Buscar

micrometro terminado

Prévia do material em texto

Introdução
 A necessidade de técnicas de medidas cada vez mais exatas e concisas fez com que o ser humano sempre estivesse em busca de novos meios, de novos métodos e novos instrumentos de medição. O micrômetro é um dos instrumentos de medições criado com esta finalidade, de aprimorar e chegar cada vez mais perto do que se entende por exatidão. 
 O micrômetro, também conhecido como Palmer (homenagem ao seu inventor Jean Louis Palmer), é basicamente composto de esperas, um parafuso micrométrico, um tambor e uma catraca.
Objetivo
 Objetivo deste experimento é aprendermos a fazer medição utilizando o micrômetro, aplicando os conhecimentos adquiridos no estudo da teoria de erros e medidas. Comparar precisão e exatidão do equipamento e dos dados encontrados nas medições de modo a obter os resultados experimentais e suas respectivas incertezas.
Embasamento teórico
 Para medições de peças de pequenas dimensões com grande precisão, você deve saber o que é um micrômetro e como utilizar este instrumento de medição.
 Para momentos em que é necessário fazer a medição de objetos e verificar a sua espessura quando em pequenas dimensões, você deve saber o que é um micrômetro, o qual também consegue verificar a sua altura, largura e profundidade. O seu amplo uso se dá, em especial, na indústria mecânica, onde é usado para medir peças de máquinas. O seu formato assemelha-se a um parafuso micrométrico, obtendo mais precisão nos resultados do que o paquímetro – instrumento também usado para medir pequenos objetos.
 As principais partes do micrômetro são denominadas de arco, isolante térmico, parafuso micrométrico, faces de medição, bainha, tambor, porca de ajuste, catraca e trava. O instrumento é, ainda, usado por relojoeiros e cientistas para medir o diâmetro exterior de objetos esféricos. Os micrômetros são altamente sensíveis a choques térmicos ou mecânicos, o que exige de seus usuários cuidados especiais ao guardá-los, mantendo o instrumento em locais com temperatura ambiente, para que não descalibrem.
Como funciona o micrômetro
 Com o micrômetro pode-se ter medidas lineares, sendo normalmente usado quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro. O princípio de medição do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável.
 Em outras palavras, o seu mecanismo consiste no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca. A circunferência de rosca (tambor) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
Como usar um micrômetro e fazer a leitura
Confira o passo a passo a seguir para entender como usar o micrômetro:
Passo 1. Colocar o objeto a ser medido entre o pistão e o suporte.
Passo 2. Girar o controle do pistão até que ele toque o objeto.
Passo 3. Girar o controle do pistão com mais cuidado, até ouvir três cliques.
Passo 4. Verificar se tanto o pistão quanto o suporte estão tocando o objeto uniformemente.
Passo 5. Acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro.
Passo 6. Remover o objeto do micrômetro.
Para entender como fazer a leitura, segue um exemplo: imagine que a medida vai começar com o número inteiro 2. Siga os passos:
Passo 1. Olhe na marca dos décimos de polegadas na régua, digamos que seja 2,5.
Passo 2. Olhe a marca de 25 milésimos próxima a dos décimos de polegadas, digamos que seja ,025.
Passo 3. Encontre o número e a marca correspondente na escala do dedal próxima, mas ainda inferior à linha de medida na régua, digamos que seja 20.
Passo 4. Adicione isto à marca de 25 milésimos. Até agora, a medida se encontra em 2,545.
Passo 5. Vire o micrômetro para ver a marca dos centésimos de polegada.
Passo 6. Ache a marca na régua que está alinhada com a marca no dedal (3), para ter uma medida final no nosso exemplo de 2,5453.
Dicas para usar o micrômetro
 Para alcançar um resultado mais próximo da realidade na hora de usar o micrômetro, é aconselhável praticar várias vezes para desenvolver a sensibilidade de fazer uma medida precisa. O ideal é realizar diferentes medições com intervalos de tempo diferentes para ter mais certeza da medida.
Curiosidades sobre o micrômetro
 Jean Louis Palmer foi quem apresentou o micrômetro pela primeira vez. Com o passar dos anos, o instrumento foi aperfeiçoado, permitindo medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro tem o nome de palmer.
 Já em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, com uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição, entre outras melhorias. Esse mesmo personagem é fundador da Starrett, hoje em dia, uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.
Tipos de micrômetros:
Materiais utilizados:
Micrômetro
4 fios diferentes para medição
Resultados
	COR DO FIO
	MEDIÇÃO
	Verde
	3,40mm
	Preto
	5,19mm
	Vermelho
	4,20mm
	Azul
	5,46mm
Cor escolhida para o experimento: PRETO
Medição 1 = 5,19mm / Medição 2 = 5,13mm / Medição 3 = 5,16mm
Medição 4 = 5,18mm / Medição 5 = 5,03mm / Medição 6 = 5,15mm
Medição 7 = 5,17mm / Medição 8 = 5,21mm / Medição 9 = 5,20mm
Medição 10 = 5,11mm
Calcular a media:
Cálculo do desvio padrão de S:
Cálculo do erro estatístico:
Cálculo de 
Conclusão
 Aprendemos a manusear o instrumento, a conhecer suas medidas, as técnicas utilizadas, e como ele é essencial em certos tipos de medição. A utilização do micrômetro é simples e prática, porém, assim como o paquímetro, requer técnicas mais elaboradas de leitura, bem como muita atenção na análise das marcas do Tambor (medidas). Assim concluímos que o micrômetro é um instrumento de altíssima precisão, e que traz aos profissionais que o utilizam uma importante certeza de medição.
.
Bibliografia
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVdUAE/micrometro
http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2011/08/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-micrometro/
https://www.industriahoje.com.br/o-que-e-um-micrometro

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes