Buscar

FICAHMENTO ANALISE CONSTITUCIONAL DO ACESSO AO TRABALHO

Prévia do material em texto

COLEGIADO DE DIREITO
	ALUNO:
Dilson de Souza Junior
	TURMA:
7
	TURNO:
NOT ( ) CAL (X)
	DISCIPLINA:
Direto Administrativo
	PROFESSOR:
NATALIA AMORIM
FICHAMENTO
“ANALISE CONSTITUCIONAL DO ACESSO AO TRABALHO”
	Itens avaliados
	Nota Máxima
	Nota obtida
	Nota de Recurso
	Não atende*
	N/A
	
	
	Metodologia e Estrutura
	1,0
	
	
	Resumo
	1,0
	
	
	Citações representativas por capítulo
	1,0
	
	
	Parecer por capítulo relacionado ao campo do Projeto Integrador
	2,0
	
	
	Parecer Crítico relacionado ao campo do Projeto Integrador
	5,0
	
	
	Total
	10,0
	
	
* Plágio; somente citações; somente resumo; somente resumo e citações; ausência de relação direta e fundamentada com o Relatório do Projeto Integrador.
	Nota
	Recurso
	
	
Observações do professor:
	
	
Alunos de outros períodos:
Autorização do Professor Orientador da Produção Única (P.U.)
_____________________________________________________________, em / / 2016.
PARIPIRANGA/2016-2
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA FICHADA.
HOLANDA, Marcus Mauricius. Analise constitucional do acesso ao trabalho digno, como instrumento do desenvolvimento econômico e social, Rio de Janeiro: Lumes Juris, 2014
RESUMO DA OBRA.
A obra traz para seu com texto um anseio social de muita importância para as pessoas a dignidade da pessoa humana, observando e mostrando critérios fundamentais para essa dignidade possa chegar no trabalho das pessoas, vendo que antes era o Estado que mantilha essa segurança e hoje passa para uma instituição mais próxima das pessoas os sindicatos todo esse assistencialismo para o trabalhador vem depois da constituição federal de 1988, essa foi uma das mais importantes evoluções da sociedade. Nestas premissas, que traduzis as soluções par um trabalho mais justo, as garantias previstas na carta magna foram reforçadas na CLT se for feito um comparativo com a obra e esses texto veremos as garantias fundamentais em ambos estado deve sempre proteger o povo mais em muitas vesses proteger a economia é um tipo de proteção, dessa maneira o trabalhador teria em muitas vezes o estado contra ele ai que entra os sindicatos em seu poder de representatividade evitado as desvantagem e forçado o estado a não manter o caos social. Assim tanto o estado quanto os sindicatos buscam uma evolução social para uma vida digna as pessoas.
 
CITAÇÕES E PARECER POR CAPÍTULO.
Princípio da dignidade da pessoa humana.
O princípio da dignidade da pessoa humana, está inserido no art. 1°, inciso III, como fundamento da República Federativa do Brasil e do Estado Democrático de direito, em que se constitui. Desse modo, inclui-se a dignidade como um dos sustentáculos da republica, sendo um dos alicerces da Republica do Brasil. [P.11]. 
No pensamento filosófico da Antiguidade Clássica, pode-se observar que a dignidade da pessoa humana era uma quantificação e modulação da dignidade, admitindo pessoas mais dignas ou menos dignas e, para manter essa dignidade, deveriam ficar no ócio, pois era nessa situação que o ser humano, no pensamento grego, atingia a sua plenitude. [p. 16].
PARECER
A realidade que o homem deve ser visto com o cerne da questão social o estado nada mais é que o seu reflexo, e o observando também como mecanismo de estabilidade social, é nesse contexto que traz um comparativo com a constituição de 1988 e as necessidades sociais que ela vem suprir em seu texto. E esse critério de bem estar social que vemos o trabalho ser retratado na constituição federal de forma proteges as pessoas e um de seus mecanismos é os sindicatos questão essa e tema do projeto integrador que nessa obra observamos a busca de uma sociedade mais digna. Que transforma as classes sociais por um trabalho mais pautado pelos diretos fundamentais da constituição.
O desenvolvimento social e econômico 
A economia neoliberal implantada nos países em desenvolvimento, com o objeto de obter lucros e reduzir seus custos, não se furta em explorar os trabalhadores; por meio a redução, não se furta em explorar os trabalhadores; por meio de redução de salários, aumento das jornadas de trabalho e eliminação dos direitos dos trabalhadores. Nesse diapasão criar ambiente propicio a desigualdades sociais e desemprego. [p. 49].
O neoliberalismo tem como princípio a redução do estado como instrumento político e econômico, onde o próprio mercado trataria de realizar o equilíbrio desejado. A tendência de substituir a ordem espontânea e complexa por planejamentos realizados pelo homem como forma de controle social e economia acabaria por resultar em um empobrecimento e na servidão. [p. 51].
“A economia capitalista não teria a plena capacidade de acumular capital de forma a garantir o desenvolvimento econômico e social justo, sendo necessário a intervenção do Estado no domino econômico, como forma até de evitar crises econômicas [...]”. [p. 57].
PARECER
Os sindicados foram criados para uma proteção do capitalismo selvagem afim de evitar abuso a pessoa humana dessa maneira o trabalho par a ter critérios não só de sobrevivência mas de vida digna, estas observações a serem feitas sobre o contesto social esse critério deve ser para uma economia mais justa para os trabalhadores, a proteção contra esse capitalismo selvagem se faz necessária aponto do texto constitucional prever suas prerrogativas de representação para a classe de trabalhadores este é um comparativo com o projeto integrador. O neoliberalismo vem para garantir a liberdade do povo de um estado coisa essa que não ocorre sem um estado de direto justo e que protege o trabalhador este contexto nos leva a economia equilibrada para uma manutenção do estado de direto, vemos ai como deveria ser a vida do trabalhado toda essas teorias de sindicato e uma economia equilibrada com trabalhos justos seria perfeita se fosse seguida. 
O acesso ao trabalho e a constituição brasileira como garantidora do mínimo existencial nas relações de trabalho. 
O trabalho deve estar compatível com os valores da sociedade, não importa o quão complexo seja, mais interessa se ele é exercido dentro de padrões que asseguram a integridade do trabalhador, protegendo-o de problemas que poderiam ser resolvidos, se a proteção deste estivesse realmente sendo praticada. [p. 97].
 
 “Os direitos sociais não se restringem tão somente a uma prestação institucional prevista na constituição, mas garante várias condições para que a dignidade do ser humano tenha proteção nas relações entre particulares e poder público, como direito [...]”. [p.108]. 
PARECER
Os engodos sofridos pelos trabalhadores nos leva a uma recorrência do descaso do estado e seus favorecimentos políticos adquiridos pelos representantes do povo, o caráter protecionista das normas que trabalhistas inicia-se por uma constituição cidadã e definisse por uma CLT forte e solida em seu texto, como uma justiça diferenciada e célere podemos ver essas normas tornado o trabalho mais dignos e justo. Com isso vejo a relação com o projeto integrador sindicato e trabalho, dessa maneira vemos uma justiça trabalhista protecionista e justa que enxerga o trabalhador como a pessoa vulnerável que ela é observando a disparidade econômica entre o empregado e empregador. 
 
Efetividade dos direitos fundamentais e a proibição do retrocesso social.
 “A violação da dignidade dar-se pela ausência do trabalhador em condições saudáveis, ou seja, o direito a um trabalho digno, um trabalho decente. Conforme previsão constitucional, o mínimo deve ser contemplado”. [p. 127].
O Estado Democrático de Direito tem o dever de proteger e garantir que seja respeitada e efetivada a proteção do ser humano, contra as diversas formas de aviltamento deste. Tem a obrigação de protege-lo e defende-lo contra ações inescrupulosas que usam de métodos ilegais e manifestamente desumanos, a fim de reduzir a pessoa a um objeto, sem valor algum, sem dignidade. [p. 135]. 
PARECER
A proteção exercida pelo sindicatohoje antes exercido pelo Estado e visto por uma parte dos empregadores como um exerço de proteção só que a falta de observância do excesso cometidos por esse empregadores é em muitos caso um verdadeiro descaso, a falta de respeito com as pessoa é sempre cometida inclusive o cerceamento de diretos que em muitas vezes torna inviável a vida do trabalhador, e na realidade esses diretos são mínimos e pouco diante das necessidades dos trabalhadores, dessa maneira vemos quem alguns caso os trabalhadores sem prejudicado. Uma situação e a falta de representatividade e apoio quando um sindicato em negligente ou omisso por mais que tenha a justiça e o empregado possa constituir um advogado falta uma representatividade até chegar a essas soluções, deste modo veja que essa relação com o projeto integrador a uma negatividade entre empregado e sindicato e falta de representatividade da justiça do trabalho. 
PARECER CRÍTICO.
O reflexo causado por normas trabalhistas protecionistas transporta o trabalhador para uma realidade mais justas e igualitária em uma sociedade capitalistas que visa o poder econômico. A obra mostra que a uma necessidade de na sociedade de uma efetiva utilização do princípio da dignidade da pessoa humana com apoio dos sindicatos podemos ver que a luta por essa igualde tem um apoio mais técnico e compromissado com representantes que pertencem a classe trabalhista quem tez como isso o maior respaldo a essa instituição, assim pode ser visto no decorrer da obra as necessidades do sindicato e do direto do trabalho para uma efetiva proteção ao trabalhador essa é a relação que temos com o projeto integrador. As observações a serem vistas são o referente a constituição federal essa que como cidadã visa os interesses de uma sociedade igualitária e justa prevendo em seu texto as proteções ao trabalhador e até mesmo o poder de representatividade dos sindicatos encontra-se em clausulas petareis constitucionais. Que fez da CLT uma das mais justas normas do ordenamento jurídico brasileiro, sendo que há toda proteção mesmo assim a necessidades de reformulações, uma questão seria a mais mecanismos de cobrança do trabalhador para com o sindicato, e uma fiscalização da justiça do trabalho e dessa forma estaremos resguardando os diretos dos trabalhadores diante de uma omissão ou negligencia dos sindicatos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes