Buscar

bioquímica slides modificado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OLIGOMICINA Inibidor do sistema de transporte de elétrons
É um macrolídeo ( grupo de antibióticos que tiveram a eritromicina como único representante de uso clínico geral por 40 anos) criado a partir de uma bactéria do gênero Streptomyces. É utilizado como antibiótico.
 
Fonte:https://goo.gl/zpwsz5
A oligomicina inibe a respiração, mas, em contraste com os inibidores de transporte de elétrons, não é um inibidor direto do sistema de transporte de elétrons. Em vez disso, esta inibe o canal de prótons da ATP sintase . 
Isso causa o acúmulo de prótons fora da mitocôndria, uma vez que o sistema de bombeamento de prótons está ainda intacto, mas o canal de prótons está bloqueado.
Fonte:goo.gl/jUhmN8
A adição de desacoplador DNP, após a captação de oxigênio tendo sido inibida pela oligomicina; o DNP dissipa o gradiente de prótons e estimula a captação de oxigênio à medida que o sistema de prótons tenta restabelecer o gradiente.
Fonte:https://goo.gl/zpwsz5
ATRACTILOSÍDIO Inibidor da ADP-ATP translocalase
É um veneno produzido pelo cardo do Mediterrâneo Atractylis grammifera que era conhecido pelos antigos egípcios.
Fonte:https://goo.gl/zpwsz5
O atractilosídio inibe a traslocase que funciona da seguinte maneira: O ATP recém-sintetizado na mitocôndria e o ADP citosólico gasto são trocados por uma ADP- ATP translocase, representando cerca de 10% da proteína no interior da membrana mitocondrial interna.
Fonte:goo.gl/jUhmN8
Os efeitos do atractilosídeo e da oligomicina são similiares, já que em ambos o gradiente de prótons aumenta e o transporte de elétrons cessa: no entanto, a respiração pode ser reativada por desacopladores.
Fonte:goo.gl/jUhmN8
Referências 
VOET, Donald; VOET, Judith G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013
DOMINICZAK, Marek H.. Bioquímica Médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais