Buscar

Resumo para prova.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA AQUÁTICA. AV1
História da reabilitação aquática:
Séc. XIX => Europa (propriedades de flutuação): Hidroginástica, tanque de Hubbard, Bad Ragaz (INDICAÇÃO: Redução do tônus, aumento da amplitude de movimento, reeducação muscular e fortalecimento)/ Halliwick/ Watsu. Pelo Padre Se Bastian.
A era da cura pela água:
Gregos => Desenvolveram centros próximos a nascentes e rios, utilizando-os para banhos e recreações (banhos de imersão).
Romanos => Com suas habilidades de construção, desenvolveram e expandiram o sistema grego de atletismo, seguido por um mergulho frio; produziram uma série de banhos, realizando atividades intelectuais, recreacionais, de saúde e higiene.
Frigidarium: Banhos frios recreacionais.
Tepidarim: Banhos sentados em local com ar aquecido.
Caldarium: Banhos quentes.
Sudatorium: Banhos em ambiente saturado de ar úmido quente, para promover sudorese.
Império Romano e Idade Média:
Com o declínio do Império Romano, houve uma queda no uso de banhos. Os padrões de higiene e moral, foram diminuídos, e os antigos cristãos baniram o uso dos banhos públicos.
Por volta dos séc. XIX, XVI e XVII, o uso da água com propósito de cura, adquiriu algum reconhecimento por parte dos médicos europeus.
Hidroginástica:
Ou exercícios aquáticos, só começaram a ser desenvolvidos, após a construção do primeiro tanque de Hubbard, em 1920.
1903- Primeiro centro de reabilitação aquático dos EUA.
Princípios físicos da agua:
- Densidade Relativa (DR) => É a força que se opõe a gravidade.
 DR> 1 - O objeto irá afundar.
DR< 1 - O objeto irá flutuar.
DR=1 - O Objeto flutuará logo abaixo da superfície.
- Pressão Hidrostática => É benéfica para membros inferiores. A força de coesão das moléculas de água, geram a propriedade física, pressão hidrostática, que foi desenvolvida por Pascoal. A pressão é maior nas regiões mais profundas e nos locais de maior profundidade da piscina.
Indicações: Diminui edemas, pode ajudar a compensar o retorno venoso, regulariza o estímulo tátil, oferece estabilização articular, solicita maior trabalho de inspiração e facilita a expiração.
- Flutuação => É um princípio físico, trazido por Arquimedes, que pode ser definido como: uma força, de baixo para cima, que se opõe contra ação da gravidade, deslocando o objeto na mesma medida da água, que foi deslocada.
Indicações: Reduz forças de sustentação do peso, permitindo sensação de leveza, com maior mobilidade e menos força de compressão articular.
Flutadores naturais: Obesos, bebês, distróficos musculares e tetraplégicos e paraplégicos.
Afundadores naturais: ECI espáticos ou atetósico, pessoas com estrutura óssea grande, AVE (fase espática) e pessoas hipertrofiadas.
- Refração: É a alteração da informação visual, quando o raio de luz atravessa densidades diferentes, o que justifica a necessidade de aproximação do terapeuta com o paciente.
- Tensão superficial: É a propriedade que gera resistência na entrada da água. O fisioterapeuta auxilia o paciente para entrar na água.
- Temperatura: O sangue aquecido, relaxa a musculatura, tende a diminuir a tonicidade dos ligamentos e tendões, facilitando a mobilização articular.
- Turbulência: É o mov. Aleatório das moléculas de água, a viscosidade juntamente com a turbulência, são as principais propriedades físicas, que geram resistência ao mov, da água.
OBS: Não usamos peso, quando queremos gerar resistência, usamos FLUTUADORES.
- Área de arrasto: Quanto maior a quantidade de água deslocada no mov, maior será a resistência.
- Viscosidade: É uma propriedade física, que gera resistência á entrada da água.
Hidroterapia => É uma atividade terapêutica, que consiste em utilizar recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim, com medidas, profundidade, temperatura e ambiente externo.
Indicação: Ortopedia, reumatologia, neurológicas, pediátrico, desportiva, gestantes, idosos e respiratórios.
Contra indicações: Doenças transmitidas pela água, febre acima de 38°, insuficiência cardíaca, epilepsia, trombose venosa profunda, doenças sistêmicas, etc.
- Hidrocinesioterapia => Utilizados em piscina termo aquecidos, tem por finalidade, a prevenção e cura das mais variadas patologias. 
Indicação: Inflamação, dor, retração, espasmo muscular, limitação da amplitude de movimento e força.
- Hidroginástica => A hidroginástica é uma atividade física composta por exercícios aeróbios e de resistência muscular localizada, que teve seu início no Brasil na década de 80, mais precisamente na região sudeste. Uma vez que, no meio líquido ocorre a diminuição do peso hidrostático do indivíduo, reduzindo assim o impacto articular, como consequência reduz o risco de uma lesão na articulação. É uma atividade em grupo, com o professor fora da piscina.
Indicação: Melhora da capacidade cardiovascular e respiratória, a força muscular e flexibilidade. É também muito usada para fins terapêuticos (recuperação de lesões, reabilitação física) com exercícios adaptados para cada necessidade.
27/09/2017

Outros materiais