Buscar

AD1 GABARITO 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

gabarito
AD1 de Análise Microeconômica
 disponível a partir de 19/02
Data  Final da Entrega da AD1 – 26/02
Conteúdo da AD1 – aulas 1 a 4
Período - 2017/1º
Coordenador: Cleber  Ferrer Barbosa
 GABARITO 
Pontuação:  Cada questão vale dois pontos.
 
Questão 1.
Em 2001, o preço de um produto   era $ 15,00. Em 2010 valia $22,00. O índice de preços em 2001 e em 2010, respectivamente, 101 e 108.
Identifique (calcule)  o preço real desse produto nesses dois períodos. 
Resposta: preal2001 = 0,148;
 Preal2010 = 0,203 
b. em termos reais, era mais barato comprar esse produto em qual dos dois anos?
 Resposta: Em 2001 o preço real era menor.
Questão 2
Suponha que observando dados estatísticos da economia, percebemos que seguidamente durante dois anos o preço de um produto diminuiu e a oferta por ele também. Nesse caso,  seria correto afirmar  que a lei da oferta está em contradição, isto é, a oferta desse produto não tem correlação positiva entre preços e quantidades ofertadas? Nesse caso  a curva de oferta no gráfico, p X q, deve ser uma curva decrescente? Explique sua resposta.
Resposta: Pelo enunciado não se pode concluir qualquer excepcionalidade sobre o conceito de definição de curva de oferta e lei da oferta. Não está sendo mencionado o critério metodológico do cetirus paribus, isso é, que os demais elementos que possam afetar a oferta estão inalterados. Assim, por exemplo, se no mercado de fatores os preços dos insumos uteis à fabricação estiverem com acentuada redução , a oferta pode aumentar, ainda que o preço do produto ofertado esteja diminuindo no mercado desse produto. Portanto, a curva de oferta permanece sendo uma curva crescente em relação a preços e quantidades ofertadas.
 
Questão 3
A maior parte dos produtos de uma loja tem elasticidade preço da demanda com valores (em absoluto) menores do que 1 (hum). O empresário  quer reduzir o preço desses produtos em 30% para conseguir vender mais e aumentar seu faturamento. Ele terá sucesso nesse objetivo? Comente.
 
Questão 4
 Na aula 3, estudamos o preço tabelado da carne durante o Plano Cruzado (o já histórico plano econômico de combate à inflação, em 1986).  Explique o que é o ágio e como se forma no contexto de um mal sucedido tabelamento de preços. 
Resposta: O ágio é o valor monetário que é cobrado acima do preço estabelecido no mercado. O ágio se forma em ambiente de falta de mercadorias no mercado. Em um determinado momento em que as pessoas querem adquirir um produto e este não é facilmente encontrado, quem o detém pode adquirir conduta ilícita de vender com preço superior ao que está sendo vendido no mercado. Em uma situação que exista um tabelamento de preços e esteja vigorando um preço que esteja abaixo do que teoricamente dizemos preço de equilíbrio, haverá a escassez. Portanto, tem-se instaurado uma situação que possa ocorrer o ágio. Quem quer comprar o produto e não o tem, pode aceitar um preço maior para obtê-lo, essa diferença entre o preço maior e o preço tabelado, constitui-se o ágio, 
 
Questão 5
Por que os produtos agrícolas como arroz e feijão têm valores mais baixos de elasticidade preço (demanda) do que os produtos industriais como automóveis e bicicletas especiais de corrida?
 Resposta: Produtos com baixo valor em relação ao orçamento do consumidor apresentam tendência de baixa elasticidade. Isso é devido ao fato de o comprometimento da despesa é bem baixo com a renda destinada aos gastos, não pesa tanto no orçamento.Como arroz e feijão possuem preços bem menores do que automóveis e as bicicletas de corrida, tem-se a justificativa da menor elasticidade entre aqueles e estes.

Outros materiais