Integra componentes socioambientais as suas estratégias comerciais e ao seu planejamento de longo prazo.
Quais os tipos de resíduos produzidos pela organização?
Recepção: Copos descartáveis, papéis e papelão
Manicure e pedicure: Lixas, algodão, cutículas, luvas e sacos plásticos para pés e mãos.
Salão de Cabelo e maquiagem: Capa descartável de tintura, cabelos, lâminas de navalha, sacos plásticos, máscara e algodão.
Lavatórios: Cabelos, sacos plásticos, máscara, algodão, xampu, condicionador, tintas e produtos químicos que são descartados no esgoto.
Sala de tintura: frascos de tintas e alisantes, alumínio contaminado com tinta, embalagens secundárias luvas.
Refeitório: Embalagens plásticas e sobras de alimentos.
Sala de depilação e banho: Luvas, ceras e agulhas.
Sala de estética facial: Luvas, algodão, embalagens de produtos, ceras, máscaras e toucas.
Banheiros: Papéis toalhas, papéis higiênicos e absorventes.
Esses resíduos podem ser classificados em: Resíduos infectantes, resíduos químicos, resíduos comuns e material perfuro cortante ou escarificante.
Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis?
Uso de lâmpadas de LED em toda a empresa.
Orienta seus funcionários a desligarem os aparelhos elétricos enquanto não são usados e a revisar todos os equipamentos que utiliza.
Orienta seus funcionários sobre a necessidade do uso racional dos recursos.
Seleciona os produtos que utiliza com a intenção de não agredir a natureza.
Os resíduos são descartados de acordo com a legislação vigente, atendendo as particularidades do município.
Procura fornecedores em que possa fazer o descarte das embalagens junto ao fabricante. Como a empresa RISQUÉ, por exemplo; Na iniciativa “Faça parte, faça a diferença”, ande a mesma recolhe as embalagens para serem transformadas em produção de energia na indústria de cimento.
Uso de dosagem de produtos por tamanho de cabelo.
Limpeza dos filtros de secadores de cabelo com freqüência, com isso evita-se que a sujeira force o aparelho a gastar mais energia.
Existe alguma legislação municipal que aborde a responsabilidade ambiental na qual a organização se enquadre? 
Existe as orientações para que os institutos de beleza e estéticas fiquem dentro das normas legais. Licenciamento, higiene do estabelecimento e cuidados com o material. A empresa está dentro de todas as normas legais.
Qual o nível de capacidade do pessoal?
Assim como na empresa, os funcionários buscam seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando consciente do seu papel na sociedade.
Há capacidade de P&D (Pesquisa e desenvolvimento)? 
A empresa ainda não se sente preparada apara iniciar um programa de pesquisa e desenvolvimento, visto que o cenário atual é instável, mas alega que seria muito importante encontrar saídas para os diversos problemas ambientais, porém este não é o foco no memento.
3 - Propostas de melhorias:
Contatar uma ONG para fazer doações das mechas de cabelos para pacientes em tratamento com câncer.
Dar preferências a fornecedores que recebem as embalagens vazias de tubos de coloração de volta para reciclagem (Já que os metais presentes nas tinturas capilares podem provocar vários danos caso não sejam descartados corretamente).
Trocar as folhas laminadas usadas em reflexos por ROLL MECHES, um tipo de rolinho com uma camada de plástico maleável. Ele pode ser utilizado várias vezes e quando jogado fora, pode ser reciclado.
O uso do algodão orgânico, que usa menos agrotóxicos.
Adquirir um plano de gerenciamento de resíduos sólido para dar uma destinação final adequada aos seus resíduos.
Eliminar o uso de copos descartáveis entre os funcionários, incentivando a cada um adquirir sua própria caneca.
Implementar um sistema de reutilização de água na lavagem dos cabelos, onde a mesma utilizada no processo é filtrada através de elementos micro filtrantes descartáveis, que retém todos os produtos químicos e o sabão utilizado no processo de lavagem.
Priorizar a compra de produtos que possuem embalagens retornáveis (Além de destinar o resíduo de forma correta, as empresas fornecedoras oferecem uma redução de custo nos produtos).
Instalação de mangueiras nos lavatórios que só funcionam se pressionadas. E a troca de torneiras de uso comum pelo modelo que interrompe o fluxo automaticamente.
Separar e destinar o lixo produzido. Por exemplo: Revistas e caixas de papelão podem ser destinadas a reciclagem de papel, embalagens de esmaltes e maquiagens (o que já é feito com alguns fornecedores) podem ser devolvidas ao fabricante, bisturi, navalhase agulhas podem ser acondicionadas em caixas rígidas, resistente a ruptura e vazamento com tampa devidamente identificada.
Reduza o consumo de água no serviço da manicure. Procure não utilizar bacias e sim algodão e água e um burrifador.
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste estudo, percebe-se que a preocupação ecológica e os conceitos relacionados a sustentabilidade na organização RGD Beaute Salão de Beleza Ltda – Werner Coiffeur Dias Ferreira é uma realidade, mesmo que ainda não tenham nada muito estruturado em relação a questão.A incorporação de conceitos de Desenvolvimento Sustentável e da conservação ambiental no dia a dia da empresa requer uma mudança na cultura em todos os seus níveis funcionais. A inserção desses novos conceitos na cultura da empresa exige um sistema de comunicação eficiente entre os níveis hierárquicos através de um programa de educação ambiental que mobiliza a todos. Dessa forma, é de fundamental relevância o fato dos salões de beleza da Rede Werner Coiffeur estarem buscando cada vez mais a profissionalização de suas gestões.
A grande contribuição que a atuação responsável traz para a solução de problemas ambientais são seu enfoque pró-ativo, sua busca por melhoria continua, antecipando-se a sua própria legislação que alia suas preocupações com segurança, saúde ocupacional e meio ambiente.Além disso antes de definir a política ambiental nesse cenário, profissionais de todas as áreas da empresa terão que se preocupar e trabalhar a gestão ambiental. Para que essas medidas de sustentabilidade tenham resultado é necessário eu toda a equipe esteja envolvida. 
�
REFERENCIAS
. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2016/posts/maio/sustentabilidade-chega-aos-saloes-de-beleza#ixzz4xqXre6xR
. Sustentabilidade no Salão de Beleza: Desafios e Vantagens – Brasília:
Sebrae, 2015.
42 p.
1. IKEDA, Debora Félix Rodrigues. 1. Sustentabilidade 2. Salões de Beleza. 3. Redução de Desperdício 5. Sebrae.
CDU: 504
. HÖEFFEL. João Luiz de Moraes, Golçalves, Nayra de Moraes. Responsablidade Social e Meio Ambiente: O caminho da sustentabilidade

Outros materiais