Buscar

viabilidade fluxo de caixa2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

112 - P 0 8
0 3 D E N O V E M B R O D E 1998 
W I L L I A M J . B R U N S J R .
J U L I E H . H E R T E N S T E I N
Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos
Fluxos de caixa são divididos em três partes: 
Atividades operacionais - mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da empresa. 
Atividades de investimento - mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos
Atividades de financiamento - mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou à diminuição de recursos de investidores e credores da empresa, emissão ou recompra de ações e captação ou pagamento de empréstimos. Também incluem dividendos, que são fluxos de caixa associados aos investidores. Entretanto, não incluem pagamentos de juros, que fazem parte das atividades operacionais
 Cada parte mostra as entradas e as saídas de caixa associadas a cada tipo de atividade. Apesar dos juros estarem para empréstimos assim como dividendos estão para capital social, em alguns países, como o Reino Unido, juros estão incluídos na seção das atividades de financiamento. Porém, nos Estados Unidos, o Financial Accounting Standards Board votou que os pagamentos de juros deveriam ficar na seção de atividades operacionais. A seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa. Quando esse motor é eficiente, fornece os fluxos de caixa para cobrir as necessidades de caixa das operações. Pode haver grande variação nas contas de capital de giro entre um período e outro, mas na media estoques, clientes e fornecedores normalmente aumentam em empresas em crescimento. 
Da mesma forma que esperamos um fluxo de caixa operacional positivo, também esperamos que uma empresa saudável invista continuamente em mais fábricas, equipamentos, terrenos e outros ativos fixos, tanto para substituir ativos esgotados ou que tenham se tornado tecnologicamente obsoletos, como para se expandir e crescer. 
Fluxos de caixa de atividades de financiamento podem facilmente ser tanto positivos quanto negativos numa empresa saudável, bem como tendem a oscilar entre um e outro. Nos exemplos apresentados eles parecem muito diferentes. No primeiro, a depreciação parece gerar fluxos de caixa, mas não há menção a depreciação, no segundo isso não acontece porque as vezes, usa-se o método indireto, como no primeiro exemplo. Por esse método, o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa; depreciação é uma delas. A depreciação nunca é uma fonte de caixa, mas é deduzida no cálculo do lucro líquido; então, deve ser acrescentada de volta. Da mesma forma, fluxos de caixa operacionais não incluídos no lucro líquido, como estoque adquirido mas não vendido, devem ser acrescentados ou subtraídos. Quando fluxos de caixa operacionais são apresentados pelo método direto, esta seção do relatório parece muito mais um extrato de conta bancaria, como acontece no segundo exemplo.
É mais fácil entender a demonstração direta, mas poucas empresas apresentam seus fluxos de caixa operacionais assim. A maioria das demonstrações usa o método indireto, porque, se usar o método direto, também é preciso apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações. 
Assim como não esperamos que uma empresa iniciante tenha fluxos de caixa operacionais positivos, também não esperamos que uma empresa ainda em fase de crescimento acelerado tenha caixa das operações suficiente para cobrir seus investimentos. No entanto, de uma empresa madura, esperamos que a operação gere caixa suficiente para manter o todo da empresa. É difícil saber precisamente quanto caixa é necessário para manter os ativos fixos da empresa inteiros, e a demonstração de fluxos de caixa não separa quanto investimento é aplicado apenas na reposição e renovação dos ativos do que é aplicado em expansão e crescimento. Portanto, é comum esperar que o caixa de investimentos na aquisição de ativos fixos exceda a depreciação anual.
Quando se considera que o caixa gerado pelas operações cobre os investimentos em ativos fixos e dividendos, ve se que há outras grandes necessidades de caixa como fusões e aquisições, recompra de ações ou pagamento de dívida. No entanto, é raro encontrar uma empresa em que todas as evidências sejam positivas, ou em que todas as evidências sejam negativas. A melhor maneira de aprender sobre demonstrações de fluxos de caixa é estudar cuidadosamente alguns fluxos de caixa como foram feitos com os três exemplos apresentados. 
This document is authorized for use only in Nova P?s Estacio by ESTACIO_SC1 at Estacio de Sa University from September 2013 to March 2014.

Outros materiais