Buscar

Questionário Anatomia AV2 (90 questões)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário Anatomia AV2
1. Verifique as Afirmativas:
I. Os rins são órgãos pares, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome.
II. Os rins estão situados a cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo de transverso da 3ª vértebra lombar.
III. Os rins são descritos como órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal. 
ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:
A ( ) I e II
B ( ) I, II e III
C ( ) I e III
D ( ) Somente a I
E ( ) Somente a III
2. Em relação ao coração pode-se afirmar:
I. Fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino.
II. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a direita da linha média do corpo.
III. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda.
ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:
A ( ) I e II
B ( ) I, II e III
C ( ) I e III
D ( ) Somente a I
E ( ) Somenteia a III
3. Os órgãos genitais são adaptados para a produção de novos indivíduos e a transmissão de material genético de uma geração para outra, segundo tortora. No sistema genital masculino, que estrutura é responsável pelo amadurecimento dos espermatozóides: 
A ( ) Epididimo
B ( ) Testículos
C ( ) Ducto deferente
D ( ) Próstata
E ( ) Vesícula seminal
4. Numa radiografia constatada podemos evidenciar as partes do estômago e diagnosticar uma possível úlcera péptica. Quando estudamos um raio X deste órgão constatado vemos que existe uma porção superior onde encontremos ar. Como é chamada anatomicamente esta área radiotransparente?
A ( ) Fundo do estômago
B ( ) Esôfago
C ( ) Alça intestinal superior
D ( ) Base do pulmão 
E ( ) Epigástrio
5.Tendo em vista que a anatomia topográfica do corpo humano (Osso com acesso mais superficial) e a presença de medula óssea vermelha no adulto.  O melhor acesso para obtenção de medula óssea vermelha no adulto seria através do osso: 
A ( ) Do quadril
B ( ) Da tíbia
C ( ) Do úmero
D ( ) Da escápula
E ( ) Do rádio
6.Que estrutura corre medialmente ao tendão do m. braquioradial, lateralmente ao tendão do m. flexor radial e superficialmente ao flexor superficial dos dedos? 
A ( ) Artéria radial
B ( ) Artériasubclávia
C ( ) Artéria braquiorradial
D ( ) Artéria Ulnar
E ( ) Artéria umeral
7. Dorsalmente está separada das vértebras lombares e discos intervertebrais pelo ligamento longitudinal anterior e veias lombares esquerdas. Do seu lado direito estão a veia ázigos, cisterna do quilo, ducto torácico e pilar direito do diafragma. Do lado esquerdo estão  algumas alças do intestino delgado e pilar esquerdo do diafragma.
QUAL ESTRUTURA ANATÔMICA ESTAMOS RELACIONANDO?
A ( ) Artéria aorta abdominal
B ( ) Veia hepática
C ( ) Artéria Renal
D ( ) Vasos biliares
E ( ) Artéria femural ascendente
8. Cada uma das glândulas seminais é uma estrutura alongada (aproximadamente 5 cm de comprimento) que se situa ente o fundo da bexiga e o reto ( Moore, 2001). Podemos afirmar que as glândulas seminais têm função de:
A ( ) Secretar um líquido alcalino espesso que se mistura ao espermatozóide.
B ( ) Secretar um líquido base espesso que se mistura ao espermatozoide.
C ( ) Secretar um líquido alcalino espesso que se não mistura ao espermatozóide.
D ( ) Secretar um líquido base espesso que não se mistura ao espermatozoide.
E ( ) Secretar um líquido neutro espesso e que não se mistura ao espermatozoide.
9.Aproximadamente apenas 2% do ar inalado entra em contato com os receptores olfatórios, os quais estão posicionados na mucosa nasal acima do fluxo principal da corrente de ar. A sensibilidade olfatória pode ser aumentada mais intensamente, puxando o ar para que entre em contato com os receptores. ( Van de graaff, 2003) Com base no texto, assinale a opção correta a respeito da estrutura que é importantíssima para a filtragem do ar: 
A ( ) Trato olfatório
B ( ) Nervo olfatório
C ( ) Pelos olfatórios 
D ( ) Bulbo olfatório 
E ( ) Células olfatórias 
10. O sistema respiratório possui inúmeros ductos aeríferos, e suas ramificações vão desde a traquéia a árvore brônquica. A árvore bronquial começa na traquéia, segue para os brônquios principais, brônquios lobares, Bronquios, bronquíolos e termina nos bronquilos terminais. Quantos lobos e brônquios lobares estão presentes em cada pulmão.
A ( ) O Pulmão esquerdo com 2 lobos e 2 brônquios lobares, e o pulmão direito possui 3 lobos e 3 brônquios lobares.
B ( ) O Pulmão esquerdo com 3 lobos e 2 brônquios lobares, e o pulmão direito possui 3 lobos e 3 brônquios lobares.
C ( ) O Pulmão esquerdo com 2 lobos e 4 brônquios lobares, e o pulmão direito possui 2 lobos e 3 brônquios lobares.
D ( ) O Pulmão esquerdo com 2 lobos e 2 brônquios lobares, e o pulmão direito possui 2 lobos e 3 brônquios lobares
E ( ) O Pulmão esquerdo com 3 lobos e 4 brônquios lobares, e o pulmão direito possui 4 lobos e 3 brônquios lobares.
11. O estudo do pesquisador João Paulo Sartori e colaboradores, publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, em 1999, avaliou a freqüência dos distúrbios urinários e a variação de parâmetros urodinâmicos, segundo o tempo de pós-menopausa. O diagnóstico clinico mais comum foi de incontinência urinária de esforço (IUE) nos três grupos, porém observou-se maior incidência de urgência miccional com o evoluir do tempo de pós-menopausa. Em relação ao diagnóstico, 93,6%; 84,6% e 90,7%; respectivamente, das pacientes dos grupos A, B e C apresentam IUE, ao passo que 4,8%; 13,5% e 6,2% revelaram instabilidade vesical. 
Tendo o texto acima como motivador, assinale a alternativa correta: 
A ( ) O sistema urinário é composto de rim, ureter e bexiga.
B ( ) O ureter leva a urina dos rins até os chamados cálices uretrais.
C ( ) Uma incontinência urinária pode ser resultado de não funcionalidade da bexiga em reter urina.
D ( ) A bexiga é o ultimo canal de armazenamento da urina no sistema urinário.
E ( ) A uretra leva urina dos rins até a bexiga.
12.A doença de Cronh, uma inflamação crônica de tubo digestivo, é mais freqüente na porção terminal do íleo ( 30% dos casos). Em geral, os pacientes são jovens e queixam-se e dor abdominal e náuseas, elevação da temperatura corporal e diarréia; esses sintomas podem ser confundidos com apendicite. Muitas vezes as complicações da doença de Crohn incluem fístulas anais.  Baseado na anatomia do abdômen, sabemos que o mesmo possui uma divisão anatômica que nos permite localizar mais claramente um órgão e/ou uma estrutura. 
Portanto, qual a localização anatômica correta do apêndice vermiforme, sem pensarmos em variações anatômicas?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Um Jovem, durante uma briga, levou uma facada na região anterolateral do pescoço. Seus amigos imediatamente o levaram ao hospital mais próximo. Por sorte, ele encontrou a sua espera um cirurgião que freqüentava as aulas de anatomia. Após exame do corte, o conceituado cirurgião resolveu bloquear o fluxo sanguineo para amenizar a hemorragia e possibilitar o rápido acesso cirúrgico à região. Rapidamente dissecou a artéria carótida comum e ao encontrá-la, impediu o fluxo de sangue nesta artéria por intermédio de uma pinça. O que aconteceria com a irrigação?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Descreva Grande circulação. (elaborar texto que apresente as estruturas anatômicas e o trajeto do sangue)
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Entende-se por artéria todo vaso sanguíneo que: 
( ) chega ao átrio direito 
( ) chega ao coração 
( ) conduz sangue arterial 
( ) parte do coração 
( ) conduz sangue venoso 
16. As veias que realizam a drenagem superficial dos membros inferiores são
( ) Safena parva e veia tibial posterior 
( ) Safena magna e safena parva 
( ) Safena magna e veia tibial anterior 
( ) Safena Magna e veia fibular 
( ) Safena magna e veia poplítea 
17. Na região anterior da coxa encontra-se um feixe vasculo nervoso, que é um conjunto de vasos sanguíneos e nervos que passa por uma região denominada trígono femoral, essa região não é recoberta por tecido muscular o que permite maior acesso as estruturas vasculares, podendo ser palpado também o pulso arterial. As estruturas encontradas no trígono femoral são.
( ) Veia femoral, artéria femoral e nervo femoral 
( ) Veia femoral, artéria poplítea e nervo safeno 
( ) Veia femoral, artéria ilíaca comum e nervo femoral 
( ) Veia ilíaca comum, artéria ilíaca externa e nervo isquiático 
( ) Veia poplítea, artéria poplítea e nervo poplíteo 
18. Numa radiografia contrastada podemos evidenciar as partes do estômago e diagnosticar uma possível úlcera péptica. Quando estudamos um raio X deste órgão contrastado vemos que existe uma porção superior onde encontramos ar. Como é chamada anatomicamente esta área radiotransparente?
( ) Fundo do estômago 
( ) Base do pulmão 
( ) epigástrio 
( ) Esôfago 
( ) Alça intestinal superior 
19. Com relação aos pulmões, pode-se afirmar: I. Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). II. Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. III. O pulmão esquerdo é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. Estão corretas:
( ) I e III; 
( ) I, II e III; 
( ) I e II; 
( ) Somente a I 
( ) Somente a III 
20. Paciente sofreu trauma no terço médio do antebraço esquerdo levando a impotência funcional, impossibilitando de realizar movimento entre o rádio e a ulna. Qual o nome deste movimento?
( ) rotação interna e externa 
( ) circundução 
( ) flexão e extensão 
( ) pronação e supinação 
( ) abdução e adução 
21. Em relação à Mecânica Muscular, marque a alternativa INCORRETA:
( ) As extremidades do músculo prendem-se em pelo menos dois ossos, facilitando a mecânica do deslocamento ósseo 
( ) O ventre muscular se prende no esqueleto, para que possa se contrair livremente. 
( ) As extremidades do músculo prendem-se em pelo menos dois ossos, de maneira que o músculo cruza a articulação 
( ) A contração do ventre muscular vai produzir um trabalho mecânico, representado pelo descolamento de um segmento do corpo. 
( ) Ao contrair o ventre muscular, há um encurtamento do comprimento do músculo e consequentemente deslocamento da peça do esqueleto 
22. Coloque as estruturas em ordem anatomica: bronquíolos respiratórios (1); alvéolos (2); Brônquios (3); bronquíolos terminais (4); traquéia (5); bronquíolos (6)
( ) 5-6-2-1-4-3 
( ) 5-6-3-1-4-2 
( ) 5-6-4-1-3-2 
( ) 5-3-6-4-1-2 
( ) 5-3-1-4-6-2 
23. Como se denomina a camada de tecido conjuntivo que reveste externamente os ossos?
( ) pericárdio 
( ) perimísio 
( ) periósteo 
( ) peritônio 
( ) pleura 
24. As valvas são retalhos (flaps) musculares que se abrem e fecham; fazendo com que o sangue seja direcionado de maneira correta. O coração tem 4 valvas:
( ) valva tricúspide, valva pulmonar, valva mitral e valva interventricular. 
( ) valva descendente, valva pulmonar, valva mitral e valva aórtica. 
( ) valva tricúspide, valva cardíaca, valva mitral e valva aórtica. 
( ) valva tricúspide, valva pulmonar, valva mitral e valva aórtica. 
( ) valva descendente, valva pulmonar, valva mitral e valva interventricular. 
25. As articulações fibrosas são conhecidas como junturas de grande restrição de movimento articular. Entre os ossos do antebraço há presença de uma membrana fibrosa, conhecida como membrana interóssea. Qual é o nome da sua classificação articular ?
( ) sincondrose 
( ) sínfise 
( ) sindesmose 
( ) artrose 
( ) gonfose 
26. Dentre os ossos abaixo, aquele que NÃO faz parte do esqueleto axial é:
( ) Atlas 
( ) Mandíbula 
( ) Clavícula 
( ) Esterno 
( ) Osso temporal 
27. São planos e eixos perpendiculares entre si:
( ) mediano, transversal 
( ) transversal, antero-posterior 
( ) sagital, látero-lateral 
( ) sagital, transversal 
( ) frontal, longitudinal 
28. Nas mulheres, o ciclo reprodutivo normalmente ocorre uma vez por mês a partir da menarca, a primeira menstruação, até a menopausa, a cessação permanente da menstruação. Dentre as camadas que formam o útero, qual dessas sofre com a descamação mensalmente
( ) Perimétrio 
( ) Miométrio 
( ) Túnica albugínea 
( ) Túnica vaginal 
( ) Endométrio 
29. Um motoqueiro foi acidentado e teve fratura exposta no esqueleto apendicular. As alternativas abaixo indica, possíveis ossos que podem ter sido fraturados EXCETO:
( ) Ulna 
( ) Úmero 
( ) Fêmur 
( ) Esterno 
( ) Rádio 
30. Verifique as afirmativas: I. O sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto; II. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do neurocrânio; III. No encéfalo temos cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal. Estão corretas as afirmativas:
( ) I e II; 
( ) I, II e III; 
( ) Somente a III. 
( ) I e III; 
( ) Somente a I; 
31. Em um corte transversal de T.C. na altura da vértebra lombar de número 3 observaremos lateralmente à coluna vertebral, a cada lado, o músculo psoas maior. Qual órgão está localizado ântero-lateralmente ao músculo psoas maior?
( ) Rins 
( ) Alças intestinais 
( ) Pâncreas 
( ) Vesícula biliar 
( ) Estômago 
32. Sobre os planos e eixos de movimentos marque a alternativa correta.
( ) O plano coronal ou frontal apresenta o eixo horizontal ou transversal, sendo o seu movimento a supinação 
( ) O plano transversal ou horizontal apresenta o eixo longitudinal ou vertical, sendo seus movimentos: rotação 
( ) No plano sagital apresenta o eixo ântero-posterior (AP), sendo o seu movimento a rotação. 
( ) O plano sagital divide o corpo em parte ventral (anterior) e dorsal (posterior). 
( ) O plano coronal ou sagital apresenta o eixo ântero-posterior (AP), sendo os seus movimentos: abdução e a adução 
33. De acordo com a classificação estrutural das articulações podemos afirma que as suturas são articulações do tipo:
( ) Fibrosa. 
( ) Cartilaginosa. 
( ) Gelatinosa 
( ) Todas as alternativas estão incorretas 
( ) Sinovial. 
34. Quanto à divisão do esqueleto e sua articulação, analise: I. O esqueleto axial forma o eixo central do corpo, exemplos de ossos que estão presentes nesse segmento são: Sacro, temporal e mandíbula. II. O esqueleto apendicular forma a base dos membros superiores e inferiores. Ele se articula com o axial e apendicular através da cintura escapular e pélvica. III. As cinturas escapular e pélvica são pontos de articulação complexos. A mobilidade permitida é ampla.
( ) II está correto, apenas 
( ) I e II estão corretos, apenas. 
( ) I está correto, apenas. 
( ) I, II e III estão corretos. 
( ) II e III estão corretos, apenas. 
35. Marque a alternativa que corresponde ao principal músculo da inspiração
( ) Diafrágma 
( ) Serrátil Anterior 
( ) Intercostal Interno 
( ) Intercostal externo 
( ) Transverso do abdomem 
36. A base do encéfalo possui uma ampla rede anastomótica, que permite, em situações particulares, uma possível e implementada circulação colateral. As artérias que formam esta
rede são as carótidas internas, após penetrarem no canal carótico e a basilar. Qual o nome desta rede e qual a origem da artéria BASILAR?
( ) Polígono de Willis/artérias vertebrais 
( ) Polígono de Walls /vasos cerebrais 
( ) Polígono de Walls /vasos cerebrais 
( ) Polígono de Walls /artérias vertebrais 
( ) Polígono de Walls /artérias vertebrais 
37. Qual é a valva que impede o retorno de sangue para o ventrículo direito?
( ) Valva aórtica 
( ) Valva bicúspide 
( ) Valva mitral 
( ) Valva tricúspide 
( ) Valva do tronco pulmonar 
38. A artéria aorta é dividida em três partes, sua segunda parte é chamada de arco aórtico no qual emergem três importantes ramos responsáveis pela vascularização da cabeça e pescoço e membro apendicular superior. Qual é o nome dos três ramos arteriais que emergem respectivamente a formação do arco aórtico.
( ) a. carótica comum esquerda e a. subclávia esquerda e tronco braquiocefálico 
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum direita e a. subclávia direita 
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum esquerda e a. subclávia direita 
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum esquerda e a. subclávia esquerda 
( ) a. carótica comum direita e a. subclávia direita e tronco braquiocefálico 
39. A aorta ascende do ventrículo esquerdo para uma posição logo acima do coração onde forma um arco para a esquerda e em seguida desce ao longo do tórax e abdome. Ramos da aorta levam sangue oxigenado para todas as células do corpo. (Van de Graaff, 2003) Com base no texto acima, como se dá a formação arterial do círculo arterioso do cérebro (polígono de Willis)
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, artéria vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas formarão o sistema vértebro-basilar. 
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, veia vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas formarão o sistema vértebro-basilar. 
( ) Através da artéria subclávia ascende um ramo arterial, artéria vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas formarão o sistema vértebro-basilar 
( ) Através da artéria subclávia ascende um ramo arterial, artéria vertebral, e da veia carótida interna, que juntas formarão o sistema vértebro-basilar. 
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, veia vertebral, e da veia carótida interna, que juntas formarão o sistema vértebro-basilar. 
40. Dentre os ossos abaixo, aquele que NÃO faz parte do esqueleto axial é:
( ) Osso frontal. 
( ) 10ª costela 
( ) osso esterno. 
( ) Úmero. 
( ) C1 (atlas). 
41. Assinale a opção que condiz com a localização da espinha ilíaca postero superior (EIPS).
( ) lateralmente a S2 
( ) lateralmente a L5 
( ) 1 dedo lateralmente ao púbis 
( ) acima do trocante do fêmur 
( ) 4 dedos acima da espinha ilíaca postero inferior 
42. As suturas são articulações fibrosas (sinartroses) localizadas no crânio, apresentam o tecido conjuntivo fibroso denso. Suas bordas normalmente irregulares conferem resistência e diminuem as chances de fraturas. Um exemplo é a sutura escamosa. Após a leitura do enunciado identifique os ossos articulados pela articulação citada.
( ) Frontal e os Parietais. 
( ) Mandíbula e o Temporal. 
( ) Occipital e os Parietais. 
( ) Occipital e o Temporal. 
( ) Temporal e o Parietal. 
43. É exemplo de uma articulação monoaxial:
( ) interfalanges 
( ) ombro 
( ) quadril 
( ) intervertebral 
( ) suturas 
44. Analise as seguintes afirmativas referentes ao tecido ósseo: I - O esqueleto possui diversas funções, dentre elas o de armazenar água, principal molécula do corpo; II - O osso pode ser classificado em osso trabecular (ou esponjoso) e osso compacto (ou cortical); III - Uma das funções do esqueleto é o de proteger órgãos internos, como pulmões e músculos. Assinale a alternativa correta:
( ) Apenas a afirmativa II está correta. 
( ) Apenas a afirmativa I está correta. 
( ) As afirmativas I e II estão corretas. 
( ) Nenhuma das afirmativas está correta. 
( ) Apenas a afirmativa III está correta. 
45. Quanto à mobilidade, as articulações podem ser classificadas como:
( ) N.d.a. 
( ) Suturas, sindesmoses e gonfoses 
( ) Sinartrose, anfiartrose e diartrose 
( ) Sindesmoses, sincondroses e sínfises 
( ) Sincondroses, sínfises e diartroses 
46. O pâncreas é uma glândula retroperitoneal que mede aproximadamente 12 a 15 cm de comprimento, e 2,5 cm de largura e localiza-se posteriormente à curvatura maior do estômago. Consiste em uma cabeça, um corpo e uma cauda, e esta conectado ao duodeno por dois ductos, chamados:
( ) Pancreático e duodenal 
( ) Pancreático e pancreático acessório 
( ) Hepatopancreático e pancreático acessório 
( ) Hepatopancreático e duodenal 
( ) Pancreático e hepático 
47. Em relação aos músculos podemos afirmar: I - uma das funções musculares é a produção de calor II - a origem é a parte do músculo que se prende ao esqueleto que não se desloca durante o movimento III - a fixação dos músculos ao osso quando é feita de forma laminar chamamos de aponeurose
( ) I e II verdadeiras 
( ) II e III verdadeiras 
( ) Todas são verdadeiras 
( ) I e III verdadeiras 
( ) Apenas a III é verdadeira 
48. Quatro músculos possuem a importante função de auxiliar na estabilização do ombro. São conhecidos como manguito rotador. Quais são esses músculos?
( ) supraespinal,infraespinal,redondo menor e redondo maior. 
( ) supraespinal,infraespinal,redondo menor e subescapular. 
( ) supraespinal,infraespinal,rombóide menor e subescapular. 
( ) supraespinal,infraespinal,redondo maior e rombóide menor. 
( ) supraespinal,infraespinal,redondo maior e subescapular. 
49. Preocupados com a boa forma física, os freqüentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas: (Marque V nas verdadeiras e F nas falsas).
( ) Na contração isométrica as fibras musculares são alongadas. 
( ) O músculo liso é capaz de produzir contração fraca, lenta, rítmica ou tônico mantida. 
( ) O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas. 
( ) O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano. ( ) O tecido muscular estriado cardíaco, é de contração involuntária e rítmica. 
50. Sobre as valvas cardíacas marque a afirmativa correta:
( ) a valva tricúspide situa-se na saída do ventrículo direito
( ) a valva semilunar pulmonar localiza-se na entrada do coração
( ) as valvas cardíacas permitem que ocorra o refluxo de sangue no coração
( ) a valva semilunar aórtica está situada na saída do ventrículo esquerdo
( ) a valva mitral situa-se entre o átrio direito e o ventrículo direito
51. Correlacione os ossos com o tipo. a) longo b) curto c) laminar d) irregular ( ) Região do Carpo ( ) Falange ( ) Vértebra ( ) Escápula
( ) B, A, D, C
( ) B, D, C, A
( ) D, A, C, B
( ) B, C, D, A
52.Um paciente, vítima de acidente automobilístico, chega a uma clínica de traumatologia para uma avaliação. Exames de imagens foram realizados e evidenciaram algumas lesões:
1) Lesão na cartilagem tireóide.
2) Lesão no brônquio de primeira ordem esquerdo.
3) Lesão no hilo pulmonar.
Um profissional de saúde foi solicitado para avaliar o exame e com base nos seus conhecimentos acerca da disciplina Anatomia, Sistema Respiratório, pode concluir:
I. A cartilagem tireóide é ímpar e se localiza na laringe.
II. O brônquio de primeira ordem esquerdo é mais calibroso e mais verticalizado.
III. O hilo pulmonar é o local por onde passam: brônquio de primeira ordem, artéria pulmonar e veia pulmonar.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
( ) I está correta
( ) I e III estão corretas.
( ) I e II estão corretas.
( ) II está correta.
( ) III está correta.
53. No infarto do miocárdio os tecidos do coração sofrem necrose e podem evoluir para substituição do tecido morto por tecido cicatricial provocando
muitas vezes uma disfunção valvar. Esta situação ocorre porque estruturas encontradas no interior dos ventrículos são lesionadas. Que estruturas são estas?
( ) músculos papilares e cordas tendíneas
( ) artéria aorta
( ) septo interventricular
( ) septo atrio ventricular
( ) septo inter atrial
54. Observando a face visceral do fígado observamos facilmente um ligamento que se localiza entre o lobo direito e o esquerdo do mesmo. Assinale a alternativa que afirma verdadeiramente o nome desse ligamento.
( ) Redondo
( ) Falciforme
( ) Figado
( ) Hepático
( ) Quadrado
55. Um músculo que apresenta duas inserções, é denominado de:
( ) bíceps
( ) bicondilar
( ) bipenado
( ) bicaudado
( ) Digástrico
56. Um motociclista deu entrada no setor de emergência de um hospital com suspeita de fraturas múltiplas. Após exames radiológicos foi constatado fratura no osso lateral do antebraço e na 5ª costela. Segundo seus conhecimentos de anatomia, marque a opção que indica qual o osso do antebraço fraturado bem como a que divisão a costela fraturada pertence respectivamente:
( ) o osso do antebraço fraturado é a ulna e a costela fraturada é classificada como falsa
( ) o osso do antebraço fraturado é a ulna e a costela fraturada é classificada como flutuante
( ) o osso do antebraço fraturado é o úmero e a costela fraturada é classificada como verdadeira
( ) o osso do antebraço fraturado é o rádio e a costela fraturada é classificada como verdadeira
( ) o osso do antebraço fraturado é o rádio e a costela fraturada é classificada como falsa
57. As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em três principais planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Marque a alternativa que cita o plano que divide o corpo em partes anterior (frontal) ou posterior (dorsal)
( ) Nenhuma das respostas acima
( ) Sagital
( ) Transversal
( ) Frontal
( ) Mediano
58. Marque a afirmativa correta em relação aos ossos do carpo e do tarso.
( ) Navicular e capitato são ossos do carpo e do tarso respectivamente
( ) Escafoide e cuboide compreendem ossos do carpo
( ) Pode-se afirmar que os três cuneiformes compreendem os ossos do tarso
( ) Navicular e capitato são ossos do tarso
( ) Existem no esqueleto humano oito ossos do carpo e nove ossos do tarso
59. Assinale a alternativa INCORRETA:
( ) O rim é um órgão par, cuja função é o poderoso filtro
( ) O sistema urinário atua como um filtro em nosso organismo, eliminando produtos da decomposição de proteínas, lípides e carboidratos e retorna para o sangue nutrientes e produtos químicos
( ) O hilo renal está localizado na margem medial renal
( ) O sistema urinário é composto por órgãos que formam a urina (rins) e órgãos que eliminam a urina (ureter, bexiga e uretra)
( ) O rim é um órgão par, abdominal, retroperitoneal e com a forma de um grão de feijão
60. No raio X contrastado do estômago podemos identificar na imagem uma região que fica a esquerda e acima da cárdia, onde observamos a presença de ar. Qual o nome desta região?
( ) fundo
( ) grande curvatura
( ) corpo
( ) canal pilórico
( ) antro
61. Em um corte transversal de T.C. na altura da vértebra lombar de número 3 observaremos lateralmente à coluna vertebral, a cada lado, o músculo psoas maior. Qual órgão está localizado ântero-lateralmente ao músculo psoas maior?
( ) Estômago
( ) Vesícula biliar
( ) Pâncreas
( ) Alças intestinais
( ) Rins
62. Anatomicamente como esta dividido a uretra masculina?
( ) parte prostática, uretral e esponjosa
( ) parte prostática, membranosa e cavernosa
( ) parte uretral, membranosa e esponjosa
( ) parte esponjosa, cavernosa e prostática
( ) parte prostática, membranosa e esponjosa
63. A imunidade humana provém de inumeros fatores, os quais estão interligados às experiências vividas pelo indivíduo, pela nutrição, pela rotina vivida etc. A linfa é proveniente de qual substancia do corpo humano? Por qual motivo apresenta uma coloração esbranquiçada?
( ) Sangue; presença de células de defesa.
( ) Sangue; ausência de hemácias.
( ) Líquido raquiocefálico e presença de hemácias.
( ) Sangue; ausência de nutrientes necessários aos tecidos. 
( ) Sangue; ausência de células de defesa.
64. O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior. Sobre a articulação do cotovelo, assinale a alternativa correta:
( ) É composta pelo rádio e ulna;
( ) É articulação cartilaginosa, pois apresenta um revestimento de cartilagem na superfície óssea.
( ) É uma articulação monoaxial (só realiza movimento em um único plano)
( ) Possui ligamentos cruzados no seu interior
( ) Composta pelo rádio e ulna, articulação em gínglimo
65. O fígado é conhecido como a maior glândula do corpo, produtor da bile e de função metabólica importante. Apresenta duas faces, na qual a face visceral se destaca pela presença de um hilo hepático. Quais são as estruturas formadoras da tríade portal?
( ) Artéria hepática, ducto cístico e v. cava inferior
( ) Artéria cística, ducto hepático e v. cava inferior
( ) Artéria hepática, ducto hepático e v. porta
( ) Artéria cística, ducto colédoco e v. cava inferior
( ) Artéria hepática, ducto colédoco e v. porta
66. Bolsas situadas na parte póstero-inferior da bexiga, cuja função é produzir o sêmen, que consta de espermatozóides e componentes líquidos. Marque a opção correta sobre a estrutura descrita na questão
( ) Vesícula seminal
( ) corpo esponjoso
( ) ducto seminal
( ) testículos
67. Um paciente com refluxo da valva mitral terá problemas na circulação do sangue:
( ) Do átrio direito para o ventrículo direito.
( ) Do ventrículo esquerdo para a artéria pulmonar.
( ) Do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
( ) Do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.
( ) Do ventrículo direito para a artéria pulmonar.
68. "Bronquite plástica (BP) é uma doença infrequente, em que ocorre a impacção ou moldagem da árvore traqueobrônquica por cilindros mucofibrinosos, raramente constituindo doença primária. A BP está mais associada, na faixa etária pediátrica, com doenças pulmonares inflamatórias ou com aumento de secreção, como a asma, fibrose cística e infecções pulmonares. Relatos recentes mostram, também, uma associação com pacientes com anemia falciforme (síndrome torácica aguda), cardiopatias congênitas e submetidos a procedimentos cirúrgicos cardiológicos". Fonte: Veras et al. Bronquite plástica em criança com talassemia alfa. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 6, 2005. Analise as seguintes afirmativas: I) Os brônquios são ramificações da traqueia que chegam aos pulmões. II) A árvore traqueobrônquica é constituída da faringe, laringe, traqueia e brônquios. III) A bronquite plástica está sempre associada às crianças, nunca ocorrendo na população idosa. Assinale a alternativa correta:
( ) Apenas a alternativa I está correta.
( ) Apenas a alternativa II está correta
( ) As alternativas I e II estão corretas.
( ) As alternativas II e III estão corretas.
( ) Apenas a alternativa III está correta.
69. O coração é o principal órgão do nosso sistema cardiovascular, no entanto precisa de estruturas como os vasos para levar e trazer o sangue para as diversas partes do nosso corpo. I - Toda as artérias que temos no nosso corpo são responsáveis por carrear sangue arterial.; II - As veias são vasos com forte parede muscular, pois precisam impulsionar o sangue de volta para o coração.; III - Conseguimos palpar as artérias pois elas apresentam pulso, diferente das veias.
( ) I e III estão falsas
( ) I,II e III estão falsas
( ) Apenas a III está correta
( ) I,II e III estão corretas
( ) Apenas a I está correta.
70. O giro pré-central está localizado em que região do telencéfalo?
( ) lobo frontal
( ) lobo da Ínsula
( ) lobo occipital
( ) lobo parietal
( ) lobo temporal
71. Segundo Morris & Burke (1993), os ureteres podem ser lesionados durante operações ginecológicas,
como por exemplo, uma histerectomia radical, por causa de sua proximidade com os órgãos genitais internos. Após a leitura do enunciado identifique a sua situação com outros componentes anatômicos do sistema urinário.
( ) Tem início na margem lateral do rim e finaliza no colo da bexiga urinária.
( ) Tem início na pelve renal e finaliza no trígono da bexiga.
( ) Tem início no colo da bexiga urinária e finaliza no canal vaginal ou na glande peniana.
( ) Tem início na pirâmide renal e finaliza no óstio interno da bexiga.
( ) Tem início no trígono da bexiga (óstio interno) e finaliza no óstio externo da glande ou da vulva.
72.O Pericárdio é a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: 
( ) Pericárdio seroso e fibroso.
( ) Pericárdio mucoso e fibroso.
( ) Pericárdio membranoso e fibroso.
( ) Pericárdio interno e externo.
( ) Pericárdio direito e esquerdo.
73. Em uma competição um lutador acerta um golpe com sua mão destra na região látero-posterior do abdome de seu oponente que sente muitas dores e vai a lona. Quando examinado pelo médico no vestiário, verifica-se uma hematúria uretral e dor localizada na região do golpe. Didaticamente a cavidade abdominal é dividida em nove quadrantes e limitada por duas linhas horizontais e três linhas verticais, onde podemos localizar os órgãos e estruturas com mais precisão. Em que região anatomicamente correta fora atingido o lutador, e qual órgão foi lesionado?
( ) O lutador sofreu uma lesão nos rins e no fígado, que está localizado na região retroperitoneal do quadrante lombar direito. 
( ) O lutador sofreu uma ruptura nos intestinos, que está localizado na região retroperitoneal do quadrante lombar inferior. 
( ) O lutador sofreu fratura de pelve e hematúria devido à fratura.
( ) O lutador não apresentou lesões significativas. 
( ) O lutador sofreu uma lesão no rim direito, que está localizado na região retroperitoneal do quadrante lombar direito.
74. A partir do momento em que desejamos algum alimento, começamos a produzir saliva. O alimento após emulsificado, rasgado e triturado pelos dentes, começa a se dirigir por um sistema de tubos e órgãos que farão a digestão e a expulsão dos dejetos. Numa sequência anatômica correta, o tubo digestório se inicia e termina por quais estruturas?
( ) boca-esôfago-estômago-duodeno-fígado-pâncreas-cólon descendente-jejuno-ceco-cólon ascendente-reto
( ) boca-faringe-esôfago-estômago-fígado-pâncreas-duodeno-íleo-jejuno-cólon-reto
( ) boca-esôfago-faringe-estômago-pâncreas-fígado-duodeno-cólon-ceco-reto-ânus
( ) boca-faringe-estômago-pâncreas-duodeno-jejuno-colon-íleo-ceco-reto-ânus
( ) boca-faringe-esôfago-estômago-duodeno-jejuno-íleo-ceco-cólon-reto-ânus
75. O fígado é conhecido como a maior glândula do corpo, produtor da bile e de função metabólica importante. Apresenta duas faces, na qual a face visceral se destaca pela presença de um hilo hepático. Quais são as estruturas formadoras da tríade portal?
( ) Artéria hepática, ducto hepático e v. porta
( ) Artéria cística, ducto hepático e v. cava inferior
( ) Artéria cística, ducto colédoco e v. cava inferior
( ) Artéria hepática, ducto cístico e v. cava inferior
( ) Artéria hepática, ducto colédoco e v. porta
76. Qual dos seguintes termos descritivos se refere à abertura localizada no ponto onde o esôfago encontra o estômago?
( ) Hiato esofágico
( ) Cárdia
( ) Piloro
( ) Canal pilórico
( ) Antro
77. Marque a alternativa que corresponde ao principal músculo da inspiração
( ) Diafrágma
( ) Serrátil Anterior
( ) Intercostal Interno
( ) Intercostal externo
( ) Transverso do abdomem
78. Qual é a valva que impede o retorno de sangue para o ventrículo direito?
( ) Valva aórtica
( ) Valva bicúspide
( ) Valva mitral
( ) Valva tricúspide
( ) Valva do tronco pulmonar
79. A artéria aorta é dividida em três partes, sua segunda parte é chamada de arco aórtico no qual emergem três importantes ramos responsáveis pela vascularização da cabeça e pescoço e membro apendicular superior. Qual é o nome dos três ramos arteriais que emergem respectivamente a formação do arco aórtico.
( ) a. carótica comum esquerda e a. subclávia esquerda e tronco braquiocefálico
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum direita e a. subclávia direita
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum esquerda e a. subclávia direita
( ) tronco braquiocefálico, a. carótica comum esquerda e a. subclávia esquerda
( ) a. carótica comum direita e a. subclávia direita e tronco braquiocefálico
80. A aorta ascende do ventrículo esquerdo para uma posição logo acima do coração onde forma um arco para a esquerda e em seguida desce ao longo do tórax e abdome. Ramos da aorta levam sangue oxigenado para todas as células do corpo. (Van de Graaff, 2003) Com base no texto acima, como se dá a formação arterial do círculo arterioso do cérebro (polígono de Willis)
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, artéria vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas irão formar o sistema vértebro-basilar.
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, veia vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas irão formar o sistema vértebro-basilar.
( ) Através da artéria subclávia ascende um ramo arterial, artéria vertebral, e da artéria carótida interna, que juntas irão formar o sistema vértebro-basilar.
( ) Através da artéria subclávia ascende um ramo arterial, artéria vertebral, e da veia carótida interna, que juntas irão formar o sistema vértebro-basilar.
( ) Através da veia subclávia ascende um ramo venoso, veia vertebral, e da veia carótida interna, que juntas irão formar o sistema vértebro-basilar.
81. Após a produção dos espermatozóides, esses gametas são armazenadas para desenvolvimento e amadurecimento das mesmas, isso acontece dentro de um reservatório chamado:
( ) Próstata
( ) Bolsa escrotal
( ) Vesícula seminal
( ) Canal deferente
( ) Epidídimo
82. Tubo cujas paredes estão colabadas. Comunica-se superiormente com a cavidade uterina (óstio do útero) e inferiormente com o meio externo (no vestíbulo da vagina, através do óstio da vagina). Em conjunto com a cavidade uterina, constitui o canal do parto. De qual estrutura estamos falando
( ) útero
( ) trompas uterinas
( ) Vagina
( ) ovários
( ) NDA
83. É formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. Em todo o trajeto, está localizado dentro da próstata. Vai desembocar na parte prostática da uretra, junto ao colículo seminal. Marque a opção correspondente ao texto.
( ) Ducto deferente
( ) Ducto seminal
( ) NDA
( ) Ducto ejaculatório
( ) Epidídimo
84. Duas massas pares, alongadas e dispostas como uma ferradura ao redor do óstio da vagina. Não são visíveis na superfície. Que estrutura é essa?
( ) clitóris
( ) grandes lábios
( ) lábios menores
( ) bulbo do vestíbulo
( ) óstio da vagina
85. Qual estrutura conecta o 3º. ventrículo aos ventrículos laterais?
( ) Nenhuma das anteriores
( ) Forame Interventricular
( ) Aqueduto Cerebral
( ) Forame lateral do 4º. Ventrículo
( ) Forame Mediano do 4º. ventrículo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais