Buscar

George Elton Mayo trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

George Elton Mayo:
George Elton Mayo foi um psicólogo australiano, sociólogo e pesquisador das organizações.
considerado o fundador do movimento das Relações Humanas.
Nasceu no dia 26 de dezembro de 1880, e faleceu no dia 7 de dezembro de 1949.
Introdução
Insatisfeito aos princípios do trabalho de fayol (teoria clássica administração), como o de Taylor (administração científica), que dava ênfase nas estruturas e nas tarefas. Elton Mayo a parte de 1929 começou a realizar experiências assim chamadas de Hawthorne (dado o nome pelo o local onde foi realizados os experimentos), esses experimentos foi dividido em 4 fases, assim ele comprova o fator psicológico para o aumento da produção .
Desenvolvimento
Mayo defendia que a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. Essa tradição leva o homem a um comportamento positivo e ele apenas encontraria a felicidade se percebesse que estava cooperando com as outras pessoas, ou seja, integrando e contribuindo para os objetivos individuais aos coletivos.
Desenvolvimento
Com essa experiência Mayo percebeu que os trabalhadores sofriam influências causadas pelo excesso de trabalho, (que causavam acidentes no trabalho e rotatividade do pessoal) e pela má condição do local de trabalho.
A experiência foi dividida em quatro fases:
Na primeira fase:
Os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes.
Na segunda fase:
Os pesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos.
Na terceira fase: 
Mayo observou as relações entre os funcionários e as pessoas que os entrevistavam para saber a suas opiniões e pensamentos a cerca das punições aplicadas ao trabalho deles e tratamento que recebiam, bem como receber sugestões que pudessem ser aproveitados.
Na quarta fase:
Mayo analisou a organização informal o sistema de pagamento era baseado na produção do grupo. O salário só poderia ser maior se a produção total aumentasse.
Conclusões da experiência de Hawthorne:
Nível de produção é resultante da integração Social.
Comportamento social dos empregados.
Recompensas e sanções sociais.
Grupos informais.
Relações humanas.
Importância do conteúdo do cargo.
Ênfase nos aspectos emocionais.
Crítica ao experimento:
Concepção ingênua do operário.
Limitação do campo experimental.
Negação do conflito empresa-funcionário.
Ênfase exagerada nos grupos informais.
Enfoque manipulativo.
Oposição cerrada à teoria clássica.
Conclusão:
Mayo estava insatisfeito com à teoria clássica, o homem como máquina. Pois a parti daí as empresas começaram a entender que sentimento vale, o relacionamento, assim também o trabalhador, que todos nós precisamos de afeto para se ter uma motivação, se sentir bem, gostar do que faz, daí que se vem o básico para que o colaborador se sinta com necessidade de produzir mais, e da o melhor de si.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais